Os negros fora de lugar: a construção da nação e a educação no Brasil.
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Data de Publicação: | 2010 |
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Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar como a discussão racial esteve presente ante os debates implementados pelos intelectuais brasileiros em torno da problemática da construção do ideal de nação, tendo em vista que em finais do século XIX e principio do século XX tínhamos no Brasil uma preocupação em teorizar e construir uma identificação com a nossa “brasilidade”, ou seja, um ideal de nação, com a construção de elementos que envolvessem de maneira positiva os personagens situados nesse contexto peculiar; ao mesmo tempo que também sinaliza como as idéias difundidas pelos intelectuais de instituições brasileiras da época através de periódicos como as Revistas das Faculdades de Direito de Recife e de São Paulo cumpriram a função de divulgar e legitimar uma suposta superioridade racial, na qual os negros eram tipificados como personagens que carregavam intrinsecamente características que conduziriam o país a figurar nos cenários externos enquanto sinônimo de atraso. Tendo como pressupostos as teorias raciológicas européias de bases sobretudo evolucionistas, essa ciência produzida no interior das instituições e veiculada pelos periódicos das mesmas, dessa maneira, se tornariam um conhecimento legitimado. Nesse percurso, a mestiçagem surgiria como peculiaridade do “ser brasileiro” numa expressão dual que ao mesmo tempo em que assinalava nossa identidade, era vista sob a preocupação intencional de uma “mistura de raças” que mais tarde dirigiria o processo de embranquecimento da população brasileira, que supostamente dentro dessa compreensão estaria viabilizando uma modernização para o país nos padrões europeus, o que acarretaria portanto uma marginalidade daqueles que remetessem ao atraso pelo critério da cor, lógica que também iria perpassar e influenciar a visão de uma educação a ser construída, sendo os negros assim excluídos inclusive, dos processos educativos formais. |
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