Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 |
Resumo: | O mercado de jogos de tabuleiro modernos vem crescendo no Brasil nos últimos anos, acompanhando uma tendência mundial. Com o intuito de auxiliar as editoras nacionais de jogos a serem mais assertivas na escolha dos produtos a serem nacionalizados, este trabalho pretende, através do uso de técnicas não supervisionadas de Machine Learning, identificar jogos de tabuleiro modernos com potencial para serem disponibilizados no Brasil, com base na sua aceitação no mercado externo. A partir de uma amostra de 200 jogos de tabuleiro modernos, foi possível, com a aplicação de Análise de Correspondência Múltipla seguida de Clusterização Não Hierárquica, a identificação de 37 jogos com potencial para nacionalização. |
id |
UFCG_7560773b1ecbb620644704cbe424e186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32942 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização.Identification of modern board games with potential for nationalization.Jogos de tabuleiro modernosBoard gamesTabletopClusteringClusterização não hierárquicaAnálise de correspondência múltiplaMachine learningAprendizado de máquinaIdentificação de jogos de tabuleiroBoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiroBase da dados - jogos de tabuleiroModern board gamesBoard gamesTabletopClusteringNon-hierarchical clusteringMultiple correspondence analysisMachine learningBoard game identificationBoardGameGeek - website specializing in board gamesDatabase - board gamesEngenharia de Produção.O mercado de jogos de tabuleiro modernos vem crescendo no Brasil nos últimos anos, acompanhando uma tendência mundial. Com o intuito de auxiliar as editoras nacionais de jogos a serem mais assertivas na escolha dos produtos a serem nacionalizados, este trabalho pretende, através do uso de técnicas não supervisionadas de Machine Learning, identificar jogos de tabuleiro modernos com potencial para serem disponibilizados no Brasil, com base na sua aceitação no mercado externo. A partir de uma amostra de 200 jogos de tabuleiro modernos, foi possível, com a aplicação de Análise de Correspondência Múltipla seguida de Clusterização Não Hierárquica, a identificação de 37 jogos com potencial para nacionalização.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232023-11-20T11:01:17Z2023-11-202023-11-20T11:01:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942AMBROSIO, Leandro Chiandotti; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; SANTOS, Marcos dos. Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942porAMBROSIO, Leandro Chiandotti.MOREIRA, Miguel ngelo Lellis.FÁVERO, Luiz Paulo Lopes.SANTOS, Marcos dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T13:32:06Zoai:localhost:riufcg/32942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:32:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. Identification of modern board games with potential for nationalization. |
title |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
spellingShingle |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. AMBROSIO, Leandro Chiandotti. Jogos de tabuleiro modernos Board games Tabletop Clustering Clusterização não hierárquica Análise de correspondência múltipla Machine learning Aprendizado de máquina Identificação de jogos de tabuleiro BoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiro Base da dados - jogos de tabuleiro Modern board games Board games Tabletop Clustering Non-hierarchical clustering Multiple correspondence analysis Machine learning Board game identification BoardGameGeek - website specializing in board games Database - board games Engenharia de Produção. |
title_short |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
title_full |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
title_fullStr |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
title_full_unstemmed |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
title_sort |
Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. |
author |
AMBROSIO, Leandro Chiandotti. |
author_facet |
AMBROSIO, Leandro Chiandotti. MOREIRA, Miguel ngelo Lellis. FÁVERO, Luiz Paulo Lopes. SANTOS, Marcos dos. |
author_role |
author |
author2 |
MOREIRA, Miguel ngelo Lellis. FÁVERO, Luiz Paulo Lopes. SANTOS, Marcos dos. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMBROSIO, Leandro Chiandotti. MOREIRA, Miguel ngelo Lellis. FÁVERO, Luiz Paulo Lopes. SANTOS, Marcos dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos de tabuleiro modernos Board games Tabletop Clustering Clusterização não hierárquica Análise de correspondência múltipla Machine learning Aprendizado de máquina Identificação de jogos de tabuleiro BoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiro Base da dados - jogos de tabuleiro Modern board games Board games Tabletop Clustering Non-hierarchical clustering Multiple correspondence analysis Machine learning Board game identification BoardGameGeek - website specializing in board games Database - board games Engenharia de Produção. |
topic |
Jogos de tabuleiro modernos Board games Tabletop Clustering Clusterização não hierárquica Análise de correspondência múltipla Machine learning Aprendizado de máquina Identificação de jogos de tabuleiro BoardGameGeek - site especializado em jogos de tabuleiro Base da dados - jogos de tabuleiro Modern board games Board games Tabletop Clustering Non-hierarchical clustering Multiple correspondence analysis Machine learning Board game identification BoardGameGeek - website specializing in board games Database - board games Engenharia de Produção. |
description |
O mercado de jogos de tabuleiro modernos vem crescendo no Brasil nos últimos anos, acompanhando uma tendência mundial. Com o intuito de auxiliar as editoras nacionais de jogos a serem mais assertivas na escolha dos produtos a serem nacionalizados, este trabalho pretende, através do uso de técnicas não supervisionadas de Machine Learning, identificar jogos de tabuleiro modernos com potencial para serem disponibilizados no Brasil, com base na sua aceitação no mercado externo. A partir de uma amostra de 200 jogos de tabuleiro modernos, foi possível, com a aplicação de Análise de Correspondência Múltipla seguida de Clusterização Não Hierárquica, a identificação de 37 jogos com potencial para nacionalização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-11-20T11:01:17Z 2023-11-20 2023-11-20T11:01:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 AMBROSIO, Leandro Chiandotti; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; SANTOS, Marcos dos. Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 |
identifier_str_mv |
AMBROSIO, Leandro Chiandotti; MOREIRA, Miguel ngelo Lellis; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; SANTOS, Marcos dos. Identificação de jogos de tabuleiro modernos com potencial para nacionalização. In: XI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11, 2023. Anais [...]. Campina Grande - PB, Garden Hotel & Resort,, 2023. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744600916557824 |