Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: RAMALHO, Renan Vinícius de Alves.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
Resumo: O trabalho apresentado a seguir é integrante do Programa institucional de bolsa a iniciação a docência, PIBID, em atividade com o departamento de história da UFRN financiado pela CAPES. As seguintes atividades foram realizadas no colégio José Fernandes Machado sob a coordenação e orientação da Prof.ª Dr.ª Fátima Martins Lopes. O tema, identidade, foi uma das propostas trabalhadas pelo PIBID História UFRN. O grupo trabalhou sob a orientação temática das identidades históricas, em que conceitos como a nação e nacionalismo tornaram-se objeto de ensino. Sob esta perspectiva de ensino, entendemos que a prática escolar se define enquanto geradora de autonomia, ou seja, de habilidades que ultrapassem as fronteiras das escolas; que acompanhe o aluno nas demandas da vida prática e os conduzam a um exercício da cidadania de maneira consciente. Nesse sentido, o ensino de histórica é responsável por estimular a consciência histórica do aluno, atribuindo-lhe diferente capacidade de perceber sua realidade, compreendendo como a sociedade é construída por sujeitos que fazem uso de memória na construção de suas diversas identidades. Partimos da premissa que as identidades são historicamente construídas, constituem como operação que lida com simbologias e representações. Nessa perspectiva, utilizamos como recurso didático documentos iconográficos, imagens que expressem simbolicamente as diversas manifestações culturais de identidade. A temática é relevante, na medida em que a naturalização das identidades é constante objeto de uso político e social. Trata-se de compreender e, sobre tudo, desconstruí-lo, criticar, esmiuçar suas operações históricas. Desenvolver a temática a partir de referências historiográficas como Erick Hobsbawn, Nação e Nacionalismo, estreitando a relação entre a escola e as discussões acadêmicas. Analisar seus conceitos e historicidade é desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno de perceber os elementos que permeiam o seu cotidiano, elementos que estão naturalizados no seu censo comum. É emergir em uma relação conflituosa do aluno em sua compreensão histórica, tornar o ensino de História ferramenta de construção e conscientização de sua cidadania.
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