Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SASAKI, Silvia.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34433
Resumo: A mídia impressa sempre teve grande influência na construção das representações que permeiam o imaginário social. As possíveis manipulações de interesse veiculadas através da informação são reapropriadas e ressignificadas quando chegam ao leitor, abrindo-se também lacunas para as possíveis subjetividades. De um lado, a produção editorial, que discursa conceitos de civilidade, gostos, legitimando e instituindo padrões. De outro lado, a recepção dos leitores que, embora estruturados em conceitos préconcebidos, também se encontram abertos aos novos ideais, transitando entre estratégias e práticas cotidianas. Este artigo pretende analisar as diferenças entre as representações masculinas e femininas a partir de peças publicitárias disseminadas pelo periódico Jornal das Moças, veiculadas na década de 1950. A intenção está em investigar através das propagandas os imaginários construídos e instituídos em dado período, as relações de gostos, costumes e hábitos diferenciados pelo foco pretendido pela produção do impresso e sua relação com o público alvo – ora homens, ora mulheres. Logo, não se tratam apenas de relações de gênero, e sim de poder estruturado e disseminado pelas visualidades e narrativas propriciadas pela publicidade e pela cultura impressa. Através da pesquisa quantitativa, é possível investigar a repetição de tais peças, evidenciando os interesses engendrados pelo periódico em questão. Tendo a análise do discurso e da semiótica como metodologia, a investigação imagética e textual evidencia a construção de identidades através do consumo, onde o ter também significa ser, demarcando-se claramente os ideais de conduta femininos em relação aos masculinos. Voltados para a higiene, cosmética, comportamento e hábitos, as publicidades veiculadas vão muito além do consumo, engendrando percepções e guiando condutas sociais. Assim, através das diferenciações das propagandas entre as décadas abordadas, é possível analisar as modificações temporais aos discursos de gênero e identidades, construídas a partir da veiculação e repetição de produtos que, conforme os discursos, também necessitam de certa conduta esperada em seus usos.
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