Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793
Resumo: Com o crescimento e o aumento da concorrência do setor de modas, as empresas precisam buscar cada vez mais formas de sobressair no mercado com vista na sobrevivência e no sucesso. Levando em consideração esse aumento significativo da concorrência, o desenvolvimento de estratégias de marketing pode ser determinante para o sucesso. Deste modo foi vista a necessidade de estudar como as empresas estão utilizando as estratégias estudadas para sobressair no mercado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a empresa TL Modas no que diz respeito a utilização de estratégias de marketing para se sobressair no mercado. A pesquisa se caracterizou como exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com o empresário através de um roteiro semiestruturado baseado na teoria das estratégias de marketing. A partir dos dados coletados foi possível verificar que desde o surgimento da empresa as atividades são realizadas de forma empírica, baseadas unicamente em observações do empresário, que não realiza nenhum estudo ou análise estruturada para auxiliar no seu processo decisório. Como consequência dessa falta de embasamento teórico, as estratégias apresentam falhas que deixam a empresa vulnerável ao mercado e a concorrência. Para isso foram sugeridas alguns tipos de pesquisas com base nas fragilidades percebidas através do estudo.
id UFCG_79971d6bf08499d740c2dcffa0532c72
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8793
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.Marketing strategies used in a fashion company.Estratégias de marketingConcorrênciaVarejoMarketing StrategiesCompetitionRetailAdministraçãoCom o crescimento e o aumento da concorrência do setor de modas, as empresas precisam buscar cada vez mais formas de sobressair no mercado com vista na sobrevivência e no sucesso. Levando em consideração esse aumento significativo da concorrência, o desenvolvimento de estratégias de marketing pode ser determinante para o sucesso. Deste modo foi vista a necessidade de estudar como as empresas estão utilizando as estratégias estudadas para sobressair no mercado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a empresa TL Modas no que diz respeito a utilização de estratégias de marketing para se sobressair no mercado. A pesquisa se caracterizou como exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com o empresário através de um roteiro semiestruturado baseado na teoria das estratégias de marketing. A partir dos dados coletados foi possível verificar que desde o surgimento da empresa as atividades são realizadas de forma empírica, baseadas unicamente em observações do empresário, que não realiza nenhum estudo ou análise estruturada para auxiliar no seu processo decisório. Como consequência dessa falta de embasamento teórico, as estratégias apresentam falhas que deixam a empresa vulnerável ao mercado e a concorrência. Para isso foram sugeridas alguns tipos de pesquisas com base nas fragilidades percebidas através do estudo.With the growth and increase of competition in the fashion industry, companies need to seek more and more ways to excel in the market with a view to survival and success. Taking into account this significant increase in competition, the development of marketing strategies can be key to success. Thus, it was necessary to study how companies are using the strategies studied to excel in the market. The general objective of the research was to analyze the company TL Modas regarding the use of marketing strategies to stand out in the Market. The research was characterized as exploratory, using a qualitative approach. For data collection, an interview was conducted with the entrepreneur through a semi-structured script based on the theory of marketing strategies. Based on the data collected, it was possible to verify that since the beginning of the company the activities are carried out in an empirical way, based solely on observations of the entrepreneur, who does not perform any structured analysis or study to aid in its decision making process. As a consequence of this lack of theoretical basis, the strategies present flaws that leave the company vulnerable to the market and competition. For this, some types of research were suggested based on the weaknesses perceived through the study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.MARACAJÁ, K. F. B.http://lattes.cnpq.br/5398977630029480MARQUES., Robson Oliveira.MARQUES, R. O.http://lattes.cnpq.br/0663274843584703FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.20182019-11-02T20:53:22Z2019-11-022019-11-02T20:53:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T14:41:34Zoai:localhost:riufcg/8793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T14:41:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
Marketing strategies used in a fashion company.
title Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
spellingShingle Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.
Estratégias de marketing
Concorrência
Varejo
Marketing Strategies
Competition
Retail
Administração
title_short Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
title_full Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
title_fullStr Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
title_full_unstemmed Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
title_sort Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
author FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.
author_facet FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.
MARACAJÁ, K. F. B.
http://lattes.cnpq.br/5398977630029480
MARQUES., Robson Oliveira.
MARQUES, R. O.
http://lattes.cnpq.br/0663274843584703
dc.contributor.author.fl_str_mv FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de marketing
Concorrência
Varejo
Marketing Strategies
Competition
Retail
Administração
topic Estratégias de marketing
Concorrência
Varejo
Marketing Strategies
Competition
Retail
Administração
description Com o crescimento e o aumento da concorrência do setor de modas, as empresas precisam buscar cada vez mais formas de sobressair no mercado com vista na sobrevivência e no sucesso. Levando em consideração esse aumento significativo da concorrência, o desenvolvimento de estratégias de marketing pode ser determinante para o sucesso. Deste modo foi vista a necessidade de estudar como as empresas estão utilizando as estratégias estudadas para sobressair no mercado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a empresa TL Modas no que diz respeito a utilização de estratégias de marketing para se sobressair no mercado. A pesquisa se caracterizou como exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com o empresário através de um roteiro semiestruturado baseado na teoria das estratégias de marketing. A partir dos dados coletados foi possível verificar que desde o surgimento da empresa as atividades são realizadas de forma empírica, baseadas unicamente em observações do empresário, que não realiza nenhum estudo ou análise estruturada para auxiliar no seu processo decisório. Como consequência dessa falta de embasamento teórico, as estratégias apresentam falhas que deixam a empresa vulnerável ao mercado e a concorrência. Para isso foram sugeridas alguns tipos de pesquisas com base nas fragilidades percebidas através do estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-02T20:53:22Z
2019-11-02
2019-11-02T20:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793
FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793
identifier_str_mv FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744409717112832