Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821 |
Resumo: | Neste trabalho tem-se como propósito apresentar as contribuições de uma abordagem pedagógica, pautada na articulação entre a visualização e a experimentação proporcionada pelo ambiente informatizado, temática atualmente em evidência e que se refere ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação na educação básica, a fim de proporcionar aos alunos um aprendizado mais rico, claro e atualizado no que se refere às ferramentas tecnológicas disponíveis ao processo de ensinojaprendiagern, mais especificamente os recursos computacionais e em particular o uso de softwares que se encontram disponíveis para o ensino dos conceitos de funções. Os elementos observados emergiram da manipulação do software Geogebra, nesse ambiente, desenvolveu-se e construíu-se esta proposta de estudo. Esse software nos oferece urna linguagem dinâmica, uma interface simples, facilitando assim o manuseio do mesmo pelos alunos em sala de aula ou em casa. É válido ressaltar que o uso deste tipo de ferramenta tecnológica não tem a intenção de substituir as aulas conceituais, desta forma faz-se necessário apresentar a formalidade exigida por essa ciência, nem tão pouco, substituir o professor, muito pelo contrário, esse tipo de ferramenta tem um papel muito importante e atualmente indispensável na construção do conhecimento, auxiliando o professor a explorar os conceitos e tornar o proceRso de enRino aprendú:agern do conteúdo de funções, e em particular de funções afins mais dinâmico e atrativo aos olhos dos alunos. Contudo, além das discussões sobre as TIC's, e a abordagem do software Geogebra, se faz necessário constituir as atividades desenvolvidas com auxílio do software que são propostas para os alunos e profexssores bem como somente para o professor. |
id |
UFCG_6db264346f8e76747793e1c08cca1e8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20821 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra.A proposal for teaching affine function with the aid of geogebra.Una propuesta para la enseñanza de la función afín con la ayuda de geogebra.Funções de diversas variáveis complexasFunção afimGeogebraTIC - educação - usoFunçõesGeogegra - softwareFunctions of several complex variablesRelated functionGeogebraICT - education - useRolesGeogegra - softwareFunciones de varias variables complejasFunción relacionadaTIC - educación - usoRolesMatemáticaNeste trabalho tem-se como propósito apresentar as contribuições de uma abordagem pedagógica, pautada na articulação entre a visualização e a experimentação proporcionada pelo ambiente informatizado, temática atualmente em evidência e que se refere ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação na educação básica, a fim de proporcionar aos alunos um aprendizado mais rico, claro e atualizado no que se refere às ferramentas tecnológicas disponíveis ao processo de ensinojaprendiagern, mais especificamente os recursos computacionais e em particular o uso de softwares que se encontram disponíveis para o ensino dos conceitos de funções. Os elementos observados emergiram da manipulação do software Geogebra, nesse ambiente, desenvolveu-se e construíu-se esta proposta de estudo. Esse software nos oferece urna linguagem dinâmica, uma interface simples, facilitando assim o manuseio do mesmo pelos alunos em sala de aula ou em casa. É válido ressaltar que o uso deste tipo de ferramenta tecnológica não tem a intenção de substituir as aulas conceituais, desta forma faz-se necessário apresentar a formalidade exigida por essa ciência, nem tão pouco, substituir o professor, muito pelo contrário, esse tipo de ferramenta tem um papel muito importante e atualmente indispensável na construção do conhecimento, auxiliando o professor a explorar os conceitos e tornar o proceRso de enRino aprendú:agern do conteúdo de funções, e em particular de funções afins mais dinâmico e atrativo aos olhos dos alunos. Contudo, além das discussões sobre as TIC's, e a abordagem do software Geogebra, se faz necessário constituir as atividades desenvolvidas com auxílio do software que são propostas para os alunos e profexssores bem como somente para o professor.The purpose of this work is to present the contributions of a pedagogical approach, based on the articulation between visualization and experimentation provided by the environment. computerized, thematic currently in evidence and that refers to the use of new technologies for information and communication in basic education, in order to provide students with learning richer, clearer and updated with regard to the technological tools available to the process of teaching/learning, more specifically the computational resources and in particular the use available for teaching function concepts. The elements observed emerged from the manipulation of the Geogebra software, in this environment, it was developed and this study proposal was constructed. This software offers us a dynamic language, a simple interface, thus facilitating the handling of it by students in the classroom or in House. It is worth noting that the use of this type of technological tool is not intended to replace the conceptual classes, in this way it is necessary to present the formality required by this science, not even to replace the teacher, on the contrary, this type of tool it has a very important and currently indispensable role in the construction of knowledge, helping the teacher to explore the concepts and make the process of enRino aprendú:agern do content of functions, and in particular of related functions more dynamic and attractive to the eyes of the students. However, in addition to discussions about ICT's, and the Geogebra software approach, necessary to constitute the activities developed with the help of the software that are proposed for students and teachers as well as just for the teacher.El propósito de este trabajo es presentar los aportes de un enfoque pedagógico, basado en la articulación entre visualización y experimentación que brinda el entorno. informatizada, temática actualmente en evidencia y que se refiere al uso de nuevas tecnologías para la información y la comunicación en la educación básica, con el fin de facilitar el aprendizaje a los estudiantes más rico, claro y actualizado en cuanto a las herramientas tecnológicas disponibles para el proceso de enseñanza / aprendizaje, más específicamente los recursos computacionales y en particular el uso disponible para enseñar conceptos de función. Los elementos observado surgió de la manipulación del software Geogebra, en este entorno, fue desarrollado y se construyó esta propuesta de estudio. Este software nos ofrece un lenguaje dinámico, un interfaz simple, facilitando así el manejo de la misma por parte de los estudiantes en el aula o en Casa. Cabe señalar que el uso de este tipo de herramienta tecnológica no pretende reemplazar las clases conceptuales, de esta manera es necesario presentar la formalidad requerida por esta ciencia, ni siquiera para reemplazar al maestro, al contrario, este tipo de herramienta tiene un papel muy importante y actualmente indispensable en la construcción del conocimiento, ayudando al docente a explorar los conceptos y realizar el proceso de enRino aprendú: agern do contenido de funciones, y en particular de funciones relacionadas más dinámicas y atractivas a los ojos de la estudiantes. Sin embargo, además de las discusiones sobre las TIC y el enfoque del software de Geogebra, necesario para constituir las actividades desarrolladas con la ayuda del software que se proponen para estudiantes y profesores, así como solo para el profesor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Anselmo Ribeiro.LOPES, A. R.LOPES, Anselmo Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4322372114854211SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.SILVA, M.J.R.http://lattes.cnpq.br/6593704721310444BARROS, Luciano Martins.BARROS, Luciano MartinsBARROS, LUCIANO M.http://lattes.cnpq.br/8814331273134668SOUZA, Ivanielma Santos de.2014-04-102021-08-25T14:02:04Z2021-08-252021-08-25T14:02:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821SOUZA, Ivanielma Santos de. Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. 2014. 119 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T17:12:57Zoai:localhost:riufcg/20821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T17:12:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. A proposal for teaching affine function with the aid of geogebra. Una propuesta para la enseñanza de la función afín con la ayuda de geogebra. |
title |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. SOUZA, Ivanielma Santos de. Funções de diversas variáveis complexas Função afim Geogebra TIC - educação - uso Funções Geogegra - software Functions of several complex variables Related function Geogebra ICT - education - use Roles Geogegra - software Funciones de varias variables complejas Función relacionada TIC - educación - uso Roles Matemática |
title_short |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
title_full |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
title_sort |
Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. |
author |
SOUZA, Ivanielma Santos de. |
author_facet |
SOUZA, Ivanielma Santos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LOPES, Anselmo Ribeiro. LOPES, A. R. LOPES, Anselmo Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4322372114854211 SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da. SILVA, M.J.R. http://lattes.cnpq.br/6593704721310444 BARROS, Luciano Martins. BARROS, Luciano Martins BARROS, LUCIANO M. http://lattes.cnpq.br/8814331273134668 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Ivanielma Santos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções de diversas variáveis complexas Função afim Geogebra TIC - educação - uso Funções Geogegra - software Functions of several complex variables Related function Geogebra ICT - education - use Roles Geogegra - software Funciones de varias variables complejas Función relacionada TIC - educación - uso Roles Matemática |
topic |
Funções de diversas variáveis complexas Função afim Geogebra TIC - educação - uso Funções Geogegra - software Functions of several complex variables Related function Geogebra ICT - education - use Roles Geogegra - software Funciones de varias variables complejas Función relacionada TIC - educación - uso Roles Matemática |
description |
Neste trabalho tem-se como propósito apresentar as contribuições de uma abordagem pedagógica, pautada na articulação entre a visualização e a experimentação proporcionada pelo ambiente informatizado, temática atualmente em evidência e que se refere ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação na educação básica, a fim de proporcionar aos alunos um aprendizado mais rico, claro e atualizado no que se refere às ferramentas tecnológicas disponíveis ao processo de ensinojaprendiagern, mais especificamente os recursos computacionais e em particular o uso de softwares que se encontram disponíveis para o ensino dos conceitos de funções. Os elementos observados emergiram da manipulação do software Geogebra, nesse ambiente, desenvolveu-se e construíu-se esta proposta de estudo. Esse software nos oferece urna linguagem dinâmica, uma interface simples, facilitando assim o manuseio do mesmo pelos alunos em sala de aula ou em casa. É válido ressaltar que o uso deste tipo de ferramenta tecnológica não tem a intenção de substituir as aulas conceituais, desta forma faz-se necessário apresentar a formalidade exigida por essa ciência, nem tão pouco, substituir o professor, muito pelo contrário, esse tipo de ferramenta tem um papel muito importante e atualmente indispensável na construção do conhecimento, auxiliando o professor a explorar os conceitos e tornar o proceRso de enRino aprendú:agern do conteúdo de funções, e em particular de funções afins mais dinâmico e atrativo aos olhos dos alunos. Contudo, além das discussões sobre as TIC's, e a abordagem do software Geogebra, se faz necessário constituir as atividades desenvolvidas com auxílio do software que são propostas para os alunos e profexssores bem como somente para o professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-10 2021-08-25T14:02:04Z 2021-08-25 2021-08-25T14:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821 SOUZA, Ivanielma Santos de. Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. 2014. 119 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20821 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ivanielma Santos de. Uma proposta de ensino de função afim com o auxílio do geogebra. 2014. 119 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744506440908800 |