Corpos em movimento: masculinidades e práticas educativas da dança em Campina Grande (1985-2017).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Eulina Souto.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12518
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a pedagogização do corpo masculino, por meio da dança, na cidade de Campina Grande, PB, entre os anos de 1985 e 2017. Partindo desse objetivo, esse texto se organiza em três etapas: incialmente, a historicizar o corpo, a dança e as experiências dançantes do masculino nessa cidade para investigar acerca da reduzida presença masculina no balé clássico e quais os fatores que foram responsáveis por ocasionar uma mudança nesse quadro entre 1985 e 2017; em seguida, são trazidos à tona os discursos que fabricaram a identidade do homem nordestino, para pensar as permanências, hegemonias e como isso chega às danças. Assim, são problematizadas diferentes modalidades de dança e o modelo de masculino que foi construído e associado a elas, para pensar questões vinculadas às discussões de gênero e sexualidade; por fim - ainda pensando os homens e a dança em Campina Grande - é trazido o projeto ―Cultura no Presídio‖ para pensar como ele possibilitou outras experiências de práticas educativas do corpo por meio da dança, nesse caso, com homens que cumpriam pena em um presídio de segurança máxima na cidade de Campina Grande. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi imprescindível o diálogo com os Estudos Pós-Estruturalistas de Gênero e a Filosofia da Diferença. As categorias: gênero e dança, assim como os conceitos de corpo, disciplina, práticas educativas, masculinidades e artes de si, estão distribuídas por toda essa produção, haja vista que ela historiciza as danças pensando-as de duas maneiras. Primeiro: como práticas educativas que modelaram corpos para atender a interesses - dentro de rituais religiosos, em monarquias absolutistas, em grandes companhias de dança com interesses comerciais. Segundo: como uma prática capaz de produzir sujeitos livres e aptos a atribuírem novos sentidos a própria existência. As fontes analisadas dentro dessa produção são jornais, fotografias, um documentário e relatos orais recolhidos por meio de entrevistas com pessoas que fizeram ou fazem parte do cenário artístico da cidade. Para tanto, foi necessário o recurso metodológico de análise de discurso, a partir de Michel Foucault (2014).
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Partindo desse objetivo, esse texto se organiza em três etapas: incialmente, a historicizar o corpo, a dança e as experiências dançantes do masculino nessa cidade para investigar acerca da reduzida presença masculina no balé clássico e quais os fatores que foram responsáveis por ocasionar uma mudança nesse quadro entre 1985 e 2017; em seguida, são trazidos à tona os discursos que fabricaram a identidade do homem nordestino, para pensar as permanências, hegemonias e como isso chega às danças. Assim, são problematizadas diferentes modalidades de dança e o modelo de masculino que foi construído e associado a elas, para pensar questões vinculadas às discussões de gênero e sexualidade; por fim - ainda pensando os homens e a dança em Campina Grande - é trazido o projeto ―Cultura no Presídio‖ para pensar como ele possibilitou outras experiências de práticas educativas do corpo por meio da dança, nesse caso, com homens que cumpriam pena em um presídio de segurança máxima na cidade de Campina Grande. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi imprescindível o diálogo com os Estudos Pós-Estruturalistas de Gênero e a Filosofia da Diferença. As categorias: gênero e dança, assim como os conceitos de corpo, disciplina, práticas educativas, masculinidades e artes de si, estão distribuídas por toda essa produção, haja vista que ela historiciza as danças pensando-as de duas maneiras. Primeiro: como práticas educativas que modelaram corpos para atender a interesses - dentro de rituais religiosos, em monarquias absolutistas, em grandes companhias de dança com interesses comerciais. Segundo: como uma prática capaz de produzir sujeitos livres e aptos a atribuírem novos sentidos a própria existência. As fontes analisadas dentro dessa produção são jornais, fotografias, um documentário e relatos orais recolhidos por meio de entrevistas com pessoas que fizeram ou fazem parte do cenário artístico da cidade. Para tanto, foi necessário o recurso metodológico de análise de discurso, a partir de Michel Foucault (2014).CapesCe mémoire de maîtrise vise à analyser la pédagogie du corps masculin, à travers la danse, dans la ville de Campina Grande, PB, entre les années 1985 et 2017. Partant de cet objectif, ce texte s'organise en trois étapes: dans un premier temps, d'historiser le corps masculin, la danse et les expériences de danse dans cette ville pour enquêter sur la réduction de la présence masculine dans le ballet classique et sur les facteurs responsables d'un changement dans ce scénario entre 1985 et 2017; ensuite, les discours qui ont fabriqué l'identité de l'homme du Nord-Est sont remontés à la surface, pour réfléchir aux permanences, aux hégémonies et à la façon dont il s'agit des danses. Ainsi, différentes modalités de danse et le modèle masculin qui ont été construits et associés sont problématisés, pour réfléchir aux questions liées aux discussions sur le genre et la sexualité; enfin - en pensant toujours aux hommes et à la danse à Campina Grande - le projet «Cultura no Presídio» est amené à réfléchir sur la façon dont il a permis d'autres expériences de pratiques éducatives du corps à travers la danse, dans ce cas, avec des hommes purgeant une peine dans un prison de haute sécurité de la ville de Campina Grande. Pour le développement de cette recherche, le dialogue avec les études de genre post-structuralistes et la philosophie de la différence était essentiel. Les catégories: genre et danse, ainsi que les notions de corps, de discipline, de pratiques éducatives, de masculinités et des arts d'elles-mêmes, sont réparties tout au long de cette production, étant donné qu'elle historise les danses de deux manières. Premièrement: en tant que pratiques éducatives qui façonnaient les corps pour servir les intérêts - dans les rituels religieux, dans les monarchies absolutistes, dans les grandes compagnies de danse ayant des intérêts commerciaux. Deuxièmement: comme une pratique capable de produire des sujets libres et capables d'attribuer de nouvelles significations à leur propre existence. Les sources analysées dans cette production sont des journaux, des photographies, un documentaire et des reportages oraux recueillis lors d'entretiens avec des personnes qui faisaient ou font partie de la scène artistique de la ville. Pour cela, il fallait la ressource méthodologique d'analyse du discours, de Michel Foucault (2014).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.SOARES JÚNIOR, A. S.http://lattes.cnpq.br/5548182860228173OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.SOUTO MAIOR JÚNIOR , Paulo Roberto.PRATO, Aliny Dayany Pereira de Medeiros.DIAS, Eulina Souto.20202020-03-12T10:31:04Z2020-03-122020-03-12T10:31:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12518DIAS, E. S. Corpos em movimento: masculinidades e práticas educativas da dança em Campina Grande (1985-2017). 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. 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