Analisando a gestão de pessoas na administração pública: um estudo de caso na prefeitura de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Edvânia Ferreira de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2015.tccartigo.medeiros
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5695
Resumo: A Administração Pública visa atender o interesse público e às necessidades sociais, utilizando para isso da estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, bem como, dos meios que a legislação permite. No entanto, inúmeras transformações sociais, políticas e econômicas que surgiram no Brasil introduziram uma nova dinâmica na administração das organizações, principalmente no setor público, onde as pessoas ganharam força como atores sociais na elaboração e execução de políticas públicas. Para atender as mudanças da sociedade contemporânea, mais organizada e consciente dos seus direitos, a profissionalização do quadro funcional público se torna estratégico para garantir o atendimento dos serviços públicos com qualidade. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral a busca pela compreensão do modo de gerenciamento dos servidores que atuam na sede administrativa da Prefeitura Municipal de Sumé-Pb. Como indagação se busca descobrir quais são os entraves basilares para se ter eficiência na gestão de pessoas nessa instância de governo. Como justificativa, o trabalho se ratifica pela relevância do tema, conjugado pela ausência de dados existentes sobre a realidade local. Como resultado pode ser salientado que ficaram demonstradas fragilidades na formação do quadro de funcionários, a inexistência de avaliação de desempenho, a limitação de capacitação, a restrição de proventos e a presença de entraves na progressão funcional. Metodologicamente, o artigo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, documental, qualitativo e descritivo.
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