Um movimento milenarista no Sertão do Moxotó.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUIRINO, Priscilla Pinheiro.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36725
Resumo: Este artigo é uma análise histórica sobre um movimento de cunho messiânico-milenar ocorrido no Sertão pernambucano, Sertão do Moxotó, Buíque, entre o período que se estende do final da década de 1960 ao ocaso da década de 1990 e que teve por líder Cícero José de Farias, conhecido no senso comum como Meu Rei. Como eixo central, também foi analisado os principais aspectos sociais da comunidade e da região em que ela está inserida. Procuramos, concomitantemente, apresentar as peculiaridades de tal líder, percebida em sua escatologia e em seus argumentos ético-religioso. Do ponto de vista teórico, para além de Geertz3 nos foram basilares as obras de Norman Cohn, Ana Paula T. Megiani, Russell Shedd; e Carlos Buenos Ayres. Em nossa compreensão, do ponto de vista da Etno História, este é, sem dúvida, um movimento singular de (re)encanto das religiosidades no alvorecer do terceiro milênio, no Brasil e no mundo.4 Apesar da diferença com o panorama medievo, não é difícil ter notícias de movimentos messiânico-milenares contemporâneos, como no caso dos movimentos das Borboletas Azuis Campina Grande, na Paraíba, que ocorre na década de 1980 e tantos outros que aconteceram não apenas no Brasil. Como caminhos metodológicos optamos por um estudo de caso simples e fizemos convergir interpretações de documentação oficial, com História Oral e Etnografia. Do que foi argumentado, podemos aferir que este é um movimento de longuíssima duração, no dizer de Braudel, resiste ao devir da antiguidade no rastro da apocalíptica judaica perpassando a escatologia medieval e absorvendo alguns caracteres sebastianistas dos grandes movimentos messiânicos do século XIX.
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Procuramos, concomitantemente, apresentar as peculiaridades de tal líder, percebida em sua escatologia e em seus argumentos ético-religioso. Do ponto de vista teórico, para além de Geertz3 nos foram basilares as obras de Norman Cohn, Ana Paula T. Megiani, Russell Shedd; e Carlos Buenos Ayres. Em nossa compreensão, do ponto de vista da Etno História, este é, sem dúvida, um movimento singular de (re)encanto das religiosidades no alvorecer do terceiro milênio, no Brasil e no mundo.4 Apesar da diferença com o panorama medievo, não é difícil ter notícias de movimentos messiânico-milenares contemporâneos, como no caso dos movimentos das Borboletas Azuis Campina Grande, na Paraíba, que ocorre na década de 1980 e tantos outros que aconteceram não apenas no Brasil. Como caminhos metodológicos optamos por um estudo de caso simples e fizemos convergir interpretações de documentação oficial, com História Oral e Etnografia. Do que foi argumentado, podemos aferir que este é um movimento de longuíssima duração, no dizer de Braudel, resiste ao devir da antiguidade no rastro da apocalíptica judaica perpassando a escatologia medieval e absorvendo alguns caracteres sebastianistas dos grandes movimentos messiânicos do século XIX.This article is a historical analysis on a movement of occurred messianic-millenarian matrix in the Pernambucano Hinterland, Hinterland of the Moxotó, Buíque, between the period that if extends of the end of the decade of 1960 of the decade of 1990 and that it had for leader Cícero Jose de Farias, known in the common sense as My King. As central axle, also it was analyzed the main social aspects of the community and the region where it is inserted. We look for, concomitantly, to present the peculiarities of such leader, perceived in its escatologia and its arguments ethical-religious. Of the theoretical point of view, it stops beyond Geertz in them had been fundamental the workmanships of Norman Cohn, Ana Paula T. Megiani, Russell Shedd; e Carlos Buenos Ayres. In our understanding, of the point of view of the Etno History, this it is, without a doubt, a singular movement of (reverse speed) enchantment of the religiosidade in the dawn of the third millenium, in Brazil and the world. Although the difference with the panorama medievo, is not difficult to have notice of messianic-millenarian movements contemporaries, as in the case of the movements of the Blue Butterflies Campina Grande, in the Paraíba, that occurs in the decade of 1980 and as much others that had not only happened in the Brazil. How ways opt to a study of simple case and we made to converge interpretations of official documentation, with History Oral and Etnografia. Of what it was argued, we can survey that this is a movement of long duration, in saying of Braudel, resists when of the antiquity in the apocalyptic track of the Jewish one the medieval escatologia and absorbing some characters of the great messianic movements of century XIX.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-18T19:18:02Z2024-07-182024-07-18T19:18:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36725QUIRINO, Priscilla Pinheiro; AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de. Um movimento milenarista no Sertão do Moxotó. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 11: Estudos Clássicos e Medievais. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36725porQUIRINO, Priscilla Pinheiro.AGUIAR, Sylvana Maria Brandão de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-18T19:18:30Zoai:localhost:riufcg/36725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-18T19:18:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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