Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica. |
id |
UFCG_6e9c9e782d0ba8fb691b22095aa08da9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/25057 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.Correlation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers.DesignEducaçãoCriatividadeHabilidades e competênciasAprendizagem baseada em DesignErgonomia, ambiente e processosEducationCreativitySkills and competenciesDesign-based LearningErgonomics, environment and processesDiseñoProjetoEducaciónCreatividadHabilidades y competenciasAprendizaje basado en diseñoErgonomía, entorno y procesosMotifÉducationLa créativitéAptitudes et compétencesApprentissage basé sur la conceptionErgonomie, environnement et processusDesenhoO objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica.The objective of this work is to contribute to the education segment in Brazil by promoting the creation of a model to help creative decision-making in the construction of lesson plans by Science teachers in Elementary School (Final Years). For that, the strategies and tools applied in the training of the Product Designer are taken into account, taking into account the skills and competencies required. For such, we sought to combine the areas of Design and Education to promote dialogue with the pedagogical practice of teachers with a focus on problem solving, through tools and creativity techniques. In addition, the research approach is basic and exploratory, providing a study of both the state of the art and the experiences built by the subjects. As a methodological procedure, a bibliographic survey was carried out on the main tools and methods used in the Design classes, and the application of an online questionnaire, with teachers responsible for the disciplines of Product Project, in order to identify the main didactic strategies used in the classroom. As a result, synthesis tables were organized capable of correlating, reflecting and expanding the repertoire of possibilities for lesson plans in basic education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVA, Itamar Ferreira da.SILVA, Itamar Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519SILVA, Julia Teles da.SILVA, Marcia Tavares.MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.2022-03-032022-05-09T13:26:29Z2022-05-092022-05-09T13:26:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-09T13:26:29Zoai:localhost:riufcg/25057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-09T13:26:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. Correlation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers. |
title |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
spellingShingle |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de. Design Educação Criatividade Habilidades e competências Aprendizagem baseada em Design Ergonomia, ambiente e processos Education Creativity Skills and competencies Design-based Learning Ergonomics, environment and processes Diseño Projeto Educación Creatividad Habilidades y competencias Aprendizaje basado en diseño Ergonomía, entorno y procesos Motif Éducation La créativité Aptitudes et compétences Apprentissage basé sur la conception Ergonomie, environnement et processus Desenho |
title_short |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
title_full |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
title_fullStr |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
title_full_unstemmed |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
title_sort |
Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. |
author |
MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de. |
author_facet |
MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Itamar Ferreira da. SILVA, Itamar Ferreira da http://lattes.cnpq.br/7437181641061519 SILVA, Julia Teles da. SILVA, Marcia Tavares. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Educação Criatividade Habilidades e competências Aprendizagem baseada em Design Ergonomia, ambiente e processos Education Creativity Skills and competencies Design-based Learning Ergonomics, environment and processes Diseño Projeto Educación Creatividad Habilidades y competencias Aprendizaje basado en diseño Ergonomía, entorno y procesos Motif Éducation La créativité Aptitudes et compétences Apprentissage basé sur la conception Ergonomie, environnement et processus Desenho |
topic |
Design Educação Criatividade Habilidades e competências Aprendizagem baseada em Design Ergonomia, ambiente e processos Education Creativity Skills and competencies Design-based Learning Ergonomics, environment and processes Diseño Projeto Educación Creatividad Habilidades y competencias Aprendizaje basado en diseño Ergonomía, entorno y procesos Motif Éducation La créativité Aptitudes et compétences Apprentissage basé sur la conception Ergonomie, environnement et processus Desenho |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-03 2022-05-09T13:26:29Z 2022-05-09 2022-05-09T13:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057 MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744538430865408 |