Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317 |
Resumo: | A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD. |
id |
UFCG_70bed18cb3955fa2e94e30742acd3c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6317 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down.Elicitation and validation of requirements for the creation of applications for literacy of children with Down syndrome.Educação EspecialEngenharia de RequisitosAlfabetizaçãoSíndrome de DownGamificaçãoSpecial EducationRequirements EngineeringLiteracyDown's SyndromeGamificationCiência da ComputaçãoA síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD.Down syndrome (DS) is the most common genetic cause of intellectual disability in the world, requiring more attention, especially in the literacy and language acquisition processes. Although there are studies that address such issues, there are still few studies that support these processes, simultaneously providing education and entertainment for people with DS. This dissertation presents the results of a research that aims to elicit and validate requirements that guide the development of gamified software applications that help in the process of literacy and language acquisition for children with DS in a playful way. To do so, the study elicited the requirements through literature review, software product analyses and interviews with the SD public, parents and specialists, from both Brazil and Australia. In total, 17 people were interviewed (6 with SD, 4 parents and 7 specialists). The results indicate that the requirements found and validated can help the literacy process in SD, with the requirements related to navigation and interface as possibly the most relevant for the creation of these applications. Thus, this work brings contributions to the development of applications that support processes of language acquisition and literacy in children with SD. It provides information about requirements, their classes and their validations, serving in the future as a guide for the development of gamified software for the SD audience.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMOURA, José Antão Beltrão.MOURA, J. Antão B.http://lattes.cnpq.br/3572375884177951ANDRADE , Nazareno Ferreira de.BARROS, Marcelo Alves de.SOUZA, Igor Vieira de.2019-05-232019-08-29T09:22:32Z2019-08-292019-08-29T09:22:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-30T11:56:16Zoai:localhost:riufcg/6317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-30T11:56:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. Elicitation and validation of requirements for the creation of applications for literacy of children with Down syndrome. |
title |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. |
spellingShingle |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. SOUZA, Igor Vieira de. Educação Especial Engenharia de Requisitos Alfabetização Síndrome de Down Gamificação Special Education Requirements Engineering Literacy Down's Syndrome Gamification Ciência da Computação |
title_short |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. |
title_full |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. |
title_fullStr |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. |
title_full_unstemmed |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. |
title_sort |
Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. |
author |
SOUZA, Igor Vieira de. |
author_facet |
SOUZA, Igor Vieira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MOURA, José Antão Beltrão. MOURA, J. Antão B. http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 ANDRADE , Nazareno Ferreira de. BARROS, Marcelo Alves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Igor Vieira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Engenharia de Requisitos Alfabetização Síndrome de Down Gamificação Special Education Requirements Engineering Literacy Down's Syndrome Gamification Ciência da Computação |
topic |
Educação Especial Engenharia de Requisitos Alfabetização Síndrome de Down Gamificação Special Education Requirements Engineering Literacy Down's Syndrome Gamification Ciência da Computação |
description |
A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização e aquisição da linguagem. Apesar de existirem trabalhos que abordem tais questões, ainda são escassos estudos que auxiliem nesses processos, proporcionando, simultaneamente, educação e diversão às pessoas com SD. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que objetiva elicitar e validar requisitos que norteiem o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir de revisão da literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com o público SD, pais e especialistas, tanto do Brasil quanto da Austrália. No total, foram entrevistados 17 pessoas (6 com SD, 4 pais e 7 especialistas). Os resultados indicam que os requisitos encontrados e validados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD, tendo os requisitos relacionados à navegação e interface como, possivelmente, os mais relevantes para a criação dessas aplicações. Assim sendo, este trabalho traz contribuições para o desenvolvimento de aplicações para os processos de aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, visto que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados para o público SD. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-23 2019-08-29T09:22:32Z 2019-08-29 2019-08-29T09:22:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317 SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317 |
identifier_str_mv |
SOUZA, I. V. de. Elicitação e validação de requisitos para a criação de aplicações para alfabetização de crianças com síndrome de Down. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744389610668032 |