Os negros fora de lugar: a construção da nação e a educação no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34091
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar como a discussão racial esteve presente ante os debates implementados pelos intelectuais brasileiros em torno da problemática da construção do ideal de nação, tendo em vista que em finais do século XIX e principio do século XX tínhamos no Brasil uma preocupação em teorizar e construir uma identificação com a nossa “brasilidade”, ou seja, um ideal de nação, com a construção de elementos que envolvessem de maneira positiva os personagens situados nesse contexto peculiar; ao mesmo tempo que também sinaliza como as idéias difundidas pelos intelectuais de instituições brasileiras da época através de periódicos como as Revistas das Faculdades de Direito de Recife e de São Paulo cumpriram a função de divulgar e legitimar uma suposta superioridade racial, na qual os negros eram tipificados como personagens que carregavam intrinsecamente características que conduziriam o país a figurar nos cenários externos enquanto sinônimo de atraso. Tendo como pressupostos as teorias raciológicas européias de bases sobretudo evolucionistas, essa ciência produzida no interior das instituições e veiculada pelos periódicos das mesmas, dessa maneira, se tornariam um conhecimento legitimado. Nesse percurso, a mestiçagem surgiria como peculiaridade do “ser brasileiro” numa expressão dual que ao mesmo tempo em que assinalava nossa identidade, era vista sob a preocupação intencional de uma “mistura de raças” que mais tarde dirigiria o processo de embranquecimento da população brasileira, que supostamente dentro dessa compreensão estaria viabilizando uma modernização para o país nos padrões europeus, o que acarretaria portanto uma marginalidade daqueles que remetessem ao atraso pelo critério da cor, lógica que também iria perpassar e influenciar a visão de uma educação a ser construída, sendo os negros assim excluídos inclusive, dos processos educativos formais.
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Os negros fora de lugar: a construção da nação e a educação no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 725-734. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34091info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34091/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALOS NEGROS FORA DE LUGAR - A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO - EVENTO II COLOQUIO INT. 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