A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611 |
Resumo: | No início da década de 1880, o jovem deputado Rui Barbosa apresentou uma proposta de reforma da educação brasileira. A literatura, destacadamente a educacional, consagrou a idéia de que embora fosse um bom plano, a reforma não foi implementada por sua inadequação à realidade nacional do período. Não obstante, Rui Barbosa, tido como homem à frente de seu tempo, teria antecipado uma série de discussões encabeçadas pelos intelectuais da educação ligados ao grupo que se denominou de Pioneiros da Educação. A representação que se construiu acerca deste intelectual é em certa medida controversa, uma vez que o suposto fracasso de sua proposta o alçou à condição de precursor de um movimento consolidado no início do século XX. O objetivo do presente texto é questionar esta interpretação corrente a partir do entendimento da construção do mito de Rui Barbosa como grande educador. O discurso mais ou menos generalizado é de que o Brasil acabou sendo prejudicado por não ter desenvolvido uma política educacional que levasse a nação a trilhar o progresso alcançado por outros países. De um modo geral, a bibliografia consultada consagrou a tese de que os pareceres e a proposta de reforma anexa são a obra de um indivíduo isolado, disso resultando, em muitos casos, a definição de Rui como idealista, ou a tese de que os pareceres contenham um verdadeiro diagnóstico da situação educacional da época. A historiografia construiu uma memória em relação a Rui Barbosa em que esse autor figura entre os precursores da renovação educacional, que tanta falta teria feito ao Brasil durante longo tempo. A compreensão de seu discurso educacional é, entretanto, um exercício que passa pela interrogação dessa interpretação. O estudo das proposições de Rui Barbosa foi aqui realizado com o intuito de contribuir para a possibilidade de uma diferente interpretação dessas questões. Para tanto, a hipótese geral investe contra a idéia de que os pareceres configurem uma espécie de tratado pedagógico, cópia de idéias estrangeiras, sem nexos com a realidade nacional. Diferentemente, buscou-se apresentá-los como um texto que, por ser ilustrativo do pertencimento do autor a um determinado grupamento político, que disputava frente a outros o poder de falar e legislar sobre a instrução pública no país, tem seu significado atrelado à situação de Rui Barbosa no campo político sob o Segundo Reinado e da relação entre Estado e educação à época. |
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A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional.The construction of a myth inside out: Rui Barbosa in educational literature.Rui Barbosa e educação brasileiraHistória da Educação brasileiraMito de Rui BarbosaLiteratura educacional e Rui BarbosaRui Barbosa and Brazilian educationHistory of Brazilian EducationMyth of Rui BarbosaEducational literature and Rui BarbosaHistória.No início da década de 1880, o jovem deputado Rui Barbosa apresentou uma proposta de reforma da educação brasileira. A literatura, destacadamente a educacional, consagrou a idéia de que embora fosse um bom plano, a reforma não foi implementada por sua inadequação à realidade nacional do período. Não obstante, Rui Barbosa, tido como homem à frente de seu tempo, teria antecipado uma série de discussões encabeçadas pelos intelectuais da educação ligados ao grupo que se denominou de Pioneiros da Educação. A representação que se construiu acerca deste intelectual é em certa medida controversa, uma vez que o suposto fracasso de sua proposta o alçou à condição de precursor de um movimento consolidado no início do século XX. O objetivo do presente texto é questionar esta interpretação corrente a partir do entendimento da construção do mito de Rui Barbosa como grande educador. O discurso mais ou menos generalizado é de que o Brasil acabou sendo prejudicado por não ter desenvolvido uma política educacional que levasse a nação a trilhar o progresso alcançado por outros países. De um modo geral, a bibliografia consultada consagrou a tese de que os pareceres e a proposta de reforma anexa são a obra de um indivíduo isolado, disso resultando, em muitos casos, a definição de Rui como idealista, ou a tese de que os pareceres contenham um verdadeiro diagnóstico da situação educacional da época. A historiografia construiu uma memória em relação a Rui Barbosa em que esse autor figura entre os precursores da renovação educacional, que tanta falta teria feito ao Brasil durante longo tempo. A compreensão de seu discurso educacional é, entretanto, um exercício que passa pela interrogação dessa interpretação. O estudo das proposições de Rui Barbosa foi aqui realizado com o intuito de contribuir para a possibilidade de uma diferente interpretação dessas questões. Para tanto, a hipótese geral investe contra a idéia de que os pareceres configurem uma espécie de tratado pedagógico, cópia de idéias estrangeiras, sem nexos com a realidade nacional. Diferentemente, buscou-se apresentá-los como um texto que, por ser ilustrativo do pertencimento do autor a um determinado grupamento político, que disputava frente a outros o poder de falar e legislar sobre a instrução pública no país, tem seu significado atrelado à situação de Rui Barbosa no campo político sob o Segundo Reinado e da relação entre Estado e educação à época.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-20T00:07:04Z2024-02-192024-02-20T00:07:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611SANTOS, Fábio Alves dos. A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611porSANTOS, Fábio Alves dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-20T00:08:28Zoai:localhost:riufcg/34611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-20T00:08:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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