Reparação do dano moral: a problemática do quantum.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Téssia Ryana Martins de.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13416
Resumo: Num progresso social em que o homem sofre constantemente atentado a sua pessoa, torna-se imprescindível a criação de soluções que sanem tais lesões. E quando se trata de bens de natureza extra patrimonial. como se caracteriza o dano moral, essas soluções nem sempre se apresentam, quer por não ser o bem atingido restituído integralmente, quer por ser dano e sua reparação avaliada subjetivamente. Nesse caso, e preciso fazer uma reparação por equivalente, neutralizando os sentimentos negativos trazidos como conseqüências desse prejuízo. Dai a difícil tarefa dos aplicadores do Direito para se buscar com precisão e liquidez uma indenização justa para que pelo menos seja amenizada a dor sofrida (função reparadora) e também servir como desestimulo para o ofensor ou qualquer outra pessoa da sociedade pratique atos como aquele (função punitiva). Alem disso, deve o magistrado ater-se ao caso a fim de evitar o enriquecimento e/ou empobrecimento das partes e ser coerente em sua decisão, não utilizando do Poder judiciário uma mera "máquina de indenização por danos morais". E, não tendo o nosso ordenamento limites legais para o valor da indenização. deixa na maioria das vezes ao arbítrio do juiz, o que se leva a inúmeros questionamentos dos doutrinadores. Tentando evitar esse arbitramento, tramita no Senado um projeto de lei que fixa valores proporcionais ao agravo. Num ou noutro caso, o que se busca e a Justiça.
id UFCG_70823de04f1136100bb741d097b131aa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13416
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Reparação do dano moral: a problemática do quantum.Reparation of moral damage: the quantum problem.Danos morais - reparaçãoResponsabilidade CivilValor indenizatório – danos moraisArbitramento de valor indenizatórioMoral damage - repairCivil responsabilityIndemnity value - pain and sufferingIndemnity value arbitrationNum progresso social em que o homem sofre constantemente atentado a sua pessoa, torna-se imprescindível a criação de soluções que sanem tais lesões. E quando se trata de bens de natureza extra patrimonial. como se caracteriza o dano moral, essas soluções nem sempre se apresentam, quer por não ser o bem atingido restituído integralmente, quer por ser dano e sua reparação avaliada subjetivamente. Nesse caso, e preciso fazer uma reparação por equivalente, neutralizando os sentimentos negativos trazidos como conseqüências desse prejuízo. Dai a difícil tarefa dos aplicadores do Direito para se buscar com precisão e liquidez uma indenização justa para que pelo menos seja amenizada a dor sofrida (função reparadora) e também servir como desestimulo para o ofensor ou qualquer outra pessoa da sociedade pratique atos como aquele (função punitiva). Alem disso, deve o magistrado ater-se ao caso a fim de evitar o enriquecimento e/ou empobrecimento das partes e ser coerente em sua decisão, não utilizando do Poder judiciário uma mera "máquina de indenização por danos morais". E, não tendo o nosso ordenamento limites legais para o valor da indenização. deixa na maioria das vezes ao arbítrio do juiz, o que se leva a inúmeros questionamentos dos doutrinadores. Tentando evitar esse arbitramento, tramita no Senado um projeto de lei que fixa valores proporcionais ao agravo. Num ou noutro caso, o que se busca e a Justiça.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCG20032020-07-20T18:35:12Z2020-07-202020-07-20T18:35:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13416ANDRADE, Téssia Ryana Martins de. Reparação do dano moral: a problemática do quantum. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2003.porANDRADE, Téssia Ryana Martins de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-13T18:17:56Zoai:localhost:riufcg/13416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-13T18:17:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
Reparation of moral damage: the quantum problem.
title Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
spellingShingle Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
ANDRADE, Téssia Ryana Martins de.
Danos morais - reparação
Responsabilidade Civil
Valor indenizatório – danos morais
Arbitramento de valor indenizatório
Moral damage - repair
Civil responsability
Indemnity value - pain and suffering
Indemnity value arbitration
title_short Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
title_full Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
title_fullStr Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
title_full_unstemmed Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
title_sort Reparação do dano moral: a problemática do quantum.
author ANDRADE, Téssia Ryana Martins de.
author_facet ANDRADE, Téssia Ryana Martins de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Téssia Ryana Martins de.
dc.subject.por.fl_str_mv Danos morais - reparação
Responsabilidade Civil
Valor indenizatório – danos morais
Arbitramento de valor indenizatório
Moral damage - repair
Civil responsability
Indemnity value - pain and suffering
Indemnity value arbitration
topic Danos morais - reparação
Responsabilidade Civil
Valor indenizatório – danos morais
Arbitramento de valor indenizatório
Moral damage - repair
Civil responsability
Indemnity value - pain and suffering
Indemnity value arbitration
description Num progresso social em que o homem sofre constantemente atentado a sua pessoa, torna-se imprescindível a criação de soluções que sanem tais lesões. E quando se trata de bens de natureza extra patrimonial. como se caracteriza o dano moral, essas soluções nem sempre se apresentam, quer por não ser o bem atingido restituído integralmente, quer por ser dano e sua reparação avaliada subjetivamente. Nesse caso, e preciso fazer uma reparação por equivalente, neutralizando os sentimentos negativos trazidos como conseqüências desse prejuízo. Dai a difícil tarefa dos aplicadores do Direito para se buscar com precisão e liquidez uma indenização justa para que pelo menos seja amenizada a dor sofrida (função reparadora) e também servir como desestimulo para o ofensor ou qualquer outra pessoa da sociedade pratique atos como aquele (função punitiva). Alem disso, deve o magistrado ater-se ao caso a fim de evitar o enriquecimento e/ou empobrecimento das partes e ser coerente em sua decisão, não utilizando do Poder judiciário uma mera "máquina de indenização por danos morais". E, não tendo o nosso ordenamento limites legais para o valor da indenização. deixa na maioria das vezes ao arbítrio do juiz, o que se leva a inúmeros questionamentos dos doutrinadores. Tentando evitar esse arbitramento, tramita no Senado um projeto de lei que fixa valores proporcionais ao agravo. Num ou noutro caso, o que se busca e a Justiça.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2020-07-20T18:35:12Z
2020-07-20
2020-07-20T18:35:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13416
ANDRADE, Téssia Ryana Martins de. Reparação do dano moral: a problemática do quantum. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2003.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13416
identifier_str_mv ANDRADE, Téssia Ryana Martins de. Reparação do dano moral: a problemática do quantum. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2003.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448098140160