Ansiedade apresentada por crianças frente ao tratamento odontológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Cícera Alane de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26027
Resumo: Os objetivos deste estudo foram determinar o perfil das crianças de 6 a 12 anos de idade, com relação à ansiedade frente ao tratamento odontológico e avaliar os principais fatores desencadeadores de ansiedade nesta população. A amostra avaliada foi composta por 200 crianças com idade média de 8,5 anos que frequentaram a Clínica-Escola de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande e as Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Patos-PB entre junho de 2015 e maio de 2016. A ansiedade frente ao tratamento foi avaliada utilizando a Dental Anxiety Scale e o Venham Picture Test. O teste Qui-Quadrado e Exato de Fisher foram usados para explorar o nível de significância das associações entre as variáveis. Nos resultados a ansiedade foi observada na maioria das crianças (Dental Anxiety Scale - 89% e Venham Picture Test - 70,5%) e os níveis predominantes foram baixo e moderado. A faixa etária da criança foi associada significativamente à ansiedade (p=0,014) através do teste Venham Picture Test, ao passo que o gênero não apresentou essa correlação. Além disso, a ansiedade sofreu influência de todos os fatores estudados marcação da consulta, sala de espera, caneta odontológica e raspagem periodontal. Assim concluiu-se que a maioria das crianças apresentaram ansiedade e que os fatores desencadeadores estudados atuaram consideravelmente no desenvolvimento da ansiedade. É interessante uma exploração mais ampla por parte dos estudos acerca dos métodos utilizados para a redução da ansiedade, os quais são essenciais para o progresso da Odontopediatria, buscando elucidar o sucesso da aplicabilidade desses métodos.
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A amostra avaliada foi composta por 200 crianças com idade média de 8,5 anos que frequentaram a Clínica-Escola de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande e as Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Patos-PB entre junho de 2015 e maio de 2016. A ansiedade frente ao tratamento foi avaliada utilizando a Dental Anxiety Scale e o Venham Picture Test. O teste Qui-Quadrado e Exato de Fisher foram usados para explorar o nível de significância das associações entre as variáveis. Nos resultados a ansiedade foi observada na maioria das crianças (Dental Anxiety Scale - 89% e Venham Picture Test - 70,5%) e os níveis predominantes foram baixo e moderado. A faixa etária da criança foi associada significativamente à ansiedade (p=0,014) através do teste Venham Picture Test, ao passo que o gênero não apresentou essa correlação. Além disso, a ansiedade sofreu influência de todos os fatores estudados marcação da consulta, sala de espera, caneta odontológica e raspagem periodontal. Assim concluiu-se que a maioria das crianças apresentaram ansiedade e que os fatores desencadeadores estudados atuaram consideravelmente no desenvolvimento da ansiedade. É interessante uma exploração mais ampla por parte dos estudos acerca dos métodos utilizados para a redução da ansiedade, os quais são essenciais para o progresso da Odontopediatria, buscando elucidar o sucesso da aplicabilidade desses métodos.The objectives of this study were to determine the profile of children aged 6 to 12 years of age, with respect to front anxiety to dental treatment and assess the main factors that trigger anxiety in this population. The study sample consisted of 200 children with an average age of 8.5 years who attended the School Clinic of the Federal University of Campina Grande Dentistry and Basic Health Units of the Patos- PB county family between June 2015 and May 2016. The anxiety during treatment was evaluated using the Dental Anxiety Scale and the Come Picture Test. The chisquare test and Fisher exact tests were used to explore the level of significance of associations between variables. Results in anxiety was observed in most children (Dental Anxiety Scale - 89% and Come Picture Test - 70.5%) and the prevailing levels were low and moderate. The child's age was significantly associated with anxiety (p = 0.014) through the test Come Picture Test, whereas gender did not show this correlation. Moreover, the anxiety suffered influence of all the factors studied marking consultation, waiting room, dental pen and periodontal scaling. Thus it was concluded that the majority of children had anxiety and that triggers studied acted considerably in the development of anxiety. a broader exploitation by studies on the methods used is interesting to reduce anxiety, which are essential for the progress of Pediatric Dentistry, to elucidate the success of the application of these methods.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGPENHA, Elizandra Silva da.PENHA, E. S.http://lattes.cnpq.br/7550484144185158GUENÊS, Gymenna Maria Tenório.MEDEIROS, Luanna Abílio Diniz Melquíades de.OLIVEIRA, Cícera Alane de.2016-10-182022-06-28T21:41:45Z2022-06-282022-06-28T21:41:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26027OLIVEIRA, Cícera Alane de. Ansiedade apresentada por crianças frente ao tratamento odontológico. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-28T21:42:28Zoai:localhost:riufcg/26027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-28T21:42:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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