Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SILVA, Ulisses Batista da., MELO, Maria do Carmo Barbosa.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
Resumo: Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema).
id UFCG_785cc7402beae35e039c41e99821fd21
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34273
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city).Educação e HistóriaHistória e EducaçãoPatrimônio históricoCultura - preservaçãoPreservação da culturaEducação ambientalHistória ambientalSítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PEBom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do CabocloArqueologiaEducation and HistoryHistory and EducationHistorical heritageCulture - preservationCulture preservationEnvironmental educationEnvironmental historyPedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PEBom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological SiteArcheologyHistória.Educação.Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T15:13:06Z2024-02-022024-02-02T15:13:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273porBARROS, Heriberto da Mota de Arruda.SILVA, Ulisses Batista da.MELO, Maria do Carmo Barbosa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T15:13:41Zoai:localhost:riufcg/34273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T15:13:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city).
title Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
spellingShingle Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.
Educação e História
História e Educação
Patrimônio histórico
Cultura - preservação
Preservação da cultura
Educação ambiental
História ambiental
Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE
Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo
Arqueologia
Education and History
History and Education
Historical heritage
Culture - preservation
Culture preservation
Environmental education
Environmental history
Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE
Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site
Archeology
História.
Educação.
title_short Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
title_full Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
title_fullStr Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
title_full_unstemmed Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
title_sort Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
author BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.
author_facet BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.
SILVA, Ulisses Batista da.
MELO, Maria do Carmo Barbosa.
author_role author
author2 SILVA, Ulisses Batista da.
MELO, Maria do Carmo Barbosa.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Heriberto da Mota de Arruda.
SILVA, Ulisses Batista da.
MELO, Maria do Carmo Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e História
História e Educação
Patrimônio histórico
Cultura - preservação
Preservação da cultura
Educação ambiental
História ambiental
Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE
Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo
Arqueologia
Education and History
History and Education
Historical heritage
Culture - preservation
Culture preservation
Environmental education
Environmental history
Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE
Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site
Archeology
História.
Educação.
topic Educação e História
História e Educação
Patrimônio histórico
Cultura - preservação
Preservação da cultura
Educação ambiental
História ambiental
Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE
Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo
Arqueologia
Education and History
History and Education
Historical heritage
Culture - preservation
Culture preservation
Environmental education
Environmental history
Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE
Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site
Archeology
História.
Educação.
description Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-02T15:13:06Z
2024-02-02
2024-02-02T15:13:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
identifier_str_mv BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611378200576