Práticas de escrita no Cariri Cearense: um estudo de cartas católicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Paula Cristiane de Lyra.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34128
Resumo: O artigo Práticas de leitura no Cariri Cearense: um estudo de cartas católicas, apresenta uma discussão sobre práticas de escrita no Cariri cearense, a partir da análise de cartas trocadas entre membros da Igreja Católica, e mulheres devotas da região. As cartas tomadas como fonte de pesquisa foram aquelas trocadas entre os orientadores espirituais (padres e bispos) de mulheres católicas, congregadas ou não, e suas referidas pupilas. Duas experiências sociais foram levadas em consideração no levantamento feito, a das Casas de Caridade organizadas pelo Padre Ibiapina, século XIX, e a da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, criada pelo Bispo Dom Quintino do Crato, início do século XX. Como fonte documental para perceber a subjetividade feminina, a partir da escrita de suas correspondências, utilizei as cartas, tentando identificar principalmente o caráter da escritura feminina, entendendo que para isso não se pode desconsiderar a escrita masculina, que tenta ser o parâmetro das possibilidades do próprio desejo feminino, expresso na escritura das mulheres de então. Por outro lado pude perceber claramente que mesmo quando o orientador espera de suas orientadas uma certa dose de autonomia pelo menos em alguns campos da vida em que as mesmas estão inseridas, estas parecem tomar o orientador espiritual, não apenas como um conselheiro, mas como o emissor de diretrizes comportamentais a serem seguidas pelas mesmas. O estudo da correspondências de mulheres católicas, e seus orientadores espirituais, e que foram preservadas principalmente por terem tido este interlocutor privilegiado, tornasse uma porta essencial para a percepção dos desejos e dos limites comportamentais femininos, a partir da possibilidade da percepção de comportamentos interiorizados, que podem ser subentendidos no processo de troca de correspondências, e na própria produção textual. As fontes escritas produzidas por mulheres, são escassas. Mesmo quando poucas mulheres letradas no final do século XIX, e início do século XX produziram outras formas textuais como os diários, estes não foram preservados por suas famílias, e por outro lado, se alguns existem na Região do Cariri, não se encontram disponíveis para a pesquisa sobre a experiência feminina.
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