Análise do perfil e dos efeitos cognitivos em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ou deficiência intelectual participantes de equoterapia no sertão paraibano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31364 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza pelos comportamentos estereotipados e dificuldades nas habilidades sociocomunicativas, cuja a etiologia apresentase de forma multifatorial e o diagnóstico está associado as manifestações clínicas, como: déficits na comunicação, alterações comportamentais, hipersensibilidade, atrasos psicomotores, alterações nas habilidades cognitivas e outros. A partir dessas manifestações clínicas buscasse métodos terapêuticos capazes de promover o desenvolvimento biopsicomotor das crianças com TEA, a exemplo da Equoterapia que envolve uma abordagem inter/mutildisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, através da utilização do cavalo como principal ferramenta cinesioterapêutica capaz de proporcionar ao praticante benefícios nos aspectos motores, sensoriais, comportamentais e sociais, resultando assim, no desenvolvimento biopsicossocial e sensóriomotor. Tendo em vista esses aspectos, a equoterapia é uma das alternativas de terapia complementar que melhor atende às particularidades das crianças com TEA e/ou Deficiência Intelectual DI na atualidade, justificando assim o crescente número de crianças com TEA e DI nos centros e associações de equoterapia. Dessa forma, buscouse analisar o perfil clínico e os efeitos da equoterapia nos três principais domínios cognitivos de crianças com TEA e/ou DI praticantes de equoterapia no estado da Paraíba – Brasil, por meio de dois capítulos que integram esta dissertação. O capítulo I, descreveu os benefícios das terapias com equinos nas áreas cognitivas de crianças com TEA/autismo, por meio de uma revisão sistemática e metanálise de 29 estudos referentes ao tema. No qual, os resultados encontrados apontaram melhoras significativas nas seguintes áreas cognitivas: cognitivo social, comportamental, comunicação e social afetivo. No capítulo II, analisou o perfil clínico dos praticantes de equoterapia no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil e os efeitos da equoterapia nos aspectos cognitivos de crianças com TEA e DI. Sendo analisados dados e observações presentes em três centros de equoterapia, localizados nos municípios de Areia, João Pessoa e Patos. Através de procedimentos semipresenciais e questionários eletrônicos (online), desenvolvidos pelos autores e profissionais interdisciplinares atuantes em centros de equoterapia. A aplicação dos questionários ocorreu em dois momentos: o primeiro associado à organização e estrutura dos centros, com participação de profissionais e gestores dos centros; e o segundo referente aos efeitos cognitivos pelas perspectivas dos responsáveis legais dos praticantes. Como resultados, identificouse que os centros possuem estruturas físicas adequadas para realização dos atendimentos de equoterapia e predomínio dos praticantes com perfil clínico neurológico, além de elevados números de casos de praticantes com TEA e multideficiências. Com relação aos efeitos cognitivos analisados em uma amostra de 15 praticantes com TEA e DI, observouse efeitos positivos nos três domínios cognitivos, destacandose as áreas cognitivas e o cognitivo social. Desse modo, este estudo é de grande relevância para as crianças e indivíduos em geral com TEA e DI, tendo em vista que os enefícios da equoterapia nos aspectos cognitivos não se encontram aclarados na literatura. |
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Análise do perfil e dos efeitos cognitivos em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ou deficiência intelectual participantes de equoterapia no sertão paraibano.Analysis of the profile and cognitive effects in children with Autism Spectrum Disorder or intellectual disability participating in equine therapy in the backlands of Paraíba.Equoterapia.Autismo.Transtorno do Espectro Autista.Cognição.Cognition.Hippotherapy.Autistic Spectrum Disorder.O Transtorno do Espectro Autista TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza pelos comportamentos estereotipados e dificuldades nas habilidades sociocomunicativas, cuja a etiologia apresentase de forma multifatorial e o diagnóstico está associado as manifestações clínicas, como: déficits na comunicação, alterações comportamentais, hipersensibilidade, atrasos psicomotores, alterações nas habilidades cognitivas e outros. A partir dessas manifestações clínicas buscasse métodos terapêuticos capazes de promover o desenvolvimento biopsicomotor das crianças com TEA, a exemplo da Equoterapia que envolve uma abordagem inter/mutildisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, através da utilização do cavalo como principal ferramenta cinesioterapêutica capaz de proporcionar ao praticante benefícios nos aspectos motores, sensoriais, comportamentais e sociais, resultando assim, no desenvolvimento biopsicossocial e sensóriomotor. Tendo em vista esses aspectos, a equoterapia é uma das alternativas de terapia complementar que melhor atende às particularidades das crianças com TEA e/ou Deficiência Intelectual DI na atualidade, justificando assim o crescente número de crianças com TEA e DI nos centros e associações de equoterapia. Dessa forma, buscouse analisar o perfil clínico e os efeitos da equoterapia nos três principais domínios cognitivos de crianças com TEA e/ou DI praticantes de equoterapia no estado da Paraíba – Brasil, por meio de dois capítulos que integram esta dissertação. O capítulo I, descreveu os benefícios das terapias com equinos nas áreas cognitivas de crianças com TEA/autismo, por meio de uma revisão sistemática e metanálise de 29 estudos referentes ao tema. No qual, os resultados encontrados apontaram melhoras significativas nas seguintes áreas cognitivas: cognitivo social, comportamental, comunicação e social afetivo. No capítulo II, analisou o perfil clínico dos praticantes de equoterapia no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil e os efeitos da equoterapia nos aspectos cognitivos de crianças com TEA e DI. Sendo analisados dados e observações presentes em três centros de equoterapia, localizados nos municípios de Areia, João Pessoa e Patos. Através de procedimentos semipresenciais e questionários eletrônicos (online), desenvolvidos pelos autores e profissionais interdisciplinares atuantes em centros de equoterapia. A aplicação dos questionários ocorreu em dois momentos: o primeiro associado à organização e estrutura dos centros, com participação de profissionais e gestores dos centros; e o segundo referente aos efeitos cognitivos pelas perspectivas dos responsáveis legais dos praticantes. Como resultados, identificouse que os centros possuem estruturas físicas adequadas para realização dos atendimentos de equoterapia e predomínio dos praticantes com perfil clínico neurológico, além de elevados números de casos de praticantes com TEA e multideficiências. Com relação aos efeitos cognitivos analisados em uma amostra de 15 praticantes com TEA e DI, observouse efeitos positivos nos três domínios cognitivos, destacandose as áreas cognitivas e o cognitivo social. Desse modo, este estudo é de grande relevância para as crianças e indivíduos em geral com TEA e DI, tendo em vista que os enefícios da equoterapia nos aspectos cognitivos não se encontram aclarados na literatura.Autism Spectrum Disorder ASD is a neurodevelopmental disorder that is characterized by stereotyped behaviors and difficulties in sociocommunicative skills, whose etiology is multifactorial and the diagnosis is associated with clinical manifestations, such as: communication deficits, behavioral changes, hypersensitivity, psychomotor delays, changes in cognitive abilities and others. From these clinical manifestations, I sought therapeutic methods capable of promoting the biopsychomotor development of children with ASD, such as Equine Therapy, which involves an inter/multidisciplinary approach in the areas of health, education and riding, through the use of the horse as the main kinesiotherapeutic tool capable of provide the practitioner with benefits in motor, sensory, behavioral and social aspects, thus resulting in biopsychosocial and sensorimotor development. In view of these aspects, hippotherapy is one of the complementary therapy alternatives that best meets the particularities of children with ASD and/or Intellectual Disability ID today, thus justifying the growing number of children with ASD and DI in centers and associations of hippotherapy. Thus, we sought to analyze the clinical profile and the effects of hippotherapy on the three main cognitive domains of children with ASD and/or ID who practice hippotherapy in the state of Paraíba Brazil, through two chapters that are part of this dissertation. Chapter I, which described the benefits of equine therapies in the cognitive areas of children with ASD/autism, through a systematic review and metaanalysis of 29 studies on the topic. In which, the results found showed significa nt improvements in the following cognitive areas: social cognitive, behavioral, communication and social affective. In chapter II, it analyzed the clinical profile of practitioners of hippotherapy in the State of Paraíba, Northeast of Brazil and the effects of hippotherapy on the cognitive aspects of children with ASD and ID. Data and observations present in three hippotherapy centers located in the cities of Areia, João Pessoa and Patos were analyzed. Through blended procedures and electronic (online) questionnaires, developed by authors and interdisciplinary professionals working in hippotherapy centers. The application of the questionnaires took place in two moments: the first associated with the organization and structure of the centers, with the participation of professionals and managers of the centers; and the second referring to the cognitive effects from the perspectives of the practitioners' legal guardians. As a result, it was identified that the centers have adequate physical structures to carry out hippotherapy treatments and a predominance of practitioners with a neurological clinical profile, in addition to high numbers of cases of practitioners with ASD and multiple disabilities. Regarding the cognitive effects analyzed in a sample of 15 practitioners with ASD and ID, positive effects were observed in the three cognitive domains, highlighting the cognitive and social cognitive areas. Thus, this study is of great relevance for children and individuals in general with ASD and ID, given that the benefits of hippotherapy in cognitive aspects are not clarified in the literature.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E SAÚDE ANIMALUFCGAZEVEDO, Sérgio Santos de.AZEVEDO, S. S.http://lattes.cnpq.br/8096740977759756SANTOS, Carolina de Sousa Américo Batista.SANTOS, C. S. A.http://lattes.cnpq.br/9620339529667823SOUSA, Eduardo Sérgio Soares.SOUSA, E. S. S.http://lattes.cnpq.br/7842681867657766OLIVEIRA, Natália Soares.2022-02-082023-08-09T16:18:25Z2023-08-092023-08-09T16:18:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31364OLIVEIRA, Natália Soares. Análise do perfil e dos efeitos cognitivos em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ou deficiência intelectual participantes de equoterapia no sertão paraibano. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Ciência e Saúde Animal, Universidade Federal de Campina Grande, Patos, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-09T16:22:54Zoai:localhost:riufcg/31364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-09T16:22:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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