Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256 |
Resumo: | Neste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho. |
id |
UFCG_7408f2765ce498a1ce8122cf75bbc465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2256 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.Ensino médioEstatística descritivaProposta metodológicaAnálise descritiva dos dadosHigh schoolDescriptive statisticsMethodological proposalDescriptive analysis of dataMatemáticaEducaçãoNeste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho.In this research, we analyze how the Descriptive Statistics content has been taught in elementary school. In order to do so, we analyze a Math textbook, focusing on the chapter about Statistics. The book was used by the school in which the project was developed. In this analysis, we praise the qualities shown and detect the situations we consider inadequate. Besides that, we propose a constructive methodology to teach Statistics together with the problem solving. We show the experiences and the challenges found, as suggestions to improve future application of the methodology shown here. We made a descriptive analyze of data in order to determine which situations we had a better performance, through a comparison of the suggested methodology, developing the content through the textbook orientation.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGCAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.CAVALCANTI, Alexsandro Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/9910076421632091ESTEVES, Divanilda Maia.SOUZA, Francisco Antônio Morais de.SALVADOR, Wesyllis das Mercês.2015-082018-11-22T16:21:37Z2018-11-222018-11-22T16:21:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T13:43:59Zoai:localhost:riufcg/2256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T13:43:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
title |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
spellingShingle |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. SALVADOR, Wesyllis das Mercês. Ensino médio Estatística descritiva Proposta metodológica Análise descritiva dos dados High school Descriptive statistics Methodological proposal Descriptive analysis of data Matemática Educação |
title_short |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
title_full |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
title_fullStr |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
title_sort |
Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. |
author |
SALVADOR, Wesyllis das Mercês. |
author_facet |
SALVADOR, Wesyllis das Mercês. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra. CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra http://lattes.cnpq.br/9910076421632091 ESTEVES, Divanilda Maia. SOUZA, Francisco Antônio Morais de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALVADOR, Wesyllis das Mercês. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Estatística descritiva Proposta metodológica Análise descritiva dos dados High school Descriptive statistics Methodological proposal Descriptive analysis of data Matemática Educação |
topic |
Ensino médio Estatística descritiva Proposta metodológica Análise descritiva dos dados High school Descriptive statistics Methodological proposal Descriptive analysis of data Matemática Educação |
description |
Neste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08 2018-11-22T16:21:37Z 2018-11-22 2018-11-22T16:21:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256 SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256 |
identifier_str_mv |
SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744362451501056 |