Crianças institucionalizadas na educação infantil na escola regular: o que pensam professoras.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6785 |
Resumo: | A monografia foi pensada a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as implicações que a institucionalização pode suscitar no processo emocional e cognitivo de crianças abrigadas? Para responder a esta pergunta elaboramos os seguintes objetivos: Descrever e analisar as possíveis implicações que a institucionalização em abrigo pode causar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças na primeira infância; refletir sobre as percepções que as professoras têm acerca das crianças institucionalizadas, na escola regular, e suas influências para o processo de ensino e aprendizagem; descrever as experiências relatadas por professoras da Educação Infantil com crianças que vivem na casa de passagem, no ambiente de sala de aula. Trabalhamos com a concepção da Teoria do Apego do teórico John Bowlby (2002) e teórico da Educação Infantil. Estudamos como se dá a relação entre professor e aluno para a permanência ou transferência de crianças institucionalizadas na escola e para uma melhor compreensão, trazemos uma retrospectiva do contexto histórico e as mudanças ocorridas na concepção de criança, além de abordarmos a dimensão da relevância dos vínculos afetivos propostos pela Teoria do Apego. Na metodologia trabalhamos com a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada com sete professoras de duas escolas públicas de Cajazeiras/PB. A análise dos dados está dividido em dois eixos temáticos: Implicações que a institucionalização poderá causar no processo de ensino e aprendizagem da criança na escola; Relação, escola, abrigo, família e comunidade: diálogos necessários para o desenvolvimento infantil. Por fim, acreditamos nossos objetivos foram alcançados, bem como nosso problema de pesquisa foi respondido, considerando as falas das professoras e as especificidades vivenciadas em sala de aula com crianças abrigadas. |
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Crianças institucionalizadas na educação infantil na escola regular: o que pensam professoras.Institutionalized children in early childhood education: what they think teachers.Educação infantilCrianças abrigadas - educaçãoCrianças - desenvolvimentoTeoria do apegoChild educationSheltered Children - EducationChildren - developmentAttachment TheoryEducação.A monografia foi pensada a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as implicações que a institucionalização pode suscitar no processo emocional e cognitivo de crianças abrigadas? Para responder a esta pergunta elaboramos os seguintes objetivos: Descrever e analisar as possíveis implicações que a institucionalização em abrigo pode causar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças na primeira infância; refletir sobre as percepções que as professoras têm acerca das crianças institucionalizadas, na escola regular, e suas influências para o processo de ensino e aprendizagem; descrever as experiências relatadas por professoras da Educação Infantil com crianças que vivem na casa de passagem, no ambiente de sala de aula. Trabalhamos com a concepção da Teoria do Apego do teórico John Bowlby (2002) e teórico da Educação Infantil. Estudamos como se dá a relação entre professor e aluno para a permanência ou transferência de crianças institucionalizadas na escola e para uma melhor compreensão, trazemos uma retrospectiva do contexto histórico e as mudanças ocorridas na concepção de criança, além de abordarmos a dimensão da relevância dos vínculos afetivos propostos pela Teoria do Apego. Na metodologia trabalhamos com a pesquisa qualitativa a partir de uma entrevista semiestruturada com sete professoras de duas escolas públicas de Cajazeiras/PB. A análise dos dados está dividido em dois eixos temáticos: Implicações que a institucionalização poderá causar no processo de ensino e aprendizagem da criança na escola; Relação, escola, abrigo, família e comunidade: diálogos necessários para o desenvolvimento infantil. Por fim, acreditamos nossos objetivos foram alcançados, bem como nosso problema de pesquisa foi respondido, considerando as falas das professoras e as especificidades vivenciadas em sala de aula com crianças abrigadas.The monograph is designed from the following research problem: What are the implications that institutionalization can raise the emotional and cognitive process of sheltered children? To answer this question we developed the following objectives: To describe and analyze the possible implications of the institutionalization in shelter can cause in the process of learning and development of children in early childhood; reflect on the perceptions that the teachers have about institutionalized children in regular school, and their influence in the process of teaching and learning; describe the experiences reported by teachers of early childhood education to children living in the halfway house, in the classroom environment. We work with the design of the Attachment Theory of theoretical John Bowlby (2002) and theoretician of early childhood education. We studied how is the relationship between teacher and student to stay or transfer of institutionalized children in school and to a better understanding, we bring a retrospective of the historical context and the changes in the child's conception, and approach the size of the relevance of the links affective proposed by the Attachment Theory. In the methodology we work with qualitative research from a semistructured interviews with seven teachers of two public schools in Cajazeiras / PB. The data analysis is divided into two themes: Implications that institutionalization may result in the teaching and learning of children in school; Relationship, school, shelter, family and community: dialogue necessary for child development. Finally, we believe our goals have been achieved, as well as our research problem was answered by considering the testimonies of the teachers and the specifics experienced in the classroom with children in shelters.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.VALHO, Geilza Simplício do.2016-10-202019-09-06T11:07:07Z2019-09-062019-09-06T11:07:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6785VALHO, Geilza Simplício do. Crianças institucionalizadas na educação infantil na escola regular: o que pensam professoras. 2016. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T12:31:01Zoai:localhost:riufcg/6785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T12:31:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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