Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.pereira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732
Resumo: A educação ambiental como foco na educação pode levar melhor qualidade de vida, aproveitando os espaços ociosos da escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais documento que subsidia a prática pedagógica, afirmam a necessidade de transformação do comportamento humano com a natureza, sendo esta trabalhada de forma contínua e permanente. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar jovens do ensino fundamental, para que possam desenvolver atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais, bem como promover a conscientização ambiental contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho detém um cunho ambiental que visa conscientizar os educandos à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem além do espaço escolar. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão (E.E.E.F.V.B), localizado no município de Serra Branca-PB, com a turma do 6º ano, com idade de 11 a 13 anos, buscando o desenvolvimento local da comunidade, através do conhecimento de práticas sustentáveis e como elemento motivador para atividades de educação ambiental, visando o fato da escola não ter uma área arborizada e ter uma melhoria nas condições ambientais beneficiando toda área do Educandário, pois com o plantio de culturas de árvores frutíferas, a área a ser arborizada, promoverá mudanças no meio ambiente, modificando a paisagem e melhoria no verde da escola. O projeto foi realizado através da aplicação de oficinas, onde buscou ampliar debates sobre conceitos e preservação do espaço transformando-o em um ambiente sustentável. Foram utilizadas espécies como: Bananeira, Goiabeira, Mamoeiro e Acerola, em fase experimental, podendo ser ampliada com outras culturas no decorrer dos tempos. O plantio dessas árvores ajuda no combate ao aquecimento global e atendem às necessidades lúdicas de recreação, lazer e alimentação. Além, de promover o embelezamento e amenizar a incidência solar na área da escola.
id UFCG_6d33f24c9bc90a85d0feb04ffcd4127a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4732
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.Environmental education from educational practices in elementary school in the city of Serra Branca-PB.Educação ambientalPráticas educativasEnsino básico-Serra Branca-PBenvironmental educationEducational PracticesBasic education-Serra Branca-PBA educação ambiental como foco na educação pode levar melhor qualidade de vida, aproveitando os espaços ociosos da escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais documento que subsidia a prática pedagógica, afirmam a necessidade de transformação do comportamento humano com a natureza, sendo esta trabalhada de forma contínua e permanente. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar jovens do ensino fundamental, para que possam desenvolver atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais, bem como promover a conscientização ambiental contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho detém um cunho ambiental que visa conscientizar os educandos à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem além do espaço escolar. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão (E.E.E.F.V.B), localizado no município de Serra Branca-PB, com a turma do 6º ano, com idade de 11 a 13 anos, buscando o desenvolvimento local da comunidade, através do conhecimento de práticas sustentáveis e como elemento motivador para atividades de educação ambiental, visando o fato da escola não ter uma área arborizada e ter uma melhoria nas condições ambientais beneficiando toda área do Educandário, pois com o plantio de culturas de árvores frutíferas, a área a ser arborizada, promoverá mudanças no meio ambiente, modificando a paisagem e melhoria no verde da escola. O projeto foi realizado através da aplicação de oficinas, onde buscou ampliar debates sobre conceitos e preservação do espaço transformando-o em um ambiente sustentável. Foram utilizadas espécies como: Bananeira, Goiabeira, Mamoeiro e Acerola, em fase experimental, podendo ser ampliada com outras culturas no decorrer dos tempos. O plantio dessas árvores ajuda no combate ao aquecimento global e atendem às necessidades lúdicas de recreação, lazer e alimentação. Além, de promover o embelezamento e amenizar a incidência solar na área da escola.Environmental education as a focus on education can lead to a better quality of life, taking advantage of the school's idle spaces. The National Curricular Parameters document that subsidizes the pedagogical practice, affirm the need to transform human behavior with nature, being this one worked in a continuous and permanent way. In this sense, the objective of the work was to train young people of elementary school, so that they can develop sustainable activities in the use of natural resources, as well as to promote environmental awareness contributing to the improvement of the quality of life. This work has an environmental aspect that aims to educate students about the need to seek citizenship actions, preserving and conserving the environment in which they live beyond the school space. The study was carried out at the Vasconcelos Brandão State School of Elementary Education (EEEFVB), located in the city of Serra Branca- PB, with the group of 6th grade, aged 11 to 13 years, seeking the local development of the community through knowledge of sustainable practices and as a motivating element for environmental education activities, aiming at the fact that the school does not have a wooded area and has an improvement in the environmental conditions benefiting all the area of the Educandário, because with the planting of fruit tree crops, the area to be greening, will promote changes in the environment, modifying the landscape and improving the green of the school. The project was carried out through the application of workshops, where it sought to expand debates on concepts and preservation of space, transforming it into a sustainable environment. The following species were used: Bananeira, Goiabeira, Mamoeiro and Acerola, in experimental phase, being able to be extended with other cultures in the course of time. Planting these trees helps combat global warming and meets the recreational, leisure and food needs. In addition, to promote the embellishment and soften the solar incidence in the school area. . Keywords: Agroecology. Sustainability. Fruit trees.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGDORNELAS, Carina Seixas Maia.DORNELAS, C. S. M.http://lattes.cnpq.br/2375662690150936LISBOA, Ana Cristina Chacon.BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.2018-092019-07-05T11:25:14Z2019-07-052019-07-05T11:25:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.pereirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário. Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB. 2018. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T17:40:57Zoai:localhost:riufcg/4732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T17:40:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
Environmental education from educational practices in elementary school in the city of Serra Branca-PB.
title Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
spellingShingle Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.
Educação ambiental
Práticas educativas
Ensino básico-Serra Branca-PB
environmental education
Educational Practices
Basic education-Serra Branca-PB
title_short Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
title_full Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
title_fullStr Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
title_full_unstemmed Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
title_sort Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB.
author PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.
author_facet PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DORNELAS, Carina Seixas Maia.
DORNELAS, C. S. M.
http://lattes.cnpq.br/2375662690150936
LISBOA, Ana Cristina Chacon.
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Práticas educativas
Ensino básico-Serra Branca-PB
environmental education
Educational Practices
Basic education-Serra Branca-PB
topic Educação ambiental
Práticas educativas
Ensino básico-Serra Branca-PB
environmental education
Educational Practices
Basic education-Serra Branca-PB
description A educação ambiental como foco na educação pode levar melhor qualidade de vida, aproveitando os espaços ociosos da escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais documento que subsidia a prática pedagógica, afirmam a necessidade de transformação do comportamento humano com a natureza, sendo esta trabalhada de forma contínua e permanente. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi capacitar jovens do ensino fundamental, para que possam desenvolver atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais, bem como promover a conscientização ambiental contribuindo com a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho detém um cunho ambiental que visa conscientizar os educandos à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem além do espaço escolar. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vasconcelos Brandão (E.E.E.F.V.B), localizado no município de Serra Branca-PB, com a turma do 6º ano, com idade de 11 a 13 anos, buscando o desenvolvimento local da comunidade, através do conhecimento de práticas sustentáveis e como elemento motivador para atividades de educação ambiental, visando o fato da escola não ter uma área arborizada e ter uma melhoria nas condições ambientais beneficiando toda área do Educandário, pois com o plantio de culturas de árvores frutíferas, a área a ser arborizada, promoverá mudanças no meio ambiente, modificando a paisagem e melhoria no verde da escola. O projeto foi realizado através da aplicação de oficinas, onde buscou ampliar debates sobre conceitos e preservação do espaço transformando-o em um ambiente sustentável. Foram utilizadas espécies como: Bananeira, Goiabeira, Mamoeiro e Acerola, em fase experimental, podendo ser ampliada com outras culturas no decorrer dos tempos. O plantio dessas árvores ajuda no combate ao aquecimento global e atendem às necessidades lúdicas de recreação, lazer e alimentação. Além, de promover o embelezamento e amenizar a incidência solar na área da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09
2019-07-05T11:25:14Z
2019-07-05
2019-07-05T11:25:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.pereira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732
PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário. Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB. 2018. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.pereira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732
identifier_str_mv PEREIRA, Josefa Cláudia Hilário. Educação ambiental a partir de práticas educativas em escola de ensino básico no município de Serra Branca-PB. 2018. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379603058688