O debate sobre a violência contra a mulher e a visão dos discentes sobre esta questão no espaço doméstico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Loren Leal Teixeira de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22796
Resumo: O debate acerca da violência contra a mulher é uma demanda social relativamente jovem em que o movimento feminista teve uma atuação múltipla e fundamental no que tange à visibilização e ao combate de tal violência, retirando a questão da esfera da vida privada e familiar para legitimá-lo enquanto um problema político e de saúde pública. Configurando-se como uma discussão que se arrasta na sociedade em um viés de complexidades e situações que levam as mulheres a estarem expostas a condições degradantes, sexistas, machistas, preconceituosas, caracterizadas por diversas formas de violências, em que as mesmas acabam se tornando reféns de seus próprios parceiros e em muitos casos acabam ficando a mercê de instrumentos públicos ineficientes que não conseguem garantir o mínimo de segurança a essas mulheres, muito menos assegurá-las socialmente. Compreendendo que a escola se constitui enquanto um espaço fecundo de socialização das relações, a qual pode combater tais condições, faremos a pesquisa neste local. Desse modo, o presente trabalho se propõe a investigar a percepção de discentes da Escola Elpídio de Almeida (Prata) referente à questão da violência infligida contra a mulher, assim como as formas e o modo como essa violência se manifesta na experiência cotidiana deles. Neste contexto, foi utilizada a pesquisa qualitativa que busca dados descritivos para melhor entendimento dos fenômenos, através de questionários. Como resultado foi identificado que a maioria das alunas participantes da pesquisa já sofreu algum tipo de violência e/ou presenciaram outras mulheres sendo agredidas. Outro ponto a se destacar diz respeito ao fato de que em raras ocasiões houve denúncia por parte dos envolvidos e ainda os poucos que o fizeram não obtiveram os resultados esperados, por fim, os estudantes enxergam de forma negativa a violência contra a mulher. A pesquisa espera outros trabalhos que possam se encaminhar no direcionamento do olhar da escola e da comunidade para com a mulher e seus enfrentamentos sociais. De posse de tais informações foram propostas estratégias educacionais que favoreçam outras condutas menos preconceituosas, machistas e sexistas.
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Configurando-se como uma discussão que se arrasta na sociedade em um viés de complexidades e situações que levam as mulheres a estarem expostas a condições degradantes, sexistas, machistas, preconceituosas, caracterizadas por diversas formas de violências, em que as mesmas acabam se tornando reféns de seus próprios parceiros e em muitos casos acabam ficando a mercê de instrumentos públicos ineficientes que não conseguem garantir o mínimo de segurança a essas mulheres, muito menos assegurá-las socialmente. Compreendendo que a escola se constitui enquanto um espaço fecundo de socialização das relações, a qual pode combater tais condições, faremos a pesquisa neste local. Desse modo, o presente trabalho se propõe a investigar a percepção de discentes da Escola Elpídio de Almeida (Prata) referente à questão da violência infligida contra a mulher, assim como as formas e o modo como essa violência se manifesta na experiência cotidiana deles. Neste contexto, foi utilizada a pesquisa qualitativa que busca dados descritivos para melhor entendimento dos fenômenos, através de questionários. Como resultado foi identificado que a maioria das alunas participantes da pesquisa já sofreu algum tipo de violência e/ou presenciaram outras mulheres sendo agredidas. Outro ponto a se destacar diz respeito ao fato de que em raras ocasiões houve denúncia por parte dos envolvidos e ainda os poucos que o fizeram não obtiveram os resultados esperados, por fim, os estudantes enxergam de forma negativa a violência contra a mulher. A pesquisa espera outros trabalhos que possam se encaminhar no direcionamento do olhar da escola e da comunidade para com a mulher e seus enfrentamentos sociais. De posse de tais informações foram propostas estratégias educacionais que favoreçam outras condutas menos preconceituosas, machistas e sexistas.The debate about violence against women is a relatively young social demand in which the feminist movement has had a multiple and fundamental action regarding the visibility and combat of such violence, removing the issue of the sphere of private and family life to legitimize it, as a political and public health problem. Confronting itself as a discussion that drags on society in a bias of complexities and situations that lead women to be exposed to degrading, sexist, sexist, prejudiced conditions, characterized by various forms of violence, in which they end up becoming hostages of their own partners and in many cases end up being left behind by inefficient public instruments that fail to guarantee the minimum safety of these women, let alone ensure them socially. Understanding that the school is a fecund space for the socialization of relationships, which can combat such conditions, we will do the research in this place. Thus, the present work intends to investigate the perception of students of the Elpídio de Almeida School (Silver) regarding the issue of violence inflicted on women, as well as the forms and the way this violence manifests itself in their daily experience. In this context, we used the qualitative research that searches descriptive data for a better understanding of the phenomena, through questionnaires. As a result, it was identified that the majority of the students participating in the research have already suffered some type of violence and / or witnessed other women being assaulted. Another point to highlight is the fact that on rare occasions there was a denunciation by those involved and still the few who did not obtained the expected results, finally, the students see in a negative way the violence against the woman. The research expects other works that may be directed towards the direction of the school and community towards women and their social confrontations. In possession of such information educational strategies were proposed that favored other less prejudiced, sexist and sexist behaviors.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.OLIVEIRA, Josilene Maria de.ARAÚJO, Loren Leal Teixeira de.20172021-12-27T14:37:29Z2021-12-272021-12-27T14:37:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22796ARAÚJO, Loren Leal Teixeira de. O debate sobre a violência contra a mulher e a visão dos discentes sobre esta questão no espaço doméstico. 2017. 18f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-27T14:38:10Zoai:localhost:riufcg/22796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-27T14:38:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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