Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
Resumo: Neste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho.
id UFCG_7408f2765ce498a1ce8122cf75bbc465
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2256
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.Ensino médioEstatística descritivaProposta metodológicaAnálise descritiva dos dadosHigh schoolDescriptive statisticsMethodological proposalDescriptive analysis of dataMatemáticaEducaçãoNeste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho.In this research, we analyze how the Descriptive Statistics content has been taught in elementary school. In order to do so, we analyze a Math textbook, focusing on the chapter about Statistics. The book was used by the school in which the project was developed. In this analysis, we praise the qualities shown and detect the situations we consider inadequate. Besides that, we propose a constructive methodology to teach Statistics together with the problem solving. We show the experiences and the challenges found, as suggestions to improve future application of the methodology shown here. We made a descriptive analyze of data in order to determine which situations we had a better performance, through a comparison of the suggested methodology, developing the content through the textbook orientation.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGCAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.CAVALCANTI, Alexsandro Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/9910076421632091ESTEVES, Divanilda Maia.SOUZA, Francisco Antônio Morais de.SALVADOR, Wesyllis das Mercês.2015-082018-11-22T16:21:37Z2018-11-222018-11-22T16:21:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T13:43:59Zoai:localhost:riufcg/2256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T13:43:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
title Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
spellingShingle Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
Ensino médio
Estatística descritiva
Proposta metodológica
Análise descritiva dos dados
High school
Descriptive statistics
Methodological proposal
Descriptive analysis of data
Matemática
Educação
title_short Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
title_full Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
title_fullStr Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
title_full_unstemmed Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
title_sort Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
author SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
author_facet SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra
http://lattes.cnpq.br/9910076421632091
ESTEVES, Divanilda Maia.
SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Estatística descritiva
Proposta metodológica
Análise descritiva dos dados
High school
Descriptive statistics
Methodological proposal
Descriptive analysis of data
Matemática
Educação
topic Ensino médio
Estatística descritiva
Proposta metodológica
Análise descritiva dos dados
High school
Descriptive statistics
Methodological proposal
Descriptive analysis of data
Matemática
Educação
description Neste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08
2018-11-22T16:21:37Z
2018-11-22
2018-11-22T16:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
identifier_str_mv SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744362451501056