Qualidade dos serviços prestados por um shopping center: a percepção dos lojistas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6018 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade avaliar a qualidade do serviço prestado por um Shopping Center da cidade de Campina Grande – PB na perspectiva dos seus lojistas. No estudo, o Shopping foi chamado, de forma fictícia, de Borborema Parque Shopping. Os objetivos específicos do trabalho buscaram traçar um perfil dos lojistas do shopping estudado, aplicar a escala SERVQUAL para a avaliação das dimensões da qualidade do shopping, identificar os fatores considerados mais importantes pelos seus lojistas, identificar quais fatores precisam ser melhorados e quais precisam ser mantidos no shopping e identificar a visão da Gerência do Borborema Parque Shopping sobre o serviço prestado pelo shopping aos Lojistas. Dessa forma, a fundamentação teórica abordou temas que tratam da evolução dos serviços assim como suas definições e características, falando posteriormente sobre a evolução da qualidade de serviços e mais especificamente sobre o modelo dos GAPS e sobre o desenvolvimento do instrumento SERVQUAL e, por fim, fazendo um breve histórico sobre Shopping Centers, trazendo também alguns dados sobre o setor. Para conseguir atingir os objetivos supracitados, foi feito um estudo quantitativo e qualitativo através da aplicação de questionários que buscavam avaliar a expectativa e a percepção dos lojistas do Borborema Parque Shopping e a importância que os mesmos atribuem às características do serviço. Foi realizada também uma entrevista semi-estruturada com o gerente geral do shopping estudado, com o intuito de obter informações acerca da visão gerencial sobre o serviço e, confrontar com a visão dos lojistas. Os resultados obtidos revelam que o Borborema Parque Shopping presta um serviço abaixo do esperado para os lojistas, obtendo GAPS positivos, ou seja, avaliação negativa, em todos os itens avaliados. Também foi possível perceber que, das cinco dimensões avaliadas, apenas em uma o gerente demonstrou ter conhecimento sobre a visão dos seus lojistas. |
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Qualidade dos serviços prestados por um shopping center: a percepção dos lojistas.Quality of services provided by a shopping mall: the tenants' perception.Qualidade de serviçosSERVQUALshopping centerslojistasService qualitytenantsAdministraçãoO presente estudo teve como finalidade avaliar a qualidade do serviço prestado por um Shopping Center da cidade de Campina Grande – PB na perspectiva dos seus lojistas. No estudo, o Shopping foi chamado, de forma fictícia, de Borborema Parque Shopping. Os objetivos específicos do trabalho buscaram traçar um perfil dos lojistas do shopping estudado, aplicar a escala SERVQUAL para a avaliação das dimensões da qualidade do shopping, identificar os fatores considerados mais importantes pelos seus lojistas, identificar quais fatores precisam ser melhorados e quais precisam ser mantidos no shopping e identificar a visão da Gerência do Borborema Parque Shopping sobre o serviço prestado pelo shopping aos Lojistas. Dessa forma, a fundamentação teórica abordou temas que tratam da evolução dos serviços assim como suas definições e características, falando posteriormente sobre a evolução da qualidade de serviços e mais especificamente sobre o modelo dos GAPS e sobre o desenvolvimento do instrumento SERVQUAL e, por fim, fazendo um breve histórico sobre Shopping Centers, trazendo também alguns dados sobre o setor. Para conseguir atingir os objetivos supracitados, foi feito um estudo quantitativo e qualitativo através da aplicação de questionários que buscavam avaliar a expectativa e a percepção dos lojistas do Borborema Parque Shopping e a importância que os mesmos atribuem às características do serviço. Foi realizada também uma entrevista semi-estruturada com o gerente geral do shopping estudado, com o intuito de obter informações acerca da visão gerencial sobre o serviço e, confrontar com a visão dos lojistas. Os resultados obtidos revelam que o Borborema Parque Shopping presta um serviço abaixo do esperado para os lojistas, obtendo GAPS positivos, ou seja, avaliação negativa, em todos os itens avaliados. Também foi possível perceber que, das cinco dimensões avaliadas, apenas em uma o gerente demonstrou ter conhecimento sobre a visão dos seus lojistas.The present study aimed to evaluate the quality service provided by a mall in the city of Campina Grande - PB from the perspective of its tenants. In the study, the mall‟s name was assumed as the Borborema Park Mall. The main objectives of the work sough to make a profile of the tenants of the shopping studied, apply the SERVQUAL scale to rate the quality dimensions of shopping, identify the factors considered most important by its tenants, identify which factors need to be improved and which need to be kept the mall and identify the vision of the Management Borborema Park Shopping on the service provided by the tenants. Thus, the theoretical addressed issues dealing with the evolution of services as well as their definitions and characteristics, speaking later on the evolution of the quality of services and more specifically on the model of the GAPS and the development of the SERVQUAL instrument and, finally, making a brief history of Shopping Centers, also bringing some data on the area. In order to reach the above objectives, we made a quantitative and qualitative study by questionnaires that sought to evaluate the expectation and perception of the Borborema Park Mall‟s tenants and the importance that they give to the service characteristics. Was also did semi-structured interviews with the general manager of the mall studied, in order to obtain information about the managerial vision about the service and, confronted with the sight of the tenants. The results show that the Borborema Shopping Park provides a service below expectations for retailers getting GAPS positive, thus negative assessment on all items. Also it was revealed that on the five dimensions evaluated, only one manager has demonstrated knowledge of the vision of its tenants.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinicius FariasMOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969SOUSA, DarconSOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666CAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920CARNEIRO, Andrezza Freire de Sousa20132019-08-20T11:01:53Z2019-08-202019-08-20T11:01:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6018CARNEIRO, Andrezza Freire de Sousa. Qualidade dos serviços prestados por um shopping center: a percepção dos lojistas. 2013. 80 f. 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