Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica.
id UFCG_6e9c9e782d0ba8fb691b22095aa08da9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25057
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.Correlation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers.DesignEducaçãoCriatividadeHabilidades e competênciasAprendizagem baseada em DesignErgonomia, ambiente e processosEducationCreativitySkills and competenciesDesign-based LearningErgonomics, environment and processesDiseñoProjetoEducaciónCreatividadHabilidades y competenciasAprendizaje basado en diseñoErgonomía, entorno y procesosMotifÉducationLa créativitéAptitudes et compétencesApprentissage basé sur la conceptionErgonomie, environnement et processusDesenhoO objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica.The objective of this work is to contribute to the education segment in Brazil by promoting the creation of a model to help creative decision-making in the construction of lesson plans by Science teachers in Elementary School (Final Years). For that, the strategies and tools applied in the training of the Product Designer are taken into account, taking into account the skills and competencies required. For such, we sought to combine the areas of Design and Education to promote dialogue with the pedagogical practice of teachers with a focus on problem solving, through tools and creativity techniques. In addition, the research approach is basic and exploratory, providing a study of both the state of the art and the experiences built by the subjects. As a methodological procedure, a bibliographic survey was carried out on the main tools and methods used in the Design classes, and the application of an online questionnaire, with teachers responsible for the disciplines of Product Project, in order to identify the main didactic strategies used in the classroom. As a result, synthesis tables were organized capable of correlating, reflecting and expanding the repertoire of possibilities for lesson plans in basic education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVA, Itamar Ferreira da.SILVA, Itamar Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519SILVA, Julia Teles da.SILVA, Marcia Tavares.MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.2022-03-032022-05-09T13:26:29Z2022-05-092022-05-09T13:26:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-09T13:26:29Zoai:localhost:riufcg/25057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-09T13:26:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
Correlation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers.
title Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
spellingShingle Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.
Design
Educação
Criatividade
Habilidades e competências
Aprendizagem baseada em Design
Ergonomia, ambiente e processos
Education
Creativity
Skills and competencies
Design-based Learning
Ergonomics, environment and processes
Diseño
Projeto
Educación
Creatividad
Habilidades y competencias
Aprendizaje basado en diseño
Ergonomía, entorno y procesos
Motif
Éducation
La créativité
Aptitudes et compétences
Apprentissage basé sur la conception
Ergonomie, environnement et processus
Desenho
title_short Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
title_full Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
title_fullStr Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
title_full_unstemmed Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
title_sort Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
author MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.
author_facet MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Itamar Ferreira da.
SILVA, Itamar Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/7437181641061519
SILVA, Julia Teles da.
SILVA, Marcia Tavares.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Educação
Criatividade
Habilidades e competências
Aprendizagem baseada em Design
Ergonomia, ambiente e processos
Education
Creativity
Skills and competencies
Design-based Learning
Ergonomics, environment and processes
Diseño
Projeto
Educación
Creatividad
Habilidades y competencias
Aprendizaje basado en diseño
Ergonomía, entorno y procesos
Motif
Éducation
La créativité
Aptitudes et compétences
Apprentissage basé sur la conception
Ergonomie, environnement et processus
Desenho
topic Design
Educação
Criatividade
Habilidades e competências
Aprendizagem baseada em Design
Ergonomia, ambiente e processos
Education
Creativity
Skills and competencies
Design-based Learning
Ergonomics, environment and processes
Diseño
Projeto
Educación
Creatividad
Habilidades y competencias
Aprendizaje basado en diseño
Ergonomía, entorno y procesos
Motif
Éducation
La créativité
Aptitudes et compétences
Apprentissage basé sur la conception
Ergonomie, environnement et processus
Desenho
description O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-03
2022-05-09T13:26:29Z
2022-05-09
2022-05-09T13:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057
MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057
identifier_str_mv MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744538430865408