Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793 |
Resumo: | Com o crescimento e o aumento da concorrência do setor de modas, as empresas precisam buscar cada vez mais formas de sobressair no mercado com vista na sobrevivência e no sucesso. Levando em consideração esse aumento significativo da concorrência, o desenvolvimento de estratégias de marketing pode ser determinante para o sucesso. Deste modo foi vista a necessidade de estudar como as empresas estão utilizando as estratégias estudadas para sobressair no mercado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a empresa TL Modas no que diz respeito a utilização de estratégias de marketing para se sobressair no mercado. A pesquisa se caracterizou como exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com o empresário através de um roteiro semiestruturado baseado na teoria das estratégias de marketing. A partir dos dados coletados foi possível verificar que desde o surgimento da empresa as atividades são realizadas de forma empírica, baseadas unicamente em observações do empresário, que não realiza nenhum estudo ou análise estruturada para auxiliar no seu processo decisório. Como consequência dessa falta de embasamento teórico, as estratégias apresentam falhas que deixam a empresa vulnerável ao mercado e a concorrência. Para isso foram sugeridas alguns tipos de pesquisas com base nas fragilidades percebidas através do estudo. |
id |
UFCG_79971d6bf08499d740c2dcffa0532c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8793 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda.Marketing strategies used in a fashion company.Estratégias de marketingConcorrênciaVarejoMarketing StrategiesCompetitionRetailAdministraçãoCom o crescimento e o aumento da concorrência do setor de modas, as empresas precisam buscar cada vez mais formas de sobressair no mercado com vista na sobrevivência e no sucesso. Levando em consideração esse aumento significativo da concorrência, o desenvolvimento de estratégias de marketing pode ser determinante para o sucesso. Deste modo foi vista a necessidade de estudar como as empresas estão utilizando as estratégias estudadas para sobressair no mercado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a empresa TL Modas no que diz respeito a utilização de estratégias de marketing para se sobressair no mercado. A pesquisa se caracterizou como exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com o empresário através de um roteiro semiestruturado baseado na teoria das estratégias de marketing. A partir dos dados coletados foi possível verificar que desde o surgimento da empresa as atividades são realizadas de forma empírica, baseadas unicamente em observações do empresário, que não realiza nenhum estudo ou análise estruturada para auxiliar no seu processo decisório. Como consequência dessa falta de embasamento teórico, as estratégias apresentam falhas que deixam a empresa vulnerável ao mercado e a concorrência. Para isso foram sugeridas alguns tipos de pesquisas com base nas fragilidades percebidas através do estudo.With the growth and increase of competition in the fashion industry, companies need to seek more and more ways to excel in the market with a view to survival and success. Taking into account this significant increase in competition, the development of marketing strategies can be key to success. Thus, it was necessary to study how companies are using the strategies studied to excel in the market. The general objective of the research was to analyze the company TL Modas regarding the use of marketing strategies to stand out in the Market. The research was characterized as exploratory, using a qualitative approach. For data collection, an interview was conducted with the entrepreneur through a semi-structured script based on the theory of marketing strategies. Based on the data collected, it was possible to verify that since the beginning of the company the activities are carried out in an empirical way, based solely on observations of the entrepreneur, who does not perform any structured analysis or study to aid in its decision making process. As a consequence of this lack of theoretical basis, the strategies present flaws that leave the company vulnerable to the market and competition. For this, some types of research were suggested based on the weaknesses perceived through the study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem.MARACAJÁ, K. F. B.http://lattes.cnpq.br/5398977630029480MARQUES., Robson Oliveira.MARQUES, R. O.http://lattes.cnpq.br/0663274843584703FONSECA, Julia Kesia do Nascimento.20182019-11-02T20:53:22Z2019-11-022019-11-02T20:53:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T14:41:34Zoai:localhost:riufcg/8793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T14:41:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. Marketing strategies used in a fashion company. |
title |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. |
spellingShingle |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de marketing Concorrência Varejo Marketing Strategies Competition Retail Administração |
title_short |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. |
title_full |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. |
title_fullStr |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. |
title_sort |
Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. |
author |
FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. |
author_facet |
FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. CAVALCANTI, E. P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem. MARACAJÁ, K. F. B. http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 MARQUES., Robson Oliveira. MARQUES, R. O. http://lattes.cnpq.br/0663274843584703 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing Concorrência Varejo Marketing Strategies Competition Retail Administração |
topic |
Estratégias de marketing Concorrência Varejo Marketing Strategies Competition Retail Administração |
description |
Com o crescimento e o aumento da concorrência do setor de modas, as empresas precisam buscar cada vez mais formas de sobressair no mercado com vista na sobrevivência e no sucesso. Levando em consideração esse aumento significativo da concorrência, o desenvolvimento de estratégias de marketing pode ser determinante para o sucesso. Deste modo foi vista a necessidade de estudar como as empresas estão utilizando as estratégias estudadas para sobressair no mercado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a empresa TL Modas no que diz respeito a utilização de estratégias de marketing para se sobressair no mercado. A pesquisa se caracterizou como exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com o empresário através de um roteiro semiestruturado baseado na teoria das estratégias de marketing. A partir dos dados coletados foi possível verificar que desde o surgimento da empresa as atividades são realizadas de forma empírica, baseadas unicamente em observações do empresário, que não realiza nenhum estudo ou análise estruturada para auxiliar no seu processo decisório. Como consequência dessa falta de embasamento teórico, as estratégias apresentam falhas que deixam a empresa vulnerável ao mercado e a concorrência. Para isso foram sugeridas alguns tipos de pesquisas com base nas fragilidades percebidas através do estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-11-02T20:53:22Z 2019-11-02 2019-11-02T20:53:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793 FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Julia Kesia do Nascimento. Estratégias de Marketing utilizadas em uma empresa do setor de moda. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744409717112832 |