Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Igor Vieira de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
Resumo: A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD.
id UFCG_70bed18cb3955fa2e94e30742acd3c15
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6317
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.Elicitation and validation of requirements for the creation of applications for literacy of children with Down syndrome.Educação EspecialEngenharia de RequisitosAlfabetizaçãoSíndrome de DownGamificaçãoSpecial EducationRequirements EngineeringLiteracyDown's SyndromeGamificationCiência da ComputaçãoA síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD.Down syndrome (DS) is the most common genetic cause of intellectual disability in the world, requiring more attention, especially in the literacy and language acquisition processes. Although there are studies that address such issues, there are still few studies that support these processes, simultaneously providing education and entertainment for people with DS. This dissertation presents the results of a research that aims to elicit and validate requirements that guide the development of gamified software applications that help in the process of literacy and language acquisition for children with DS in a playful way. To do so, the study elicited the requirements through literature review, software product analyses and interviews with the SD public, parents and specialists, from both Brazil and Australia. In total, 17 people were interviewed (6 with SD, 4 parents and 7 specialists). The results indicate that the requirements found and validated can help the literacy process in SD, with the requirements related to navigation and interface as possibly the most relevant for the creation of these applications. Thus, this work brings contributions to the development of applications that support processes of language acquisition and literacy in children with SD. It provides information about requirements, their classes and their validations, serving in the future as a guide for the development of gamified software for the SD audience.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMOURA, José Antão Beltrão.MOURA, J. Antão B.http://lattes.cnpq.br/3572375884177951ANDRADE , Nazareno Ferreira de.BARROS, Marcelo Alves de.SOUZA, Igor Vieira de.2019-05-232019-08-29T09:22:32Z2019-08-292019-08-29T09:22:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-30T11:56:16Zoai:localhost:riufcg/6317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-30T11:56:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
Elicitation and validation of requirements for the creation of applications for literacy of children with Down syndrome.
title Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
spellingShingle Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
SOUZA, Igor Vieira de.
Educação Especial
Engenharia de Requisitos
Alfabetização
Síndrome de Down
Gamificação
Special Education
Requirements Engineering
Literacy
Down's Syndrome
Gamification
Ciência da Computação
title_short Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
title_full Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
title_fullStr Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
title_full_unstemmed Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
title_sort Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
author SOUZA, Igor Vieira de.
author_facet SOUZA, Igor Vieira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOURA, José Antão Beltrão.
MOURA, J. Antão B.
http://lattes.cnpq.br/3572375884177951
ANDRADE , Nazareno Ferreira de.
BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Igor Vieira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Engenharia de Requisitos
Alfabetização
Síndrome de Down
Gamificação
Special Education
Requirements Engineering
Literacy
Down's Syndrome
Gamification
Ciência da Computação
topic Educação Especial
Engenharia de Requisitos
Alfabetização
Síndrome de Down
Gamificação
Special Education
Requirements Engineering
Literacy
Down's Syndrome
Gamification
Ciência da Computação
description A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23
2019-08-29T09:22:32Z
2019-08-29
2019-08-29T09:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
identifier_str_mv SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389610668032