A “luta do povo de Alagamar” (1975/1981): história e experiências de vida que educam.
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Data de Publicação: | 2010 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34014 |
Resumo: | As experiências de vida e luta de resistência de trabalhadores/as rurais consistem em um meio educativo cuja prática pode ser notabilizada tendo como referência as vivências partilhadas de saberes e costumes em comum. Elaborados no cotidiano, estas possibilitam mostrar que é possível construir conhecimentos na contextura da escola, a partir dos saberes, modos de vida e interpretação do mundo vivido destes sujeitos sociais. Este trabalho tenciona discutir, sobre a ação educativa contida nas histórias de vida de trabalhadores/as rurais que fizeram parte do Movimento de Alagamar ocorrido entre o final dos anos 70 e início dos anos 80 na cidade de Salgado de São Félix na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa em andamento que deve resultar na monografia e que se propõe a evidenciar os saberes construídos por estes homens e mulheres do campo como um meio de aprendizagem. Do ponto de vista teórico trabalharemos com autores como Gohn (2010), Thompson (1998) e Bosi (1994). Como procedimentos metodológicos, faremos uso da História Oral de vida, trabalhando através de entrevistas semi-estruturadas dirigidas a agricultores/as da Comunidade de Alagamar que participaram do conflito com o intuito de obter dos/as entrevistados/as relatos referentes ao seu cotidiano e sua participação neste evento. Trabalharemos com esta metodologia a partir dos pressupostos de Alberti (2004), Thompson (1992) e Halbwachs (1990). Utilizaremos também exemplares do Jornal Diário da Borborema e a União do mês de Janeiro de 1980 que fazem menção a Luta do Povo de Alagamar e do Informativo Arquidiocesano n83 referente à Janeiro e Fevereiro de 1980. Percebemos que tais conhecimentos podem ser apropriados na escola, fazendo parte dos processos educativos escolares, permitindo a elaboração de uma prática educativa contextualizadora, e conscientizadora dos sujeitos sociais que no contexto da escola, permitem educar, numa perspectiva ancorada nos preceitos dos direitos humanos. |
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Percebemos que tais conhecimentos podem ser apropriados na escola, fazendo parte dos processos educativos escolares, permitindo a elaboração de uma prática educativa contextualizadora, e conscientizadora dos sujeitos sociais que no contexto da escola, permitem educar, numa perspectiva ancorada nos preceitos dos direitos humanos.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Trabalhadores ruraisCamponesesMovimento de AlagamarSalgado de São Félix - PB - AlagamarHistória oralHistória de vidaEducação no campoComunidade Alagamar - Salgado de São Félix - PBConflito de AlagamarJornal Diário da BorboremaDireitos humanosSociologia RuralEducação do Campo e movimentos sociaisMovimentos sociais e Educação do CampoLuta do Povo de AlagamarEducação contextualizadoraRural workersPeasantsAlagamar MovementSalgado de São Félix - PB - AlagamarOral historyLife's historyEducation in the countrysideAlagamar Community - Salgado de São Félix - PBAlagamar conflictBorborema Daily NewspaperHuman rightsRural SociologyRural Education and social movementsSocial movements and rural educationStruggle of the People of AlagamarContextualizing education2A “luta do povo de Alagamar” (1975/1981): história e experiências de vida que educam.The “struggle of the people of Alagamar” (1975/1981): history and life experiences that educate.20102024-01-19T19:21:23Z2024-01-192024-01-19T19:21:23Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34014NEVES, Gildivan Francisco das; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. 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