Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES NETO, Francisco Milton.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3620
Resumo: pesar de todo avanço obtido recentemente pela gestão do conhecimento organizacional, alguns problemas ainda não foram selecionados. Dentre eles, citam-se: i) a transferência de conhecimento, geralmente, é iocaí e fragmentada; íi) as organizações desperdiçam tempo e recursos transferindo co- nhecimento para colaboradores que não precisam dele; iii) a transferência de conhecimento, geralmente, ocorre sob demanda nas organizações, o que pode custar um tempo precioso; e iv) quanto mais rico e tácito for o conhecimento, mais esforço será necessário para habilitar colaboradores a compartilharem este conhecimento diretamente. A solução proposta nesta tese para estes problemas tem como base a integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional. Aliada à gestão do conhecimento organizacional, aprendizagem com suporte de computador pode pro- porcionar, de forma eficaz, aprendizagem direcionada para os objetivos organizacionais, contribuindo diretamente para a aprendizagem organizacional e para o aumento das vantagens competitivas da orga- nização (melhorando seu capita!intelectual), além de beneficiar os colaboradores da organização, que aprenderão o que realmente precisam para realizar as suas atividades. No entanto, para que a aprendiza- gem com suporte de computador se beneficie da capacidade da gestão do conhecimento organizacional, e vice-versa, estas duas estruturas precisam estar integradas de forma apropriada. A ideia da integração não é nova. Entretanto, o que se tem observado na prática é o uso concomitante destas estruturas, onde os fluxos de conhecimento entre elas não são explorados adequadamente. Esta tese propõe uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional, capaz de prover mais pró-atividade (conhecimento sem uma requisição explícita), ve- locidade (transferência de conhecimento logo após a identificação de sua necessidade), objetividade (conhecimento certo para pessoa certa na hora certa) e efetividade (mais aplicação do conhecimento) na transferência de conhecimento, de forma a resolver os problemas apresentados. No entanto, devido ao fato da integração se tratar de um episódio de gestão do conhecimento e, consequentemente, estar sujeita ao alto grau de incerteza e às rápidas mudanças nos pré-requisitos impostos peia sociedade do conhecimento a estes episódios, a validação de seus pré-requisitos, ou seja, do que é necessário para que todo seu potencial seja aproveitado, e a verificação dos objetivos que podem ser alcançados por ela não é uma tarefa trivial. Esta tese tenta ultrapassar este desafio propondo uma abordagem sistemática para dar suporte à validação de modelos de episódios de gestão do conhecimento, que facilita a validação do conjunto específico de pré-requisitos para um episódio particular, e à avaliação (verificação) formal de suas propriedades. A verificação de propriedades permite checar quais objetivos são alcançados dependendo do conjunto de pré-requisitos atendidos. Esta abordagem foi utilizada para construção de um modelo formal de um episódio de gestão do conhecimento representando como melhorar a gestão do conhecimento organizacional através da integração consistente de aprendizagem com suporte de computador em sua estrutura.
id UFCG_6bbdfd89afa56dbecd18580b6fdeb5c8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/3620
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.A strategy for integration of computer-based learning in knowledge management.AprendizagemGestão do ConhecimentoEducação CorporativaConhecimento Organizacional - GestãoComputador e AprendizagemEstratégia de Aprendizagem e ComputadorOrganizational Knowledge ManagementIntegration Computer LearningEngenharia Elétrica.pesar de todo avanço obtido recentemente pela gestão do conhecimento organizacional, alguns problemas ainda não foram selecionados. Dentre eles, citam-se: i) a transferência de conhecimento, geralmente, é iocaí e fragmentada; íi) as organizações desperdiçam tempo e recursos transferindo co- nhecimento para colaboradores que não precisam dele; iii) a transferência de conhecimento, geralmente, ocorre sob demanda nas organizações, o que pode custar um tempo precioso; e iv) quanto mais rico e tácito for o conhecimento, mais esforço será necessário para habilitar colaboradores a compartilharem este conhecimento diretamente. A solução proposta nesta tese para estes problemas tem como base a integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional. Aliada à gestão do conhecimento organizacional, aprendizagem com suporte de computador pode pro- porcionar, de forma eficaz, aprendizagem direcionada para os objetivos organizacionais, contribuindo diretamente para a aprendizagem organizacional e para o aumento das vantagens competitivas da orga- nização (melhorando seu capita!intelectual), além de beneficiar os colaboradores da organização, que aprenderão o que realmente precisam para realizar as suas atividades. No entanto, para que a aprendiza- gem com suporte de computador se beneficie da capacidade da gestão do conhecimento organizacional, e vice-versa, estas duas estruturas precisam estar integradas de forma apropriada. A ideia da integração não é nova. Entretanto, o que se tem observado na prática é o uso concomitante destas estruturas, onde os fluxos de conhecimento entre elas não são explorados adequadamente. Esta tese propõe uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional, capaz de prover mais pró-atividade (conhecimento sem uma requisição explícita), ve- locidade (transferência de conhecimento logo após a identificação de sua necessidade), objetividade (conhecimento certo para pessoa certa na hora certa) e efetividade (mais aplicação do conhecimento) na transferência de conhecimento, de forma a resolver os problemas apresentados. No entanto, devido ao fato da integração se tratar de um episódio de gestão do conhecimento e, consequentemente, estar sujeita ao alto grau de incerteza e às rápidas mudanças nos pré-requisitos impostos peia sociedade do conhecimento a estes episódios, a validação de seus pré-requisitos, ou seja, do que é necessário para que todo seu potencial seja aproveitado, e a verificação dos objetivos que podem ser alcançados por ela não é uma tarefa trivial. Esta tese tenta ultrapassar este desafio propondo uma abordagem sistemática para dar suporte à validação de modelos de episódios de gestão do conhecimento, que facilita a validação do conjunto específico de pré-requisitos para um episódio particular, e à avaliação (verificação) formal de suas propriedades. A verificação de propriedades permite checar quais objetivos são alcançados dependendo do conjunto de pré-requisitos atendidos. Esta abordagem foi utilizada para construção de um modelo formal de um episódio de gestão do conhecimento representando como melhorar a gestão do conhecimento organizacional através da integração consistente de aprendizagem com suporte de computador em sua estrutura.In spite of every progress reached recently by the organizational knowledge management, some problems were not still solved, such as: i) the knowledge transfer, usualty, is local and fragmented; ii) organizations waste time and resources with transference of knowledge for workers that do not need it; iii) the knowledge transfer, usually, happens under demand in organizations, so that it can cost a precious time; and Kr) the more rich and tacit the knowledge, more effort will be necessary to enable workers to directiy share it. The solutíon proposed in this thesis for these problems is based on the integration of computer-supported learning in organizational knowledge management. Allied to the organizational knowledge management, computer-supported learning can provide learning addressed to the organizational goais, contributing directiy to the organizational learning and for the increase of the competitive advantages of the organization (improving its intellectual capital). It can also benefit the collaborators of the organization, which will learn what they really need for accomplishing their activities. However, these two structures need to be integrated in an appropriate way in order to the organizational knowledge management to benefit the computer-supported learning, and vice-versa. The idea of the integration is not new. But what has been observed in the practice is the concomitant use of these structures, where the knowledge that flows among them are not explored appropriately. This thesis proposes a strategy for integration of computer-supported learning in organizational knowledge management, capable to provide more autonomy (knowledge without an explicit requisition), speed (knowledge transfer soon after the Identification of your need), objectivity (right knowledge for right person on time) and effectiveness (more application of the knowledge) in the knowledge transfer, in order to solve the presented problems. However, due to the fact of the integration to be a knowledge management episode and, consequently, to be subject to the bigh uncertainty degree and to the fast changes in the pre-requisites imposed by the knowledge society to these episodes, the validation of its pre-requisites, i.e., of what is necessary so that its whole potential be used, and the verification of the goais that can be reached are not triviaS tasks. This thesis tries to surpass this chailenge by proposing a systematic approach for supporting the validation of models of knowledge management episodes, which facilitates the validation of the specific set of pre-requisites for a specific episode, and the evalisation (verification) formal of its properties. The verification of properties aílows checking which goals are reached depending on the set of satisfied pre-requisites. This approach was used for construction of a formal model of a knowledge management episode representing how to improve the organizational knowledge management through the consistent integration of computer-supported learning in its structure.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGBRASILEIRO, Francisco Vilar.BRASILEIRO, F. V.http://lattes.cnpq.br/5957855817378897PACHECO, Roberto Carlos dos Santos.FURTADO, João José Peixoto.TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.SCHIEL, Ulrich.MENDES NETO, Francisco Milton.2005-04-082019-04-29T16:42:27Z2019-04-292019-04-29T16:42:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3620MENDES NETO, Francisco Milton. Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional. 2005. 276 f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-04-16T13:29:55Zoai:localhost:riufcg/3620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-04-16T13:29:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
A strategy for integration of computer-based learning in knowledge management.
title Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
spellingShingle Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
MENDES NETO, Francisco Milton.
Aprendizagem
Gestão do Conhecimento
Educação Corporativa
Conhecimento Organizacional - Gestão
Computador e Aprendizagem
Estratégia de Aprendizagem e Computador
Organizational Knowledge Management
Integration Computer Learning
Engenharia Elétrica.
title_short Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
title_full Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
title_fullStr Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
title_full_unstemmed Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
title_sort Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional.
author MENDES NETO, Francisco Milton.
author_facet MENDES NETO, Francisco Milton.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BRASILEIRO, Francisco Vilar.
BRASILEIRO, F. V.
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897
PACHECO, Roberto Carlos dos Santos.
FURTADO, João José Peixoto.
TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
SCHIEL, Ulrich.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES NETO, Francisco Milton.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Gestão do Conhecimento
Educação Corporativa
Conhecimento Organizacional - Gestão
Computador e Aprendizagem
Estratégia de Aprendizagem e Computador
Organizational Knowledge Management
Integration Computer Learning
Engenharia Elétrica.
topic Aprendizagem
Gestão do Conhecimento
Educação Corporativa
Conhecimento Organizacional - Gestão
Computador e Aprendizagem
Estratégia de Aprendizagem e Computador
Organizational Knowledge Management
Integration Computer Learning
Engenharia Elétrica.
description pesar de todo avanço obtido recentemente pela gestão do conhecimento organizacional, alguns problemas ainda não foram selecionados. Dentre eles, citam-se: i) a transferência de conhecimento, geralmente, é iocaí e fragmentada; íi) as organizações desperdiçam tempo e recursos transferindo co- nhecimento para colaboradores que não precisam dele; iii) a transferência de conhecimento, geralmente, ocorre sob demanda nas organizações, o que pode custar um tempo precioso; e iv) quanto mais rico e tácito for o conhecimento, mais esforço será necessário para habilitar colaboradores a compartilharem este conhecimento diretamente. A solução proposta nesta tese para estes problemas tem como base a integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional. Aliada à gestão do conhecimento organizacional, aprendizagem com suporte de computador pode pro- porcionar, de forma eficaz, aprendizagem direcionada para os objetivos organizacionais, contribuindo diretamente para a aprendizagem organizacional e para o aumento das vantagens competitivas da orga- nização (melhorando seu capita!intelectual), além de beneficiar os colaboradores da organização, que aprenderão o que realmente precisam para realizar as suas atividades. No entanto, para que a aprendiza- gem com suporte de computador se beneficie da capacidade da gestão do conhecimento organizacional, e vice-versa, estas duas estruturas precisam estar integradas de forma apropriada. A ideia da integração não é nova. Entretanto, o que se tem observado na prática é o uso concomitante destas estruturas, onde os fluxos de conhecimento entre elas não são explorados adequadamente. Esta tese propõe uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional, capaz de prover mais pró-atividade (conhecimento sem uma requisição explícita), ve- locidade (transferência de conhecimento logo após a identificação de sua necessidade), objetividade (conhecimento certo para pessoa certa na hora certa) e efetividade (mais aplicação do conhecimento) na transferência de conhecimento, de forma a resolver os problemas apresentados. No entanto, devido ao fato da integração se tratar de um episódio de gestão do conhecimento e, consequentemente, estar sujeita ao alto grau de incerteza e às rápidas mudanças nos pré-requisitos impostos peia sociedade do conhecimento a estes episódios, a validação de seus pré-requisitos, ou seja, do que é necessário para que todo seu potencial seja aproveitado, e a verificação dos objetivos que podem ser alcançados por ela não é uma tarefa trivial. Esta tese tenta ultrapassar este desafio propondo uma abordagem sistemática para dar suporte à validação de modelos de episódios de gestão do conhecimento, que facilita a validação do conjunto específico de pré-requisitos para um episódio particular, e à avaliação (verificação) formal de suas propriedades. A verificação de propriedades permite checar quais objetivos são alcançados dependendo do conjunto de pré-requisitos atendidos. Esta abordagem foi utilizada para construção de um modelo formal de um episódio de gestão do conhecimento representando como melhorar a gestão do conhecimento organizacional através da integração consistente de aprendizagem com suporte de computador em sua estrutura.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-08
2019-04-29T16:42:27Z
2019-04-29
2019-04-29T16:42:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3620
MENDES NETO, Francisco Milton. Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional. 2005. 276 f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3620
identifier_str_mv MENDES NETO, Francisco Milton. Uma estratégia para integração de aprendizagem com suporte de computador em gestão do conhecimento organizacional. 2005. 276 f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744372497907712