Análise da ruptura de produtos nas gôndolas supermercadistas: um problema enfrentado por um supermercado de pequeno porte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Samara Barbosa.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6122
Resumo: Um dos grandes problemas enfrentados pelo setor varejista é a ruptura dos produtos nas gôndolas que causam perdas nas vendas e tende a afastar os clientes gerando insatisfação. Esse problema é inerente aos mercados no mundo todo. Tendo em vista a escassez de informações e pesquisas relacionadas ao tema, esse trabalho busca através de um estudo de caso em um supermercado de pequeno porte, analisar o índice e as causas da ruptura de um grupo de produtos nas gôndolas do varejo supermercadista, verificando também o comportamento dos clientes diante dessa problemática. Para se atingir tais objetivos a metodologia adotada tem caráter exploratório e descritivo, abordando como técnica de coleta de dados a observação direta intensiva a fim de, se verificar quais produtos estavam em falta nas gôndolas no período observado. Para isso o instrumento utilizado para coletar os dados sobre a ruptura e pesquisar as possíveis causas foi uma planilha desenvolvida pela ECR Brasil. A fim de se investigar o comportamento dos clientes diante da problemática da ausência do produto, foi realizada uma observação direta extensiva através de um formulário aplicada a uma amostra de clientes da empresa estudada. Os resultados demonstraram que as principais causas que levaram a ruptura são as falhas no setor de compras e as atividades do repositor. Verificou-se que o setor de Perfumaria e Higiene Pessoal, Limpeza e Alimentos foram aqueles que apresentaram maior índice de ruptura durante o período pesquisado. Com relação ao comportamento dos clientes, as reações mostram-se bastante distintas quando da ausência de produtos, no entanto a maioria deles afirmaram que substituem o produto faltante por um similar. Nesse sentido, é possível deliberar que a ruptura no supermercado Sam Center Compras afeta diretamente no seu desempenho, devendo ser trabalhada a fim de minimizar o índice de ruptura no mix de produtos oferecidos pela empresa, garantindo eficiência nos seus processos.
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Para se atingir tais objetivos a metodologia adotada tem caráter exploratório e descritivo, abordando como técnica de coleta de dados a observação direta intensiva a fim de, se verificar quais produtos estavam em falta nas gôndolas no período observado. Para isso o instrumento utilizado para coletar os dados sobre a ruptura e pesquisar as possíveis causas foi uma planilha desenvolvida pela ECR Brasil. A fim de se investigar o comportamento dos clientes diante da problemática da ausência do produto, foi realizada uma observação direta extensiva através de um formulário aplicada a uma amostra de clientes da empresa estudada. Os resultados demonstraram que as principais causas que levaram a ruptura são as falhas no setor de compras e as atividades do repositor. Verificou-se que o setor de Perfumaria e Higiene Pessoal, Limpeza e Alimentos foram aqueles que apresentaram maior índice de ruptura durante o período pesquisado. Com relação ao comportamento dos clientes, as reações mostram-se bastante distintas quando da ausência de produtos, no entanto a maioria deles afirmaram que substituem o produto faltante por um similar. Nesse sentido, é possível deliberar que a ruptura no supermercado Sam Center Compras afeta diretamente no seu desempenho, devendo ser trabalhada a fim de minimizar o índice de ruptura no mix de produtos oferecidos pela empresa, garantindo eficiência nos seus processos.A major problem faced by the retail sector is the breakdown of products on the shelves that cause losses in sales and is alienating customers and generate dissatisfaction. This problem is inherent to markets around the world. Given the scarcity of information and research on the topic of job search, through a case study in a small grocery store, analyze the content and causes of rupture of a group of products on the shelves of retail supermarket check of the customer behavior to confront this problem. To achieve these objectives, the methodology is exploratory and descriptive, focusing as a technique for collecting data intensive direct observation in order, to check which products were in short supply on the shelves in the period observed. For this the instrument used to collect data on the break and search for possible causes was a spreadsheet developed by ECR Brazil. In order to investigate the behavior of customers before the issue of lack of product, there was an extensive direct observation using a standard applied to a sample of clients of the firm studied. The results showed that the main causes that led to rupture are the flaws in the procurement division and the activities of restocking. Being verified that the sector of perfumery and personal hygiene, cleaning and food were those who had higher rates of rupture during the period surveyed. With regard to customer behavior reactions, are quite different when the absence of products, however most of them said they replace the product for a similar missing. Therefore, it is possible to determine that the break in the supermarket Sam Shopping Center directly affects the performance and should be crafted to minimize the rate of rupture in the product mix offered by the company, ensuring efficiency in their processes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMARTINS, Eliane Ferreira.MARTINS, E. F.OLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875FARIAS, Adriana Salete Dantas de.FARIAS, A. S. D.http://lattes.cnpq.br/1610316998619284ARAÚJO, Samara Barbosa.20092019-08-23T11:36:49Z2019-08-232019-08-23T11:36:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6122ARAÚJO, Samara Barbosa. 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