História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Rafael José de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
Resumo: A História Oral e a tradição dos conhecimentos e das práticas religiosas que constituem os cultos afro brasileiros podem mostrar como a voz se espacializa e adquire características próprias em cada ambiente que a tenha como fundamental na reconstrução das realidades sócio-culturais e subjetivas dos indivíduos. Nos terreiros, a vivência, a experiência empírica e a oralidade são os principais agentes mantenedores da vocalidade e da performance no tempo e no espaço. Assim, procura-se nesse artigo refletir sobre a história da transmissão oral dos conhecimentos e práticas religiosas de dois pais e de duas mães de santo de Campina Grande – PB, a partir da narração que eles fazem de si próprios quando foram “tocados’ pelo Orixá. Por esta perspectiva, tem-se que o novo e o inédito do não-dito subjazem nas palavras, que são originadas na linguagem oral, e são captados, sobretudo, nas sutilezas da narrativização. Se são na narração, no falar ou no contar histórias que as experiências pessoais e coletivas são reveladas, então é na expressão do oral que os indivíduos registram suas marcas do vivido: crenças, relações familiares e de amizades, gostos e cultura, dentre outros. Na narração, o indivíduo ressignifica suas experiências, compartilhando-as com aquele que o escuta. Reconfigura e (re)inventa o que lhe foi transmitido oralmente, acrescido de conhecimentos práticos e criações próprias. Análises preliminares apontam que: a) são a voz, o corpo e a performance que mantém os costumes, os princípios e os fundamentos da tradição discursiva dos Orixás e demais espíritos da Jurema, vivos e (re)atualizados na história de suas existências. Uma “obra viva” que encontra força e suporte no rigor da transmissão oral, visual e fazeres repetidos e exercitados, b) na cultura oral dos terreiros, a performance se faz presente como uma “ação oral-auditiva complexa”, envolvendo a história do sagrado afrobrasileiro, c) todo o simbólico e a magia que engloba os Orixás e os espíritos da Jurema ganham forma e força através da palavra e do corpo dos médiuns, d) as vozes histórico-culturais entrecruzadas do sagrado com os sujeitos, os filhos, ou filhas, de santos, teatralizam o corpo destes no espaço e no tempo pela performance e e) nessa cultura de tradição vocal, os conhecimentos são verbalizados e atualizados, a partir das histórias de vida de cada indivíduo e das referências e proximidades ao cotidiano da vida humana
id UFCG_70b881c63543da6dfe50b79d3422e8b7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34030
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.Oral history and tradition: orixás, children, vocality and body.História oralCultos afro brasileirosOrixásTransmissão oral - práticas religiosas afro brasileirasPais de santo - práticas religiosasMães de santo - práticas religiosasHistória da transmissão oral - práticas religiosasNarração - práticas religiosasCostumes afro brasileiros - transmissão oralTradição discursiva dos orixásTransmissão visual - práticas religiosas afro brasileirasCultura oral dos terreirosTradição vocalReligiões afro brasileirasOral historyAfro Brazilian cultsOrishasOral transmission - Afro-Brazilian religious practicesPais de santo - religious practicesSaint mothers - religious practicesHistory of oral transmission - religious practicesNarration - religious practicesAfro Brazilian customs - oral transmissionDiscursive tradition of the orixásVisual transmission - Afro-Brazilian religious practicesOral culture of the terreirosVocal traditionAfro Brazilian religionsHistória.A História Oral e a tradição dos conhecimentos e das práticas religiosas que constituem os cultos afro brasileiros podem mostrar como a voz se espacializa e adquire características próprias em cada ambiente que a tenha como fundamental na reconstrução das realidades sócio-culturais e subjetivas dos indivíduos. Nos terreiros, a vivência, a experiência empírica e a oralidade são os principais agentes mantenedores da vocalidade e da performance no tempo e no espaço. Assim, procura-se nesse artigo refletir sobre a história da transmissão oral dos conhecimentos e práticas religiosas de dois pais e de duas mães de santo de Campina Grande – PB, a partir da narração que eles fazem de si próprios quando foram “tocados’ pelo Orixá. Por esta perspectiva, tem-se que o novo e o inédito do não-dito subjazem nas palavras, que são originadas na linguagem oral, e são captados, sobretudo, nas sutilezas da narrativização. Se são na narração, no falar ou no contar histórias que as experiências pessoais e coletivas são reveladas, então é na expressão do oral que os indivíduos registram suas marcas do vivido: crenças, relações familiares e de amizades, gostos e cultura, dentre outros. Na narração, o indivíduo ressignifica suas experiências, compartilhando-as com aquele que o escuta. Reconfigura e (re)inventa o que lhe foi transmitido oralmente, acrescido de conhecimentos práticos e criações próprias. Análises preliminares apontam que: a) são a voz, o corpo e a performance que mantém os costumes, os princípios e os fundamentos da tradição discursiva dos Orixás e demais espíritos da Jurema, vivos e (re)atualizados na história de suas existências. Uma “obra viva” que encontra força e suporte no rigor da transmissão oral, visual e fazeres repetidos e exercitados, b) na cultura oral dos terreiros, a performance se faz presente como uma “ação oral-auditiva complexa”, envolvendo a história do sagrado afrobrasileiro, c) todo o simbólico e a magia que engloba os Orixás e os espíritos da Jurema ganham forma e força através da palavra e do corpo dos médiuns, d) as vozes histórico-culturais entrecruzadas do sagrado com os sujeitos, os filhos, ou filhas, de santos, teatralizam o corpo destes no espaço e no tempo pela performance e e) nessa cultura de tradição vocal, os conhecimentos são verbalizados e atualizados, a partir das histórias de vida de cada indivíduo e das referências e proximidades ao cotidiano da vida humanaUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T10:23:25Z2024-01-222024-01-22T10:23:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030MELO, Rafael José de. História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 271-280. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030porMELO, Rafael José de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T10:23:54Zoai:localhost:riufcg/34030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T10:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
Oral history and tradition: orixás, children, vocality and body.
title História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
spellingShingle História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
MELO, Rafael José de.
História oral
Cultos afro brasileiros
Orixás
Transmissão oral - práticas religiosas afro brasileiras
Pais de santo - práticas religiosas
Mães de santo - práticas religiosas
História da transmissão oral - práticas religiosas
Narração - práticas religiosas
Costumes afro brasileiros - transmissão oral
Tradição discursiva dos orixás
Transmissão visual - práticas religiosas afro brasileiras
Cultura oral dos terreiros
Tradição vocal
Religiões afro brasileiras
Oral history
Afro Brazilian cults
Orishas
Oral transmission - Afro-Brazilian religious practices
Pais de santo - religious practices
Saint mothers - religious practices
History of oral transmission - religious practices
Narration - religious practices
Afro Brazilian customs - oral transmission
Discursive tradition of the orixás
Visual transmission - Afro-Brazilian religious practices
Oral culture of the terreiros
Vocal tradition
Afro Brazilian religions
História.
title_short História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
title_full História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
title_fullStr História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
title_full_unstemmed História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
title_sort História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo.
author MELO, Rafael José de.
author_facet MELO, Rafael José de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Rafael José de.
dc.subject.por.fl_str_mv História oral
Cultos afro brasileiros
Orixás
Transmissão oral - práticas religiosas afro brasileiras
Pais de santo - práticas religiosas
Mães de santo - práticas religiosas
História da transmissão oral - práticas religiosas
Narração - práticas religiosas
Costumes afro brasileiros - transmissão oral
Tradição discursiva dos orixás
Transmissão visual - práticas religiosas afro brasileiras
Cultura oral dos terreiros
Tradição vocal
Religiões afro brasileiras
Oral history
Afro Brazilian cults
Orishas
Oral transmission - Afro-Brazilian religious practices
Pais de santo - religious practices
Saint mothers - religious practices
History of oral transmission - religious practices
Narration - religious practices
Afro Brazilian customs - oral transmission
Discursive tradition of the orixás
Visual transmission - Afro-Brazilian religious practices
Oral culture of the terreiros
Vocal tradition
Afro Brazilian religions
História.
topic História oral
Cultos afro brasileiros
Orixás
Transmissão oral - práticas religiosas afro brasileiras
Pais de santo - práticas religiosas
Mães de santo - práticas religiosas
História da transmissão oral - práticas religiosas
Narração - práticas religiosas
Costumes afro brasileiros - transmissão oral
Tradição discursiva dos orixás
Transmissão visual - práticas religiosas afro brasileiras
Cultura oral dos terreiros
Tradição vocal
Religiões afro brasileiras
Oral history
Afro Brazilian cults
Orishas
Oral transmission - Afro-Brazilian religious practices
Pais de santo - religious practices
Saint mothers - religious practices
History of oral transmission - religious practices
Narration - religious practices
Afro Brazilian customs - oral transmission
Discursive tradition of the orixás
Visual transmission - Afro-Brazilian religious practices
Oral culture of the terreiros
Vocal tradition
Afro Brazilian religions
História.
description A História Oral e a tradição dos conhecimentos e das práticas religiosas que constituem os cultos afro brasileiros podem mostrar como a voz se espacializa e adquire características próprias em cada ambiente que a tenha como fundamental na reconstrução das realidades sócio-culturais e subjetivas dos indivíduos. Nos terreiros, a vivência, a experiência empírica e a oralidade são os principais agentes mantenedores da vocalidade e da performance no tempo e no espaço. Assim, procura-se nesse artigo refletir sobre a história da transmissão oral dos conhecimentos e práticas religiosas de dois pais e de duas mães de santo de Campina Grande – PB, a partir da narração que eles fazem de si próprios quando foram “tocados’ pelo Orixá. Por esta perspectiva, tem-se que o novo e o inédito do não-dito subjazem nas palavras, que são originadas na linguagem oral, e são captados, sobretudo, nas sutilezas da narrativização. Se são na narração, no falar ou no contar histórias que as experiências pessoais e coletivas são reveladas, então é na expressão do oral que os indivíduos registram suas marcas do vivido: crenças, relações familiares e de amizades, gostos e cultura, dentre outros. Na narração, o indivíduo ressignifica suas experiências, compartilhando-as com aquele que o escuta. Reconfigura e (re)inventa o que lhe foi transmitido oralmente, acrescido de conhecimentos práticos e criações próprias. Análises preliminares apontam que: a) são a voz, o corpo e a performance que mantém os costumes, os princípios e os fundamentos da tradição discursiva dos Orixás e demais espíritos da Jurema, vivos e (re)atualizados na história de suas existências. Uma “obra viva” que encontra força e suporte no rigor da transmissão oral, visual e fazeres repetidos e exercitados, b) na cultura oral dos terreiros, a performance se faz presente como uma “ação oral-auditiva complexa”, envolvendo a história do sagrado afrobrasileiro, c) todo o simbólico e a magia que engloba os Orixás e os espíritos da Jurema ganham forma e força através da palavra e do corpo dos médiuns, d) as vozes histórico-culturais entrecruzadas do sagrado com os sujeitos, os filhos, ou filhas, de santos, teatralizam o corpo destes no espaço e no tempo pela performance e e) nessa cultura de tradição vocal, os conhecimentos são verbalizados e atualizados, a partir das histórias de vida de cada indivíduo e das referências e proximidades ao cotidiano da vida humana
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-22T10:23:25Z
2024-01-22
2024-01-22T10:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
MELO, Rafael José de. História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 271-280. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
identifier_str_mv MELO, Rafael José de. História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 271-280. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609826308096