Velhice e sexualidade: uma reflexão sobre o ciclo de educação sexual recebida e repassada aos filhos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Olímpia Maria Teixeira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8486
Resumo: A velhice não é formada por um grupo de pessoas com características iguais, ao contrário a vivência da velhice é plural. A sexualidade é um tema complexo que vem sendo estudada com ênfase em sua importância no contexto bio-psico-social. O objetivo geral foi avaliar o conhecimento de idosos sobre sexualidade, a fim de identificar como a educação sexual recebida influenciou/ influencia em suas práticas, assim como, no diálogo com os filhos. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, de campo. A pesquisa foi realizada com idosos, participantes de um grupo de convivência, na cidade de Cajazeiras- PB. Foi realizada uma entrevista gravada, a partir de um roteiro semi- estruturado. Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa seguiu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Nossa amostra foi composta por 20 idosos, com faixa etária entre 60 e 89 anos. Foram abordadas nove categorias, a fim de responder os questionamentos propostos pelos objetivos. Na primeira categoria sobre a sexualidade na época de adolescência dos idosos, houve um maior número de relatos associados à repressão sexual, por outro lado, alguns idosos falaram sobre o amor verdadeiro da época. Na segunda categoria, sobre o conceito de sexualidade para eles, foram citados significados, positivos, negativos, associados à juventude e os fisiológicos. Na terceira categoria, sobre o tipo de informação recebida dos pais durante a adolescência sobre sexualidade, os idosos foram unânimes em afirmar que não havia diálogos entre pais e filhos sobre o tema. Na quarta categoria, sobre as informações sobre sexualidade repassadas aos seus filhos, metade dos entrevistados afirmou não conversar com os filhos. Na quinta, sobre a relação entre a educação recebida e suas práticas, a maioria relatou sobre práticas negativas e medo, uma falou sobre pontos positivos. Na sexta, sobre a vida sexual das pessoas idosas, a maioria dos idosos relatou a inexistência de vida sexual nesta fase, outros associaram a sentimentos bons e uma afirmou que o desejo aumenta na velhice. Na sétima, discutiu-se sobre os sentimentos com relação à própria sexualidade, foram relatados sentimentos bons, associação com a juventude e experiências negativas. Na oitava, os idosos falaram sobre os assuntos mais fáceis e mais difíceis de conversar com os filhos, 70% dos idosos falaram que sexualidade é o tema mais difícil. Na última categoria, sobre a percepção do idoso com relação à sexualidade vivida pelo jovem atualmente, 80% afirmaram ter uma imagem negativa de como o jovem exerce sua sexualidade, destes 50% associaram às mulheres que têm vida sexual ativa antes do casamento. É evidente que a educação recebida, influencia diretamente nas práticas e na educação repassada aos indivíduos.
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Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa seguiu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Nossa amostra foi composta por 20 idosos, com faixa etária entre 60 e 89 anos. Foram abordadas nove categorias, a fim de responder os questionamentos propostos pelos objetivos. Na primeira categoria sobre a sexualidade na época de adolescência dos idosos, houve um maior número de relatos associados à repressão sexual, por outro lado, alguns idosos falaram sobre o amor verdadeiro da época. Na segunda categoria, sobre o conceito de sexualidade para eles, foram citados significados, positivos, negativos, associados à juventude e os fisiológicos. Na terceira categoria, sobre o tipo de informação recebida dos pais durante a adolescência sobre sexualidade, os idosos foram unânimes em afirmar que não havia diálogos entre pais e filhos sobre o tema. Na quarta categoria, sobre as informações sobre sexualidade repassadas aos seus filhos, metade dos entrevistados afirmou não conversar com os filhos. Na quinta, sobre a relação entre a educação recebida e suas práticas, a maioria relatou sobre práticas negativas e medo, uma falou sobre pontos positivos. Na sexta, sobre a vida sexual das pessoas idosas, a maioria dos idosos relatou a inexistência de vida sexual nesta fase, outros associaram a sentimentos bons e uma afirmou que o desejo aumenta na velhice. Na sétima, discutiu-se sobre os sentimentos com relação à própria sexualidade, foram relatados sentimentos bons, associação com a juventude e experiências negativas. Na oitava, os idosos falaram sobre os assuntos mais fáceis e mais difíceis de conversar com os filhos, 70% dos idosos falaram que sexualidade é o tema mais difícil. Na última categoria, sobre a percepção do idoso com relação à sexualidade vivida pelo jovem atualmente, 80% afirmaram ter uma imagem negativa de como o jovem exerce sua sexualidade, destes 50% associaram às mulheres que têm vida sexual ativa antes do casamento. É evidente que a educação recebida, influencia diretamente nas práticas e na educação repassada aos indivíduos.The oldness isn’t formed by a group of people with the same characteristics, in contrast, the old age is a plural experience. Sexuality is a complex subject that has been studied with emphasis on its bio-psycho-social context. The primary goal was to measure the elderly’s knowledge about sexuality, in order to identify how the sexual education received has influenced or still influences their practices, as well, on their conversations with their children. It is a field, descriptive study, of qualitative nature. The survey was conducted with elderly participants in a support group, in the city of Cajazeiras- PB. An interview recorded, from a semi-structured been performed. Data were analyzed according to the technique of content analysis of Bardin. The research followed the 466/12 National Health Council resolution. To the accomplishment of the research, 20 elderly were interviewed, aged between 60 and 89. There were 9 categories in order to answer the questionnaires proposed by the primary goal. On the first category, about the sexuality at the elderly’s adolescence, there was a greater number of reports about sexual repression, by the other hand, some of the elderly spoke about the true love that existed at the time. On the second category, about their concept of sexuality, there were positive and negative meanings associated with their youth and physiological aspects. On the third category, about the information about sexuality provided by parents during adolescence, they were unanimous claiming that there weren’t any kind of conversation between parents and children about the subject. On the fourth category, about the sexual information provided to their children, half of the interviewed claimed they don’t speak about the subject with their children. On the fifth category, about the relation about the education received and their practices, most of them related about negative practices and fear, one of them spoke about positive aspects. On the sixth category, about elderly’s sexual life, most of them reported the nonexistence of sexual life on their age, others associated this to good feelings and one of them reported an increased sexual desire on this phase. On the seventh category, there was a discussion about their own sexuality and good feelings were reported, association with youth and negative experiences. On the eighth category, the elderly talked about the most difficult subjects to talk to their sons, 70% claimed that sexuality is in fact the most difficult subject. On the last category, about the elderly’s perception of the sexuality lived by the young today, 80% claimed to have a negative image of how young people exercise their sexuality, 50% of them, associated that point of view to the women that have active sexual life before wedding. Clearly the education received, directly influences the practices and education passed on to individuals.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-10-25T11:06:30Z No. of bitstreams: 1 OLÍMPIA MARIA TEIXEIRA RBEIRO. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2014.pdf: 728360 bytes, checksum: 387eba8f34865b120c178614ed9d12e7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T11:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLÍMPIA MARIA TEIXEIRA RBEIRO. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2014.pdf: 728360 bytes, checksum: 387eba8f34865b120c178614ed9d12e7 (MD5) Previous issue date: 2014Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.Educação sexual - idosoFamília - educação sexualVelhice e sexualidadeSex Education - ElderlyFamily - Sex EducationOld age and sexualityVelhice e sexualidade: uma reflexão sobre o ciclo de educação sexual recebida e repassada aos filhos.Old age and sexuality: a reflection on the cycle of sexual education received and passed on to children.20142019-10-25T11:06:30Z2019-10-252019-10-25T11:06:30Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8486RIBEIRO, Olímpia Maria Teixeira. Velhice e sexualidade: uma reflexão sobre o ciclo de educação sexual recebida e repassada aos filhos. 2014. 72f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALOLÍMPIA MARIA TEIXEIRA RBEIRO. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2014.pdfOLÍMPIA MARIA TEIXEIRA RBEIRO. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. 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