Percepção de comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose sobre acolhimento e o controle realizado pelos serviços de saúde.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7871 |
Resumo: | Introdução: O acolhimento no campo da saúde deve ser entendido, ao mesmo tempo, como diretriz ética/estética/política constitutiva dos modos de se produzir saúde e ferramenta tecnológica de intervenção na qualificação da escuta, construção de vínculo, garantia do acesso com responsabilização e resolutividade nos serviços. Os contatos intradomiciliares de doentes de tuberculose juntamente com sua família devem ser bem acolhidos nestes serviços e conduzidos a realizarem a prova tuberculínica, a radiografia de tórax e a quimioprofilaxia. Objetivo: Conhecer a percepção dos comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose acerca do acolhimento e controle realizado pelos serviços de saúde. Metodologia: Estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvido em nível domiciliar de 16 comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose cadastrados nas 26 ESF do município de Sousa-PB. Foram selecionados comunicantes maiores de 16 anos e sem idade limite máxima, desde que não fossem portadores de demência ou necessidades mentais; comunicantes independentes do sexo, da escolaridade e da área adscrita (se zona urbana ou rural) e, que concordassem em participar voluntariamente do estudo após esclarecimentos éticos. Os dados coletados no mês de julho de 2014 através de uma entrevista semi-dirigida, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Em conformidade a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, a pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Santa Maria (FSM/PB) para fins de apreciação e parecer. Resultados: Após sucessivas leituras foram extraídos sete eixos temáticos representativos da percepção do comunicante sobre acolhimento e controle da tuberculose: conhecimento sobre a doença, reação/comportamento do familiar após o diagnostico do familiar, procura do comunicante pelo serviço, conhecimento sobre acolhimento, qualidade da assistência, realização dos exames e recebimento de visitas domiciliares por profissionais de saúde. Percebe-se que o acolhimento e controle são elementos essenciais para a adesão, tratamento, diagnostico precoce e incidência dos casos de TB. Portanto comprovou-se que o conhecimento, a qualidade da assistência e do atendimento aos familiares de pacientes com tuberculose é muito importante para o controle dessa doença. Conclusão: É necessário reorganizar a atenção primária de saúde e viabilizar estratégias de educação e cuidado para esse grupo, sendo necessário treinamento e capacitação dos recursos humanos para prestar um atendimento e assistência de qualidade, suprindo todas as necessidades desses usuários. |
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Percepção de comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose sobre acolhimento e o controle realizado pelos serviços de saúde.Perception of intra-household communicants of tuberculosis patients about reception and control by health services.TuberculoseTuberculose - acolhimentoAtenção Primária à SaúdeEnfermagem em saúde públicaTuberculosisTuberculosis - receptionPrimary Health CarePublic health nursingEnfermagem.Introdução: O acolhimento no campo da saúde deve ser entendido, ao mesmo tempo, como diretriz ética/estética/política constitutiva dos modos de se produzir saúde e ferramenta tecnológica de intervenção na qualificação da escuta, construção de vínculo, garantia do acesso com responsabilização e resolutividade nos serviços. Os contatos intradomiciliares de doentes de tuberculose juntamente com sua família devem ser bem acolhidos nestes serviços e conduzidos a realizarem a prova tuberculínica, a radiografia de tórax e a quimioprofilaxia. Objetivo: Conhecer a percepção dos comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose acerca do acolhimento e controle realizado pelos serviços de saúde. Metodologia: Estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvido em nível domiciliar de 16 comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose cadastrados nas 26 ESF do município de Sousa-PB. Foram selecionados comunicantes maiores de 16 anos e sem idade limite máxima, desde que não fossem portadores de demência ou necessidades mentais; comunicantes independentes do sexo, da escolaridade e da área adscrita (se zona urbana ou rural) e, que concordassem em participar voluntariamente do estudo após esclarecimentos éticos. Os dados coletados no mês de julho de 2014 através de uma entrevista semi-dirigida, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Em conformidade a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, a pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Santa Maria (FSM/PB) para fins de apreciação e parecer. Resultados: Após sucessivas leituras foram extraídos sete eixos temáticos representativos da percepção do comunicante sobre acolhimento e controle da tuberculose: conhecimento sobre a doença, reação/comportamento do familiar após o diagnostico do familiar, procura do comunicante pelo serviço, conhecimento sobre acolhimento, qualidade da assistência, realização dos exames e recebimento de visitas domiciliares por profissionais de saúde. Percebe-se que o acolhimento e controle são elementos essenciais para a adesão, tratamento, diagnostico precoce e incidência dos casos de TB. Portanto comprovou-se que o conhecimento, a qualidade da assistência e do atendimento aos familiares de pacientes com tuberculose é muito importante para o controle dessa doença. Conclusão: É necessário reorganizar a atenção primária de saúde e viabilizar estratégias de educação e cuidado para esse grupo, sendo necessário treinamento e capacitação dos recursos humanos para prestar um atendimento e assistência de qualidade, suprindo todas as necessidades desses usuários.Introduction: The host in health must be understood at the same time as ethical / aesthetic / political constituent of ways to produce health technology and intervention tool in the training of listening guideline, link building, ensuring access to and accountability solving services. Household contacts of tuberculosis patients along with their family should be welcomed and conducted these services to perform the tuberculin test, chest radiography and chemoprophylaxis. Objective: To study the perception of household contacts of tuberculosis patients about the care and control performed by the health services. Methodology: The study of exploratory and descriptive, qualitative approach, developed at the household level of 16 household contacts of tuberculosis patients registered in the municipality of ESF 26-PB Sousa. Larger contacts of 16 years and no maximum age limit were selected, provided they were not suffering from dementia or mental needs; independent adjoining gender, schooling and enrolled area (if urban or rural area), and who agreed to participate voluntarily in the study after ethical clarification. The data collected in July 2014 through a semi-structured interview were analyzed through content analysis proposed by Bardin. Pursuant to Resolution 466/2012 the National Health Council, the survey was forwarded to the Ethics Committee in Research (CEP) of Santa Maria College (WSF / PB) for purposes of assessment or opinion. Results: knowledge about the disease, reaction / behavior of the family after the diagnosis of the family, looking at the connecting service, knowledge about host quality: After seven successive readings representative themes of perception about the communicating host and tuberculosis control were extracted assistance, conduct of examinations and receiving home visits by health professionals. It is noticed that the host and control are essential elements for membership, treatment, early diagnosis and incidence of TB. So it proved that knowledge, quality of care and to care for family members of patients with tuberculosis is very important to control this disease. Conclusion: It is necessary to reorganize primary health care and enable strategies to nurture and care for this group, training and development of human resources is necessary to provide quality care and service, supplying all the needs of these users.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.VIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.http://lattes.cnpq.br/0871415096151749SUCUPIRA, Kennia Sibely de Abrantes Marques.FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.COSTA, Islaini de Barros.20142019-10-08T17:55:54Z2019-10-082019-10-08T17:55:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7871COSTA, Islaini de Barros. Percepção de comunicantes intradomiciliares de doentes de tuberculose sobre acolhimento e o controle realizado pelos serviços de saúde. 2014. 89f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-03T17:34:46Zoai:localhost:riufcg/7871Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-03T17:34:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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