Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Thaís Lopes da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
Resumo: Com a gama de possibilidades ofertadas pelo advento das mídias digitais, práticas cada vez mais engajadas e colaborativas são passíveis de observação na leitura e na produção de textos da atualidade, especialmente em comunidades cuja característica principal é a interação, como é o caso dos fandoms. Nele, diferentes práticas de letramentos são realizadas por seus membros, e boa parte delas são produto do trabalho coletivo e do compartilhamento de conhecimentos. A partir dessa perspectiva, tivemos como objetivo principal analisar as práticas de letramento de fandom com enfoque no gênero fanfic a fim de evidenciar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita colaborativa. Como propósitos específicos, objetivamos refletir sobre o papel dos Multiletramentos e da Cultura Participativa na leitura e produção de textos, apresentar a comunidade de fãs, suas práticas de letramentos e suas contribuições na Cultura de Convergência, bem como analisar o gênero fanfic com enfoque nos aspectos de leitura e escrita colaborativas que se desenvolvem no interior dele. Para tanto, fundamentamos a esta pesquisa principalmente nos apontamentos de Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) e Miranda (2009). Como metodologia de análise, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013), esta pesquisa se configura como bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, visto que nela buscamos descrever alguns dos processos de leitura e produção colaborativas na comunidade de fãs como forma de ampliar os conhecimentos da academia a respeito das práticas de letramento desenvolvidas dentro do fandom a partir de uma análise das estratégias de leitura e escrita colaborativa observadas no gênero fanfic.
id UFCG_7601c4f25e181a5a0dbc8d9104320a31
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30662
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.Fandom literacy practices and the reading and writing processes collaborative in Fanfics.Leitura e escrita-cultura participativaEscrita colaborativaFandom- práticas de letramentoFanfics - processos de leitura e escritaLetramento digitalCultura de convergênciaGênero FanficMultiletramentosReading and writing - participatory cultureCollaborative WritingFandom- literacy practicesFanfics - reading and writing processesDigital literacyConvergence cultureGenre FanficMultiliteraciesLetras - Língua Portuguesa.Com a gama de possibilidades ofertadas pelo advento das mídias digitais, práticas cada vez mais engajadas e colaborativas são passíveis de observação na leitura e na produção de textos da atualidade, especialmente em comunidades cuja característica principal é a interação, como é o caso dos fandoms. Nele, diferentes práticas de letramentos são realizadas por seus membros, e boa parte delas são produto do trabalho coletivo e do compartilhamento de conhecimentos. A partir dessa perspectiva, tivemos como objetivo principal analisar as práticas de letramento de fandom com enfoque no gênero fanfic a fim de evidenciar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita colaborativa. Como propósitos específicos, objetivamos refletir sobre o papel dos Multiletramentos e da Cultura Participativa na leitura e produção de textos, apresentar a comunidade de fãs, suas práticas de letramentos e suas contribuições na Cultura de Convergência, bem como analisar o gênero fanfic com enfoque nos aspectos de leitura e escrita colaborativas que se desenvolvem no interior dele. Para tanto, fundamentamos a esta pesquisa principalmente nos apontamentos de Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) e Miranda (2009). Como metodologia de análise, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013), esta pesquisa se configura como bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, visto que nela buscamos descrever alguns dos processos de leitura e produção colaborativas na comunidade de fãs como forma de ampliar os conhecimentos da academia a respeito das práticas de letramento desenvolvidas dentro do fandom a partir de uma análise das estratégias de leitura e escrita colaborativa observadas no gênero fanfic.With the range of possibilities offered by the advent of digital media, many engaged and collaborative practices can be observed in the reading and production of current texts, especially in communities whose main characteristic is interaction, as is the case with fandoms. In it, different literacy practices are performed by its members, and most of them are the product of collective work and knowledge sharing. From this perspective, our main objective was to analyze fandom literacy practices with a focus on the fanfic genre in order to highlight and discuss their contributions to the development of collaborative reading and writing processes. As specific purposes, we aim to reflect on the role of Multiliteracies and Participatory Culture in the reading and production of texts, present the fan community, their literacy practices and their contributions to Convergence Culture, as well as analyze the fanfic genre with a focus on aspects of collaborative reading and writing that develop within it. Therefore, we base this research mainly on the contributions of Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) and Miranda (2009). As an analysis methodology, according to the classification of Prodanov and Freitas (2013), this research is configured as a bibliographical, qualitative approach, of a basic nature and exploratory character, since in it we seek to describe some of the processes of collaborative reading and production in the community of fans as a way to expand academic knowledge about literacy practices developed within the fandom based on an analysis of collaborative reading and writing strategies observed in the fanfic genre.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, H. P.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284OLIVEIRA, Rose Maria de.SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Maria Thaís Lopes da.2023-06-152023-07-10T12:56:30Z2023-07-102023-07-10T12:56:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662SILVA, Maria Thaís Lopes da. Práticas de letramentos de Fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T20:01:31Zoai:localhost:riufcg/30662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T20:01:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
Fandom literacy practices and the reading and writing processes collaborative in Fanfics.
title Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
spellingShingle Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
SILVA, Maria Thaís Lopes da.
Leitura e escrita-cultura participativa
Escrita colaborativa
Fandom- práticas de letramento
Fanfics - processos de leitura e escrita
Letramento digital
Cultura de convergência
Gênero Fanfic
Multiletramentos
Reading and writing - participatory culture
Collaborative Writing
Fandom- literacy practices
Fanfics - reading and writing processes
Digital literacy
Convergence culture
Genre Fanfic
Multiliteracies
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
title_full Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
title_fullStr Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
title_full_unstemmed Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
title_sort Práticas de letramentos de fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics.
author SILVA, Maria Thaís Lopes da.
author_facet SILVA, Maria Thaís Lopes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, H. P.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
OLIVEIRA, Rose Maria de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Thaís Lopes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita-cultura participativa
Escrita colaborativa
Fandom- práticas de letramento
Fanfics - processos de leitura e escrita
Letramento digital
Cultura de convergência
Gênero Fanfic
Multiletramentos
Reading and writing - participatory culture
Collaborative Writing
Fandom- literacy practices
Fanfics - reading and writing processes
Digital literacy
Convergence culture
Genre Fanfic
Multiliteracies
Letras - Língua Portuguesa.
topic Leitura e escrita-cultura participativa
Escrita colaborativa
Fandom- práticas de letramento
Fanfics - processos de leitura e escrita
Letramento digital
Cultura de convergência
Gênero Fanfic
Multiletramentos
Reading and writing - participatory culture
Collaborative Writing
Fandom- literacy practices
Fanfics - reading and writing processes
Digital literacy
Convergence culture
Genre Fanfic
Multiliteracies
Letras - Língua Portuguesa.
description Com a gama de possibilidades ofertadas pelo advento das mídias digitais, práticas cada vez mais engajadas e colaborativas são passíveis de observação na leitura e na produção de textos da atualidade, especialmente em comunidades cuja característica principal é a interação, como é o caso dos fandoms. Nele, diferentes práticas de letramentos são realizadas por seus membros, e boa parte delas são produto do trabalho coletivo e do compartilhamento de conhecimentos. A partir dessa perspectiva, tivemos como objetivo principal analisar as práticas de letramento de fandom com enfoque no gênero fanfic a fim de evidenciar e discutir suas contribuições para o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita colaborativa. Como propósitos específicos, objetivamos refletir sobre o papel dos Multiletramentos e da Cultura Participativa na leitura e produção de textos, apresentar a comunidade de fãs, suas práticas de letramentos e suas contribuições na Cultura de Convergência, bem como analisar o gênero fanfic com enfoque nos aspectos de leitura e escrita colaborativas que se desenvolvem no interior dele. Para tanto, fundamentamos a esta pesquisa principalmente nos apontamentos de Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Jenkins (1992; 2006; 2008); Vargas (2015) e Miranda (2009). Como metodologia de análise, conforme a classificação de Prodanov e Freitas (2013), esta pesquisa se configura como bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, visto que nela buscamos descrever alguns dos processos de leitura e produção colaborativas na comunidade de fãs como forma de ampliar os conhecimentos da academia a respeito das práticas de letramento desenvolvidas dentro do fandom a partir de uma análise das estratégias de leitura e escrita colaborativa observadas no gênero fanfic.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
2023-07-10T12:56:30Z
2023-07-10
2023-07-10T12:56:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
SILVA, Maria Thaís Lopes da. Práticas de letramentos de Fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30662
identifier_str_mv SILVA, Maria Thaís Lopes da. Práticas de letramentos de Fandom e os processos de leitura e escrita colaborativas em Fanfics. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744583961083904