Estudo sobre a validação de uma metodologia de classificação de solos lateríticos com vistas à execução de camadas de pavimentos rodoviários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Henrique Antônio Oliveira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27513
Resumo: As condições geológicas e climáticas variadas sob as quais os solos tropicais são formados conferem a eles um comportamento mecânico peculiar. Diante disso, o desenvolvimento de um novo procedimento de classificação para solos lateríticos, que leve suas propriedades mineralógicas e físicas em consideração e, ademais, as concepções apropriadas do meio ambiente tropical úmido, permitirá aproveitá-los em camadas de rodovias com uma porcentagem mais elevada. Assim, realizou-se um estudo objetivando validar a aplicação da metodologia de classificação de solos lateríticos desenvolvida por Rodrigues et al. (2010), para fins de construção de pavimentos rodoviários. O procedimento metodológico compreendeu um programa de ensaios para a determinação do caráter laterítico dos solos, classificação,avaliação do comportamento resiliente e desempenho perante uma análise mecanística-empírica com o software MeDiNa. Com as análises efetuadas pela microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios-x e fluorescência de raios-x, confirmou-se o caráter laterítico dos solos. O processo de classificação iniciou-se com a divisão dos solos em finos, arenosos e pedregulhosos, tomando-se como referência a granulometria desses materiais. Posteriormente, tem-se o direcionamento de aplicação dos materiais em camadas de base, sub-base e reforço do subleito, segundo os valores obtidos dos ensaios de adsorção de azul de metileno, limite de contração, friabilidade, fragmentabilidade, degradabilidade e capacidade de suporte (CBR). Diante dos resultados de dezesseis solos lateríticos, os valores de azul de metileno indicaram baixa atividade das amostras. O limite de contração esteve compreendido entre 14,59% e 34,08%. A friabilidade e fragmentabilidade mostraram ter influência no processo de compactação das amostras e no comportamento resiliente. O índice CBR apresentou grande variabilidade, não devendo, portanto, ser critério único para avaliação da capacidade de suporte dos solos. Ademais, o módulo resiliente das amostras atingiu patamares satisfatórios, com alguns solos ultrapassando o valor de 900 MPa. Por fim, a análise mecanística-empírica de dois solos indicou que possível o aproveitamento de solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos em camadas de base. O maior tráfego suportado pelas estruturas dos pavimentos adotados na simulação pelo MeDiNa foi de N igual a 2,98 x 10 repetições do eixo padrão. Portanto, a metodologia classificatória, por si só, permitiu viabilizar o emprego dos solos lateríticos estudados em camadas estruturais de pavimentos.
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Assim, realizou-se um estudo objetivando validar a aplicação da metodologia de classificação de solos lateríticos desenvolvida por Rodrigues et al. (2010), para fins de construção de pavimentos rodoviários. O procedimento metodológico compreendeu um programa de ensaios para a determinação do caráter laterítico dos solos, classificação,avaliação do comportamento resiliente e desempenho perante uma análise mecanística-empírica com o software MeDiNa. Com as análises efetuadas pela microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios-x e fluorescência de raios-x, confirmou-se o caráter laterítico dos solos. O processo de classificação iniciou-se com a divisão dos solos em finos, arenosos e pedregulhosos, tomando-se como referência a granulometria desses materiais. Posteriormente, tem-se o direcionamento de aplicação dos materiais em camadas de base, sub-base e reforço do subleito, segundo os valores obtidos dos ensaios de adsorção de azul de metileno, limite de contração, friabilidade, fragmentabilidade, degradabilidade e capacidade de suporte (CBR). Diante dos resultados de dezesseis solos lateríticos, os valores de azul de metileno indicaram baixa atividade das amostras. O limite de contração esteve compreendido entre 14,59% e 34,08%. A friabilidade e fragmentabilidade mostraram ter influência no processo de compactação das amostras e no comportamento resiliente. O índice CBR apresentou grande variabilidade, não devendo, portanto, ser critério único para avaliação da capacidade de suporte dos solos. Ademais, o módulo resiliente das amostras atingiu patamares satisfatórios, com alguns solos ultrapassando o valor de 900 MPa. Por fim, a análise mecanística-empírica de dois solos indicou que possível o aproveitamento de solos lateríticos finos, arenosos e pedregulhosos em camadas de base. O maior tráfego suportado pelas estruturas dos pavimentos adotados na simulação pelo MeDiNa foi de N igual a 2,98 x 10 repetições do eixo padrão. Portanto, a metodologia classificatória, por si só, permitiu viabilizar o emprego dos solos lateríticos estudados em camadas estruturais de pavimentos.Tropical soils are formed under many geological and climatic conditions, which grant them a peculiar mechanical behaviour. A new procedure for the classification of lateritic soils was developed based on the mineralogical and physical properties of the soils and on the appropriate conceptions of the tropical humid environment. This procedure will enable the use of greater quantities of lateritic soils in highways pavements. Thus this study aimed to validate the use of the methodology for the classification of lateritic soils developed by Rodrigues et al. (2010) in highway pavement structure building. The methodological procedure included test to determine the soils lateritical properties, classification, resiliency and performance in a mechanistical-empirical analysis with MeDiNa software. The lateritical features of the soil were confirmed through scanning electron microscopy, x-ray diffraction and x-ray fluorescence. The classification began with the granulometric analysis and the division of the soil in fine-grained, coarse-grained and gravel. After that, the materials were selected for the base, subbase and subgrade reinforcement according to the values obtained in adsorption blue methylene, contraction limit, friability, fragmentability, degradability and California Bearing Ratio (CBR) tests. Blue methylene values indicated low activity in samples of sixteen lateritical soils. The limit of contraction stood between 14,59% e 34,08%. Friability and fragmentability tests significantly influenced the compaction process of the samples and the resilient behavior. The CBR value presented high variability, therefore it should not be the sole criterion used to assess soil support capacity. Furthermore, the resilient modulus of the samples reached satisfactory values, some of them higher than 900 MPa. Finally, the mechanistical-empirical analysis of two soils indicated that it was possible to use lateritical fine-grained, coarse-grained soils and gravels in the base layer. The highest traffic supported by the pavement structure adopted in simulation with the MeDiNa software was of N equal to 2,98 x 10 of a standard axis. Therefore, this methodology made possible the use of the studied lateritic soils in pavement structural layers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.GUEDES RODRIGUES, J. K.RODRIGUES, JOHN KENNEDY GUEDES.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPES.LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIREDO LOPES.DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA, ADRIANO ELÍSIO.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673FABBRI, Glauco Tulio Pessa.FABBRI, G. T. P.FABBRI, GLAUCO T. PESSA.FABBRI, GLAUCO TULIO PESSA.http://lattes.cnpq.br/4896939643099324CARVALHO, José Camapum de.CAMAPUM DE CARVALHO, J.CARVALHO, JOSÉ CAMAPUM DE.DE CARVALHO, JOSÉ CAMAPUM.http://lattes.cnpq.br/2245433059787601CAVALCANTE, Fabiano Pereira.CAVALCANTE, F. 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Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-13T17:06:22Zoai:localhost:riufcg/27513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-13T17:06:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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