Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
Resumo: | Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema). |
id |
UFCG_785cc7402beae35e039c41e99821fd21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34273 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade).Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city).Educação e HistóriaHistória e EducaçãoPatrimônio históricoCultura - preservaçãoPreservação da culturaEducação ambientalHistória ambientalSítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PEBom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do CabocloArqueologiaEducation and HistoryHistory and EducationHistorical heritageCulture - preservationCulture preservationEnvironmental educationEnvironmental historyPedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PEBom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological SiteArcheologyHistória.Educação.Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T15:13:06Z2024-02-022024-02-02T15:13:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273porBARROS, Heriberto da Mota de Arruda.SILVA, Ulisses Batista da.MELO, Maria do Carmo Barbosa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T15:13:41Zoai:localhost:riufcg/34273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T15:13:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). Education and History - Historical Heritage: preservation of the culture of a people (Knowing the Prehistory of my city). |
title |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
spellingShingle |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. Educação e História História e Educação Patrimônio histórico Cultura - preservação Preservação da cultura Educação ambiental História ambiental Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo Arqueologia Education and History History and Education Historical heritage Culture - preservation Culture preservation Environmental education Environmental history Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site Archeology História. Educação. |
title_short |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
title_full |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
title_fullStr |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
title_full_unstemmed |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
title_sort |
Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). |
author |
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. |
author_facet |
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. SILVA, Ulisses Batista da. MELO, Maria do Carmo Barbosa. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Ulisses Batista da. MELO, Maria do Carmo Barbosa. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda. SILVA, Ulisses Batista da. MELO, Maria do Carmo Barbosa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e História História e Educação Patrimônio histórico Cultura - preservação Preservação da cultura Educação ambiental História ambiental Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo Arqueologia Education and History History and Education Historical heritage Culture - preservation Culture preservation Environmental education Environmental history Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site Archeology História. Educação. |
topic |
Educação e História História e Educação Patrimônio histórico Cultura - preservação Preservação da cultura Educação ambiental História ambiental Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo Arqueologia Education and History History and Education Historical heritage Culture - preservation Culture preservation Environmental education Environmental history Pedra do Caboclo Archaeological Site - Bom Jardim - PE Bom Jardim - PE - Pedra do Caboclo Archaeological Site Archeology História. Educação. |
description |
Considerando a ligação existente entre a Educação Ambiental e a vida em sociedade, defendemos a necessidade de trabalhar o tema do meio ambiente relacionado com a História. Por isso, decidimos pesquisar a organização social primitiva da cidade de Bom Jardim – PE, de acordo com os principais fatos “préhistóricos” revelados através dos vestígios encontrados no Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo, salientando as condições naturais para tal organização. Outro ponto da nossa pesquisa é diagnosticar a maneira como este Sítio Arqueológico, um importante recurso de pesquisa e ensino, é utilizado pelos professores da cidade nas suas aulas, e se de fato é utilizado. Para isso, faremos análises bibliográficas acerca do Sítio Arqueológico e da Pré-História do Nordeste, por meio das obras de Armand François Laroche e de Gabriela Martin, respectivamente; visitas ao Sítio Arqueológico da Pedra do Caboclo em busca de vestígios que testemunharam a forma como os homens “pré-históricos” se organizavam socialmente na zona do agreste pernambucano; visitas ao Museu do Homem do Nordeste e ao Ginásio Pernambucano, onde se encontram algumas peças retiradas do Sítio; e entrevistas com alunos e professores da Rede Pública de Ensino da cidade de Bom Jardim, a fim de identificarmos os conhecimentos dos mesmos acerca do Sítio Arqueológico e da sua importância para a reconstrução não só da “Pré-História” da cidade, mas também do Nordeste brasileiro. È tentando dialogar meio ambiente, História e educação que desenvolveremos esta pesquisa, considerando a todo o momento a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre o educando e a produção do conhecimento para a educação do presente e do futuro. Concomitantemente, buscamos produzir um material que possibilite a reflexão sobre a importância e valor do patrimônio cultural brasileiro, em especial, no nosso caso, o legado cultural local, marca fundamental da nossa história, consequentemente de nossa identidade enquanto cidade. Sendo assim, há uma clara necessidade de sublimar o que temos de melhor e belo, fazendo reverencia a diversidade cultural que nos é pertencente através da Educação Patrimonial - irrigada historicamente de riquezas materiais, orais e talvez pouco conhecida (que é um grande problema). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-02-02T15:13:06Z 2024-02-02 2024-02-02T15:13:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
identifier_str_mv |
BARROS, Heriberto da Mota de Arruda; SILVA, Ulisses Batista da; MELO, Maria do Carmo Barbosa. Educação e História - Patrimônio Histórico: preservação da cultura de um povo (Conhecendo a Pré-história da minha cidade). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2262-2272. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744611378200576 |