Análise da transparência do poder executivo nos portais de eletrônicos dos estados do nordeste do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MESQUITA, Maria de Lourdes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17435
Resumo: A transparência pública configura­se como um componente primordial para a promoção da democracia, já que garante a sociedade o direito de acesso as informações governamentais. Posto isto, e ao considerar que uma administração transparente permite a participação da população na gestão e no controle da administração pública, emerge a necessidade de que os gestores públicos sejam protagonistas em busca de melhorias nesse cenário. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar a transparência do Poder Executivo nos portais de eletrônicos dos Estados do Nordeste do Brasil. Trata­se de uma pesquisa qualitativa, documental e descritiva com amostragem intencional e não probabilística. Para tanto, fez­se o uso de protocolos informacionais conforme modelo de Janhs e Raupp (2016) via observações nos portais eletrônicos do Poder Executivo dos estados nordestinos brasileiros a partir de três dimensões: publicidade, compreensibilidade e utilidade. A análise de cada parâmetro das dimensões foi feita a partir de pesos, sendo: a capacidade alta peso 3, a capacidade média peso 2, a capacidade baixa peso 1 e a nula, peso 0. Diante do exposto, foi possível observar que nos referidos estados há o atendimento as exigências mínimas estabelecidas pelas legislações vigentes, entretanto, não foi visualizada a existência de inovações ou progressos apontando para uma melhor transparência pública. O elemento publicidade mostrou­se o mais homogêneo dentre os demais, já que a maioria dos parâmetros atingiu a capacidade média. O elemento compreensibilidade é o que mais necessita de incremento nos sites pesquisados para uma melhor compreensão por parte dos cidadãos. O elemento utilidade apresentou a capacidade média na maioria dos parâmetros, demonstrando a necessidade de modificações no que diz respeito ao cumprimento da legislação e a melhor apresentação das informações prestadas. Como limitação do estudo aponta­se a dificuldade de identificar informações nos sites analisados, conforme os critérios apontados pela legislação, o que dificultou de sobremaneira a padronização os dados, razão esta talvez justificada pela falta de padronização dos portais eletrônicos. Sugere­se que novos estudos sejam realizados em outras regiões brasileiras ou municípios no intuito de traçar um panorama geral capaz de realizar uma análise global da realidade brasileira.
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Trata­se de uma pesquisa qualitativa, documental e descritiva com amostragem intencional e não probabilística. Para tanto, fez­se o uso de protocolos informacionais conforme modelo de Janhs e Raupp (2016) via observações nos portais eletrônicos do Poder Executivo dos estados nordestinos brasileiros a partir de três dimensões: publicidade, compreensibilidade e utilidade. A análise de cada parâmetro das dimensões foi feita a partir de pesos, sendo: a capacidade alta peso 3, a capacidade média peso 2, a capacidade baixa peso 1 e a nula, peso 0. Diante do exposto, foi possível observar que nos referidos estados há o atendimento as exigências mínimas estabelecidas pelas legislações vigentes, entretanto, não foi visualizada a existência de inovações ou progressos apontando para uma melhor transparência pública. O elemento publicidade mostrou­se o mais homogêneo dentre os demais, já que a maioria dos parâmetros atingiu a capacidade média. O elemento compreensibilidade é o que mais necessita de incremento nos sites pesquisados para uma melhor compreensão por parte dos cidadãos. O elemento utilidade apresentou a capacidade média na maioria dos parâmetros, demonstrando a necessidade de modificações no que diz respeito ao cumprimento da legislação e a melhor apresentação das informações prestadas. Como limitação do estudo aponta­se a dificuldade de identificar informações nos sites analisados, conforme os critérios apontados pela legislação, o que dificultou de sobremaneira a padronização os dados, razão esta talvez justificada pela falta de padronização dos portais eletrônicos. Sugere­se que novos estudos sejam realizados em outras regiões brasileiras ou municípios no intuito de traçar um panorama geral capaz de realizar uma análise global da realidade brasileira.Public transparency is a fundamental component for the promotion of democracy, since it guarantees society the right of access to government information. Given this, and considering that a transparent administration allows the participation of the population in the management and control of public administration, the need arises that public managers are protagonists in search of improvements in this scenario. In this sense, the present study aims to analyze the transparency of executive power in the electronics portals of Northeastern Brazil. It is a qualitative, documental and descriptive research with intentional and non­probabilistic sampling. For this purpose, informational protocols were used according to the model of Janhs and Raupp (2016) through observations in the electronic portals of the Executive Power of the Brazilian Northeastern states from three dimensions: publicity, comprehensibility and utility. The analysis of each parameter of the dimensions was made from weights, being: high capacity weight 3, average capacity weight 2, capacity low weight 1 and null, weight 0. Given the above, it was possible to observe that in these states there is the compliance with the minimum requirements established by current legislation, however, no innovations or progress have been visualized, pointing to a better public transparency. The advertising element was the most homogeneous of the others, since the majority of the parameters reached the average capacity. The element of comprehensibility is what most needs to increase in the sites surveyed for a better understanding on the part of the citizens. The utility element presented the average capacity in most parameters, demonstrating the need for modifications regarding compliance with the legislation and the best presentation of the information provided. As a limitation of the study, it is pointed out that it is difficult to identify information in the analyzed sites according to the criteria pointed out by the legislation, which made it difficult to standardize the data, which is justified by the lack of standardization of the electronic portals. It is suggested that new studies be carried out in other Brazilian regions or municipalities in order to draw a general picture capable of performing a global analysis of the Brazilian reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGCARVALHO, José Ribamar Marques de.CARVALHO, J. R. M.http://lattes.cnpq.br/6335184086197610BASSO, Ana Paula.BASSO, A. P.SILVA NETO, Antônio Firmino da.SILVA NETO, A. 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Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-03-01T17:25:29Zoai:localhost:riufcg/17435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-03-01T17:25:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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