Avaliação de iluminação de recintos: medição da iluminância em uma sala de aula.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30415 |
Resumo: | A iluminância mede a distribuição de luz sobre uma superfície. Tal distribuição deve ser adequada ao tipo de atividade desenvolvida em um recinto para proporcionar condições de conforto e segurança. A medição da iluminância é feita através da coleta de dados sobre o ambiente, medindo as variáveis do recinto, tais como: comprimento, largura, distância vertical da superfície de trabalho e topo da janela e iluminância de cada ponto considerado. O presente trabalho busca realizar a avaliação de iluminação de uma sala de aula de uma universidade estadual localizada na região sul do Brasil, na cidade de Maringá. A avaliação foi feita no período noturno. Com os resultados obtidos de iluminância em 63 pontos da sala, construiu-se um mapa de níveis de iluminação e calculou-se a iluminância média da sala. Comparando os resultados com a recomendação de iluminância por classe de tarefas visuais, dada pela NBR ISO/CIE 8995-1:2013, concluiu-se que a sala de aula é considerada como um ambiente do tipo A, própria para ser usada em tarefas visuais simples. As medições apontam para a existência de valores abaixo da recomendação para ambientes de escolas, anfiteatros e auditórios, plateia e tribuna. A análise dos resultados indica que é necessário revisar o sistema de iluminação de acordo com as exigências da NBR ISO/CIE 8995-1:2013. |
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Avaliação de iluminação de recintos: medição da iluminância em uma sala de aula.Evaluation of room lighting: measurement of illuminance in a classroom.Iluminação de recintosIluminânciaMedição de iluminânciaSala de aula - iluminânciaAvaliação de iluminaçãoIluminación de la habitaciónIluminanciaMedición de iluminanciaAula - iluminanciaEvaluación de iluminaciónÉclairage de la chambreÉclairementMesure de l'éclairementSalle de classe - éclairementÉvaluation de l'éclairageRoom lightingIlluminanceIlluminance measurementClassroom - illuminanceLighting evaluationEngenharia de Produção.A iluminância mede a distribuição de luz sobre uma superfície. Tal distribuição deve ser adequada ao tipo de atividade desenvolvida em um recinto para proporcionar condições de conforto e segurança. A medição da iluminância é feita através da coleta de dados sobre o ambiente, medindo as variáveis do recinto, tais como: comprimento, largura, distância vertical da superfície de trabalho e topo da janela e iluminância de cada ponto considerado. O presente trabalho busca realizar a avaliação de iluminação de uma sala de aula de uma universidade estadual localizada na região sul do Brasil, na cidade de Maringá. A avaliação foi feita no período noturno. Com os resultados obtidos de iluminância em 63 pontos da sala, construiu-se um mapa de níveis de iluminação e calculou-se a iluminância média da sala. Comparando os resultados com a recomendação de iluminância por classe de tarefas visuais, dada pela NBR ISO/CIE 8995-1:2013, concluiu-se que a sala de aula é considerada como um ambiente do tipo A, própria para ser usada em tarefas visuais simples. As medições apontam para a existência de valores abaixo da recomendação para ambientes de escolas, anfiteatros e auditórios, plateia e tribuna. A análise dos resultados indica que é necessário revisar o sistema de iluminação de acordo com as exigências da NBR ISO/CIE 8995-1:2013.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-27T16:20:15Z2023-06-272023-06-27T16:20:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30415CULCHESK, Aline Silva; SILVA, Maílson José da; CHIAVELLI, Henrique Gabriel Rovigatti. Avaliação de iluminação de recintos: medição da iluminância em uma sala de aula. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30415porCULCHESK, Aline Silva.SILVA, Maílson José da.CHIAVELLI, Henrique Gabriel Rovigatti.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T12:30:26Zoai:localhost:riufcg/30415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T12:30:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A iluminância mede a distribuição de luz sobre uma superfície. Tal distribuição deve ser adequada ao tipo de atividade desenvolvida em um recinto para proporcionar condições de conforto e segurança. A medição da iluminância é feita através da coleta de dados sobre o ambiente, medindo as variáveis do recinto, tais como: comprimento, largura, distância vertical da superfície de trabalho e topo da janela e iluminância de cada ponto considerado. O presente trabalho busca realizar a avaliação de iluminação de uma sala de aula de uma universidade estadual localizada na região sul do Brasil, na cidade de Maringá. A avaliação foi feita no período noturno. Com os resultados obtidos de iluminância em 63 pontos da sala, construiu-se um mapa de níveis de iluminação e calculou-se a iluminância média da sala. Comparando os resultados com a recomendação de iluminância por classe de tarefas visuais, dada pela NBR ISO/CIE 8995-1:2013, concluiu-se que a sala de aula é considerada como um ambiente do tipo A, própria para ser usada em tarefas visuais simples. As medições apontam para a existência de valores abaixo da recomendação para ambientes de escolas, anfiteatros e auditórios, plateia e tribuna. A análise dos resultados indica que é necessário revisar o sistema de iluminação de acordo com as exigências da NBR ISO/CIE 8995-1:2013. |
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