A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Fábio Alves dos.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611
Resumo: No início da década de 1880, o jovem deputado Rui Barbosa apresentou uma proposta de reforma da educação brasileira. A literatura, destacadamente a educacional, consagrou a idéia de que embora fosse um bom plano, a reforma não foi implementada por sua inadequação à realidade nacional do período. Não obstante, Rui Barbosa, tido como homem à frente de seu tempo, teria antecipado uma série de discussões encabeçadas pelos intelectuais da educação ligados ao grupo que se denominou de Pioneiros da Educação. A representação que se construiu acerca deste intelectual é em certa medida controversa, uma vez que o suposto fracasso de sua proposta o alçou à condição de precursor de um movimento consolidado no início do século XX. O objetivo do presente texto é questionar esta interpretação corrente a partir do entendimento da construção do mito de Rui Barbosa como grande educador. O discurso mais ou menos generalizado é de que o Brasil acabou sendo prejudicado por não ter desenvolvido uma política educacional que levasse a nação a trilhar o progresso alcançado por outros países. De um modo geral, a bibliografia consultada consagrou a tese de que os pareceres e a proposta de reforma anexa são a obra de um indivíduo isolado, disso resultando, em muitos casos, a definição de Rui como idealista, ou a tese de que os pareceres contenham um verdadeiro diagnóstico da situação educacional da época. A historiografia construiu uma memória em relação a Rui Barbosa em que esse autor figura entre os precursores da renovação educacional, que tanta falta teria feito ao Brasil durante longo tempo. A compreensão de seu discurso educacional é, entretanto, um exercício que passa pela interrogação dessa interpretação. O estudo das proposições de Rui Barbosa foi aqui realizado com o intuito de contribuir para a possibilidade de uma diferente interpretação dessas questões. Para tanto, a hipótese geral investe contra a idéia de que os pareceres configurem uma espécie de tratado pedagógico, cópia de idéias estrangeiras, sem nexos com a realidade nacional. Diferentemente, buscou-se apresentá-los como um texto que, por ser ilustrativo do pertencimento do autor a um determinado grupamento político, que disputava frente a outros o poder de falar e legislar sobre a instrução pública no país, tem seu significado atrelado à situação de Rui Barbosa no campo político sob o Segundo Reinado e da relação entre Estado e educação à época.
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