Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ENDLER, Kellen Danyelle.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SCARPIN, Cassius Tadeu., STEINER, Maria Teresinha Arns., SFEIR, Tamires de Almeida.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
Resumo: Entender o comportamento dos consumidores pode fazer toda diferença no momento de estabelecer as estratégias de negócios de empresas. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória que visa estimar os gastos de clientes de um grupo de lojas varejistas situadas no município de Curitiba-PR utilizando-se a técnica de Regressão Linear Múltipla. A pesquisa realizada partiu do pressuposto de que é possível prever a quantidade de gastos gerados pelos clientes em determinada loja, analisando suas características e seu perfil de consumo. Considerouse como variável resposta (dependente), o gasto realizado pelo consumidor e como variáveis explicativas, as características dos clientes, como idade, sexo, endereço, renda, distância do cliente até a loja. Como resultados, obteve-se o coeficiente correlação de 0,5433, que mostra uma correlação moderada, indicando que parte dos valores gastos pelos clientes são explicados por outras variáveis que não constam no modelo. Os valores de erros para os valores de teste são MAE=119,1538 e MSE =214,2868. É importante observar que outras variáveis adicionais poderiam também ser levadas em consideração para contribuir com um modelo mais eficiente, como número de filhos e grau de escolaridade. Porém, tais informações ainda não são levantadas pelo cadastro da empresa. Estas limitações encorajam a realização de trabalhos futuros e a aplicação de outras técnicas de processamento, como as Redes Neurais Artificiais e Árvores de Decisão, por exemplo.
id UFCG_72d6c2d5141a53a43a77e7b7e2fb10b2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32431
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.Application of multiple linear regression to determine customer spending for a company in the retail sector.Regressão linear múltiplaGastos de clientesVarejoRegressão stepwiseMultiple linear regressionCustomer spendingRetailStepwise regressionEngenharia de Produção.Entender o comportamento dos consumidores pode fazer toda diferença no momento de estabelecer as estratégias de negócios de empresas. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória que visa estimar os gastos de clientes de um grupo de lojas varejistas situadas no município de Curitiba-PR utilizando-se a técnica de Regressão Linear Múltipla. A pesquisa realizada partiu do pressuposto de que é possível prever a quantidade de gastos gerados pelos clientes em determinada loja, analisando suas características e seu perfil de consumo. Considerouse como variável resposta (dependente), o gasto realizado pelo consumidor e como variáveis explicativas, as características dos clientes, como idade, sexo, endereço, renda, distância do cliente até a loja. Como resultados, obteve-se o coeficiente correlação de 0,5433, que mostra uma correlação moderada, indicando que parte dos valores gastos pelos clientes são explicados por outras variáveis que não constam no modelo. Os valores de erros para os valores de teste são MAE=119,1538 e MSE =214,2868. É importante observar que outras variáveis adicionais poderiam também ser levadas em consideração para contribuir com um modelo mais eficiente, como número de filhos e grau de escolaridade. Porém, tais informações ainda não são levantadas pelo cadastro da empresa. Estas limitações encorajam a realização de trabalhos futuros e a aplicação de outras técnicas de processamento, como as Redes Neurais Artificiais e Árvores de Decisão, por exemplo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-27T17:13:55Z2023-10-272023-10-27T17:13:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431ENDLER, Kellen Danyelle; SCARPIN, Cassius Tadeu; STEINER, Maria Teresinha Arns; SFEIR, Tamires de Almeida. Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431porENDLER, Kellen Danyelle.SCARPIN, Cassius Tadeu.STEINER, Maria Teresinha Arns.SFEIR, Tamires de Almeida.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T13:37:54Zoai:localhost:riufcg/32431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
Application of multiple linear regression to determine customer spending for a company in the retail sector.
title Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
spellingShingle Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
ENDLER, Kellen Danyelle.
Regressão linear múltipla
Gastos de clientes
Varejo
Regressão stepwise
Multiple linear regression
Customer spending
Retail
Stepwise regression
Engenharia de Produção.
title_short Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
title_full Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
title_fullStr Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
title_full_unstemmed Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
title_sort Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista.
author ENDLER, Kellen Danyelle.
author_facet ENDLER, Kellen Danyelle.
SCARPIN, Cassius Tadeu.
STEINER, Maria Teresinha Arns.
SFEIR, Tamires de Almeida.
author_role author
author2 SCARPIN, Cassius Tadeu.
STEINER, Maria Teresinha Arns.
SFEIR, Tamires de Almeida.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ENDLER, Kellen Danyelle.
SCARPIN, Cassius Tadeu.
STEINER, Maria Teresinha Arns.
SFEIR, Tamires de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Regressão linear múltipla
Gastos de clientes
Varejo
Regressão stepwise
Multiple linear regression
Customer spending
Retail
Stepwise regression
Engenharia de Produção.
topic Regressão linear múltipla
Gastos de clientes
Varejo
Regressão stepwise
Multiple linear regression
Customer spending
Retail
Stepwise regression
Engenharia de Produção.
description Entender o comportamento dos consumidores pode fazer toda diferença no momento de estabelecer as estratégias de negócios de empresas. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória que visa estimar os gastos de clientes de um grupo de lojas varejistas situadas no município de Curitiba-PR utilizando-se a técnica de Regressão Linear Múltipla. A pesquisa realizada partiu do pressuposto de que é possível prever a quantidade de gastos gerados pelos clientes em determinada loja, analisando suas características e seu perfil de consumo. Considerouse como variável resposta (dependente), o gasto realizado pelo consumidor e como variáveis explicativas, as características dos clientes, como idade, sexo, endereço, renda, distância do cliente até a loja. Como resultados, obteve-se o coeficiente correlação de 0,5433, que mostra uma correlação moderada, indicando que parte dos valores gastos pelos clientes são explicados por outras variáveis que não constam no modelo. Os valores de erros para os valores de teste são MAE=119,1538 e MSE =214,2868. É importante observar que outras variáveis adicionais poderiam também ser levadas em consideração para contribuir com um modelo mais eficiente, como número de filhos e grau de escolaridade. Porém, tais informações ainda não são levantadas pelo cadastro da empresa. Estas limitações encorajam a realização de trabalhos futuros e a aplicação de outras técnicas de processamento, como as Redes Neurais Artificiais e Árvores de Decisão, por exemplo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-10-27T17:13:55Z
2023-10-27
2023-10-27T17:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
ENDLER, Kellen Danyelle; SCARPIN, Cassius Tadeu; STEINER, Maria Teresinha Arns; SFEIR, Tamires de Almeida. Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
identifier_str_mv ENDLER, Kellen Danyelle; SCARPIN, Cassius Tadeu; STEINER, Maria Teresinha Arns; SFEIR, Tamires de Almeida. Aplicação de regressão linear múltipla para determinação dos gastos de clientes para empresa do setor varejista. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744597267513344