O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5508 |
Resumo: | A presente monografia objetiva analisar como as pesquisas fomentadas a partir de um conjunto de ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) ao longo das percepções e participação no Subprojeto de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, como contribui/influi com o ensino de Geografia da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Estolano Meireles situada no Município de Cajazeiras-PB. Embasamo-nos nos diagnósticos do PIBID Subprojeto de Geografia e como as ações propostas e desenvolvidas, puderam promover a prática social da cidadania dos estudantes. Compreendemos o espaço escolar em sua dimensão de relações e organização sócio/espacial enquanto palco de acontecimentos que influenciam diretamente a vida dos educandos, em suas escalas (nacionais e locais) e de como estas dinâmicas ao longo do espaço e tempo, promoveram o melhoramento da educação, bem como, do ensino de Geografia. Dessa forma, percebendo as necessidades de ressignificar o ensino de Geografia, as práticas metodológicas dos modelos tradicionais arraigados ainda hoje nas escolas, levando em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos geográficos que marcaram essa disciplina por muito tempo, caracterizo-a como sendo mnemônica. Propomos então, superar e desenvolver novas habilidades e competências em trabalho continuo, e para isso contamos com a parceria de todos os envolvidos no Subprojeto (Professora coordenadora, professora supervisora e bolsistas ID’s e educandos) e atendemos assim, as novas concepções do espaço escolar e do ensino de Geografia atual. Comprometemos aqui em evidenciar os procedimentos metodológicos as novas propostas embasadas nos planejamentos coletivos e aplicação da pesquisa-ação e assim, concretizar o processo de pesquisa qualitativa e comparativa. Portanto, ficou evidenciado que o PIBID é um instrumento que pode facilitar o docente em seu processo formativo, enquanto futuro docente, ficou claro que, os caminhos para os bolsistas de Licenciatura em Geografia podem por meio deste Programa serem beneficiados e beneficiar os diversos espaços de conhecimento. |
id |
UFCG_6e34e1d784ae40a3126aaafaa637d19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5508 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola.PIBID, initial teacher education in geography and its implications in the university-school relationship.Formação docenteGeografia - ensinoPráxis socialTeacher trainingGeography - TeachingSocial praxisGeografia.A presente monografia objetiva analisar como as pesquisas fomentadas a partir de um conjunto de ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) ao longo das percepções e participação no Subprojeto de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, como contribui/influi com o ensino de Geografia da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Estolano Meireles situada no Município de Cajazeiras-PB. Embasamo-nos nos diagnósticos do PIBID Subprojeto de Geografia e como as ações propostas e desenvolvidas, puderam promover a prática social da cidadania dos estudantes. Compreendemos o espaço escolar em sua dimensão de relações e organização sócio/espacial enquanto palco de acontecimentos que influenciam diretamente a vida dos educandos, em suas escalas (nacionais e locais) e de como estas dinâmicas ao longo do espaço e tempo, promoveram o melhoramento da educação, bem como, do ensino de Geografia. Dessa forma, percebendo as necessidades de ressignificar o ensino de Geografia, as práticas metodológicas dos modelos tradicionais arraigados ainda hoje nas escolas, levando em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos geográficos que marcaram essa disciplina por muito tempo, caracterizo-a como sendo mnemônica. Propomos então, superar e desenvolver novas habilidades e competências em trabalho continuo, e para isso contamos com a parceria de todos os envolvidos no Subprojeto (Professora coordenadora, professora supervisora e bolsistas ID’s e educandos) e atendemos assim, as novas concepções do espaço escolar e do ensino de Geografia atual. Comprometemos aqui em evidenciar os procedimentos metodológicos as novas propostas embasadas nos planejamentos coletivos e aplicação da pesquisa-ação e assim, concretizar o processo de pesquisa qualitativa e comparativa. Portanto, ficou evidenciado que o PIBID é um instrumento que pode facilitar o docente em seu processo formativo, enquanto futuro docente, ficou claro que, os caminhos para os bolsistas de Licenciatura em Geografia podem por meio deste Programa serem beneficiados e beneficiar os diversos espaços de conhecimento.Esta monografía pretende analizar cómo la investigación fomentada a partir de un conjunto de acciones desarrolladas en el Programa Institucionales de Iniciación a la Enseñanza (PIBID) a lo largo de las percepciones de la participación en el subproyecto da la geografía del Centro de Formación de Maestro de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras contribuirá / influencia sobre la enseñanza de la geografía de la Escuela de educación infantil y Primaria enseñanza Cecilia Meireles Estolano en el municipio de Cajazeiras-PB. Embazamos nos en el diagnóstico del PIBID subproyecto de geografía y cómo las acciones propuestas y desarrolladas, podrían promover la práctica social de la ciudadanía de los estudiantes. Entendemos el entorno escolar en su dimensión de las relaciones y la organización social/espacial como eventos teatrales que afectan directamente a la vida de los estudiantes en sus escalas (nacional y local) y cómo estas dinámicas en el espacio y el tiempo, promueven la mejora de la educación y la enseñanza de la geografía. Por lo tanto, dando cuenta de las necesidades de replantear la enseñanza de la Geografía, prácticas metodológicas de los modelos tradicionales arraigados hoy en día en las escuelas, teniendo en cuenta los procesos reales de transmisión de contenido geográfico que marcó esta disciplina desde hace mucho tiempo, me caracterizan como mnemotécnicos. Proponemos superar y desarrollar nuevas habilidades y conocimientos en el trabajo continuo en asociación con todos los involucrados en el subproyecto (maestra coordinadora, maestra supervisora, becados ID’s y los estudiantes) para atender con las nuevas concepciones del espacio escolar y la enseñanza de la geografía actual. Comprometámonos aquí en poner tendencias los procedimientos metodológicos recomendados al largo del espacio y tiempo, recogiendo trascender con nuevas propuestas fundamentada en la planificación colectiva y aplicación, investigación acción. Comprometemos aquí en poner tendencias los procedimientos metodológicos informadas las nuevas propuestas en la planificación colectiva y aplicación de la investigación-acción y así cumplir con el proceso de investigación cualitativa y comparativa. Por lo tanto, era evidente que el PIBID es una herramienta que puede facilitar al docente en su proceso de formación, mientras que docente de futuro, se hizo evidente que las rutas a los becados de Geografía mediante de este programa pueden ser beneficiados y beneficiar a la enseñanza de la Geografía en diversas escalas, basado en la actividad de la escuela de actuación e espacios de conocimientoUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439PEREIRA, Zildene Francisca.ANSELMO , Maria da Glória Vieira.MOURA, Mismana Morais.2017-06-012019-08-07T16:00:38Z2019-08-072019-08-07T16:00:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5508MOURA, Mismana Morais.O PIBID, a formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. 2017. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:22:58Zoai:localhost:riufcg/5508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:22:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. PIBID, initial teacher education in geography and its implications in the university-school relationship. |
title |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. |
spellingShingle |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. MOURA, Mismana Morais. Formação docente Geografia - ensino Práxis social Teacher training Geography - Teaching Social praxis Geografia. |
title_short |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. |
title_full |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. |
title_fullStr |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. |
title_full_unstemmed |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. |
title_sort |
O PIBID, formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. |
author |
MOURA, Mismana Morais. |
author_facet |
MOURA, Mismana Morais. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas. DI LORENZO, I. D. N. http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 PEREIRA, Zildene Francisca. ANSELMO , Maria da Glória Vieira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Mismana Morais. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Geografia - ensino Práxis social Teacher training Geography - Teaching Social praxis Geografia. |
topic |
Formação docente Geografia - ensino Práxis social Teacher training Geography - Teaching Social praxis Geografia. |
description |
A presente monografia objetiva analisar como as pesquisas fomentadas a partir de um conjunto de ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) ao longo das percepções e participação no Subprojeto de Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, como contribui/influi com o ensino de Geografia da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Estolano Meireles situada no Município de Cajazeiras-PB. Embasamo-nos nos diagnósticos do PIBID Subprojeto de Geografia e como as ações propostas e desenvolvidas, puderam promover a prática social da cidadania dos estudantes. Compreendemos o espaço escolar em sua dimensão de relações e organização sócio/espacial enquanto palco de acontecimentos que influenciam diretamente a vida dos educandos, em suas escalas (nacionais e locais) e de como estas dinâmicas ao longo do espaço e tempo, promoveram o melhoramento da educação, bem como, do ensino de Geografia. Dessa forma, percebendo as necessidades de ressignificar o ensino de Geografia, as práticas metodológicas dos modelos tradicionais arraigados ainda hoje nas escolas, levando em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos geográficos que marcaram essa disciplina por muito tempo, caracterizo-a como sendo mnemônica. Propomos então, superar e desenvolver novas habilidades e competências em trabalho continuo, e para isso contamos com a parceria de todos os envolvidos no Subprojeto (Professora coordenadora, professora supervisora e bolsistas ID’s e educandos) e atendemos assim, as novas concepções do espaço escolar e do ensino de Geografia atual. Comprometemos aqui em evidenciar os procedimentos metodológicos as novas propostas embasadas nos planejamentos coletivos e aplicação da pesquisa-ação e assim, concretizar o processo de pesquisa qualitativa e comparativa. Portanto, ficou evidenciado que o PIBID é um instrumento que pode facilitar o docente em seu processo formativo, enquanto futuro docente, ficou claro que, os caminhos para os bolsistas de Licenciatura em Geografia podem por meio deste Programa serem beneficiados e beneficiar os diversos espaços de conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 2019-08-07T16:00:38Z 2019-08-07 2019-08-07T16:00:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5508 MOURA, Mismana Morais.O PIBID, a formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. 2017. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5508 |
identifier_str_mv |
MOURA, Mismana Morais.O PIBID, a formação inicial docente em geografia e suas implicações na relação universidade-escola. 2017. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744384330039296 |