A construção de sentidos em inferências no gênero textual tiras: estratégias para a interpretação de texto no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, Aparecida Alves.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29205
Resumo: O ensino de língua portuguesa, nas instituições de educação básica, atualmente, requer mudanças. Torna-se necessário rever métodos de ensino da língua materna, os quais não devem deter-se a normas linguísticas, sem que haja uma reflexão acerca do uso da língua em sociedade, principalmente, no que se refere à interpretação textual aliada ao conhecimento enciclopédico dos estudantes, de modo que eles sejam capazes de produzir inferências. Nesse viés, esta pesquisa tem como objetivo propor uma intervenção didática com inferências para o trabalho produtivo com a interpretação de textos, a partir de propostas com o gênero textual tiras. O aporte teórico que fundamenta as discussões sobre Linguística Textual é baseado nos estudos de Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (2008), Bentes (2012), Koch (2020) e Oliveira (2021). Acerca das concepções de leitura e processamento textual, as principais referências são de Solé (1998), Kleiman (2016), Koch e Elias (2018) e Koch (2003, 2020). Os estudos sobre gêneros textuais fundamentam-se nas discussões de Marcuschi (2008, 2010), Koch e Elias (2018), Bakhtin (1997), Bronckart (1999) e Antunes (2009). No que concerne ao gênero textual tira, são citados os estudos de Ramos (2017, 2019, 2020), Vergueiro (2020) e Mendonça (2010). Os estudos desenvolvidos por Antunes (2009), Cavalcante (2020), Koch (2014; 2020; 2021), Koch e Elias (2018), Koch e Travaglia (2011; 2021) e Marcuschi (2008) são utilizados para discutir sobre os fatores de textualidade coerência textual, intertextualidade e inferência textual. Trata-se de uma pesquisa com procedimentos bibliográficos, abordagem qualitativa e de natureza aplicada, pois propõe estratégias de aplicação prática, voltadas ao aluno, como forma de melhorar sua competência leitora. Esta pesquisa tem como resultado a elaboração de um guia pedagógico direcionado aos professores de língua portuguesa, o qual apresenta as concepções de texto e gêneros textuais; a composição do gênero tira e os implícitos que podem ser encontrados no gênero em estudo por meio da intertextualidade e do conhecimento prévio dos estudantes. Será feita a análise de tiras de diversos autores, com ênfase na produção de inferências a partir de textos verbais e não verbais presentes no gênero. O referido guia foi elaborado para ser aplicado pelos professores no 7º ano do ensino fundamental. No entanto, pode ser adaptado para as outras séries da mesma etapa da educação básica. O desenvolvimento desta pesquisa contribui para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de língua materna da educação básica, sobretudo no que se refere a uma educação linguística que reflita sobre o uso da língua em diversos contextos comunicativo
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spelling A construção de sentidos em inferências no gênero textual tiras: estratégias para a interpretação de texto no ensino fundamental.The construction of meanings in inferences in the textual genre strips: strategies for text interpretation in elementary school.Língua portuguesaGênero textualLeituraInterpretação textualInferênciasPortuguese languagetextual genreReadingTextual interpretationInferencesLetras.O ensino de língua portuguesa, nas instituições de educação básica, atualmente, requer mudanças. Torna-se necessário rever métodos de ensino da língua materna, os quais não devem deter-se a normas linguísticas, sem que haja uma reflexão acerca do uso da língua em sociedade, principalmente, no que se refere à interpretação textual aliada ao conhecimento enciclopédico dos estudantes, de modo que eles sejam capazes de produzir inferências. Nesse viés, esta pesquisa tem como objetivo propor uma intervenção didática com inferências para o trabalho produtivo com a interpretação de textos, a partir de propostas com o gênero textual tiras. O aporte teórico que fundamenta as discussões sobre Linguística Textual é baseado nos estudos de Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (2008), Bentes (2012), Koch (2020) e Oliveira (2021). Acerca das concepções de leitura e processamento textual, as principais referências são de Solé (1998), Kleiman (2016), Koch e Elias (2018) e Koch (2003, 2020). Os estudos sobre gêneros textuais fundamentam-se nas discussões de Marcuschi (2008, 2010), Koch e Elias (2018), Bakhtin (1997), Bronckart (1999) e Antunes (2009). No que concerne ao gênero textual tira, são citados os estudos de Ramos (2017, 2019, 2020), Vergueiro (2020) e Mendonça (2010). Os estudos desenvolvidos por Antunes (2009), Cavalcante (2020), Koch (2014; 2020; 2021), Koch e Elias (2018), Koch e Travaglia (2011; 2021) e Marcuschi (2008) são utilizados para discutir sobre os fatores de textualidade coerência textual, intertextualidade e inferência textual. Trata-se de uma pesquisa com procedimentos bibliográficos, abordagem qualitativa e de natureza aplicada, pois propõe estratégias de aplicação prática, voltadas ao aluno, como forma de melhorar sua competência leitora. Esta pesquisa tem como resultado a elaboração de um guia pedagógico direcionado aos professores de língua portuguesa, o qual apresenta as concepções de texto e gêneros textuais; a composição do gênero tira e os implícitos que podem ser encontrados no gênero em estudo por meio da intertextualidade e do conhecimento prévio dos estudantes. Será feita a análise de tiras de diversos autores, com ênfase na produção de inferências a partir de textos verbais e não verbais presentes no gênero. O referido guia foi elaborado para ser aplicado pelos professores no 7º ano do ensino fundamental. No entanto, pode ser adaptado para as outras séries da mesma etapa da educação básica. O desenvolvimento desta pesquisa contribui para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de língua materna da educação básica, sobretudo no que se refere a uma educação linguística que reflita sobre o uso da língua em diversos contextos comunicativoThe teaching of the Portuguese language in basic education institutions currently requires changes. It becomes necessary to review mother tongue teaching methods, which should not be limited to linguistic norms, without reflecting on the use of language in society, especially with regard to textual interpretation combined with encyclopedic knowledge of students, so that they are able to produce inferences. In this perspective, this research aims to propose a didactic intervention with inferences for productive work with the interpretation of texts, based on proposals with the textual genre strips. The theoretical contribution that underlies the discussions on Textual Linguistics is based on studies by Beaugrande and Dressler (1981), Marcuschi (2008), Bentes (2012), Koch (2020) and Oliveira (2021). Regarding the concepts of reading and textual processing, the main references are from Solé (1998), Kleiman (2016), Koch and Elias (2018) and Koch (2003, 2020). Studies on textual genres are based on discussions by Marcuschi (2008, 2010), Koch and Elias (2018), Bakhtin (1997), Bronckart (1999) and Antunes (2009). With regard to the strip textual genre, studies by Ramos (2017, 2019, 2020), Vergueiro (2020) and Mendonça (2010) are quoted. The studies developed by Antunes (2009), Cavalcante (2020), Koch (2014; 2020; 2021), Koch and Elias (2018), Koch and Travaglia (2011; 2021) and Marcuschi (2008) are used to discuss the factors of textuality textual coherence, intertextuality and textual inference. It is a research with bibliographic procedures, qualitative approach and applied nature, as it proposes practical application strategies, aimed at the student, as a way to improve their reading competence. This research resulted in the development of a pedagogical guide aimed at Portuguese language teachers, which presents the concepts of text and textual genres; the composition of the strip genre and the implicit elements that can be found in the genre under study through intertextuality and the students' prior knowledge. An analysis will be made of strips by different authors, with emphasis on the production of inferences from verbal and non-verbal texts present in the genre. This guide was created to be applied by teachers in the 7th grade of elementary school. However, it can be adapted for other grades of the same stage of basic education. The development of this research contributes to the teaching-learning process in mother tongue classes in basic education, especially with regard to language education that reflects on the use of language in different communicative contexts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGBARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.BARBOSA, M. V. L. M.http://lattes.cnpq.br/8583361104101777OLIVEIRA, Antônio Flávio Ferreira de.PEREIRA, Hérica Paiva.XAVIER, Aparecida Alves.2022-11-302023-03-29T16:47:46Z2023-03-292023-03-29T16:47:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29205XAVIER, Aparecida Alves. A construção de sentidos em inferências no gênero textual tiras: estratégias para a interpretação de texto no ensino fundamental . 2022. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-30T00:10:47Zoai:localhost:riufcg/29205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-30T00:10:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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