Capital intelectual: um estudo de caso no Jornal da Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5438 |
Resumo: | O surgimento de uma nova era, baseada no conhecimento, gera mudanças na sociedade e conseqüentemente nas organizações. Estas mudanças geram períodos de crises e incertezas, que juntamente com a globalização e a informatização fazem surgir a necessidade de compreensão desta nova era, de forma a possibilitar a criação de diferenciais competitivos, que possam assegurar a sobrevivência das organizações neste novo contexto econômico, político e social. O conhecimento organizacional, ou seja, a soma de tudo que todos em uma empresa conhecem e confere à empresa vantagem competitiva, vem sendo intensamente analisado na última década. Fazem parte deste conhecimento os estoques de informação registrados (representação do conhecimento explícito) e o capital intelectual (conhecimento tácito). A preocupação com o monitoramento inteligente do conhecimento organizacional deve-se ao fato de os administradores haverem percebido que as organizações possuem, além dos tradicionais ativos mensurados pelo velho modelo contábil, os chamados ativos intangíveis. Estes ativos representam vantagem competitiva, a partir da habilidade intelectual das pessoas de aprendizagem, criatividade e inovação. As pessoas em uma organização direcionam seus esforços basicamente em dois sentidos: para fora da empresa, através das relações com clientes, e para dentro, mantendo e construindo a organização. Os esforços direcionados para dentro da empresa criam uma estrutura interna chamada de organização. (Sveiby; 1998:11). Baseado neste contexto considera-se importante buscar um modelo de aferição dos ativos intangíveis, procurando apontar alguns dos indicadores necessários para que a instituição objeto desta pesquisa e organizações similares possam acompanhar a evolução de seus ativos intangíveis, de modo a monitorá-los e estabelecer metas também em relação a eles, tornando-se mais competitivas. O presente estudo irá fazer uma verificação dos ativos intangíveis do Jornal da Paraíba com base no modelo proposto por Sveiby (1998) o qual abrange os três elementos principais que compõem o ativo invisível constantes no balanço patrimonial de uma empresa, sendo eles, a competência do funcionário, a estrutura interna e a estrutura externa. |
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Capital intelectual: um estudo de caso no Jornal da Paraíba.Intellectual capital: a case study in Jornal da Paraíba.Capital intelectualInvestimentoDesenvolvimento organizacionalAdministraçãoO surgimento de uma nova era, baseada no conhecimento, gera mudanças na sociedade e conseqüentemente nas organizações. Estas mudanças geram períodos de crises e incertezas, que juntamente com a globalização e a informatização fazem surgir a necessidade de compreensão desta nova era, de forma a possibilitar a criação de diferenciais competitivos, que possam assegurar a sobrevivência das organizações neste novo contexto econômico, político e social. O conhecimento organizacional, ou seja, a soma de tudo que todos em uma empresa conhecem e confere à empresa vantagem competitiva, vem sendo intensamente analisado na última década. Fazem parte deste conhecimento os estoques de informação registrados (representação do conhecimento explícito) e o capital intelectual (conhecimento tácito). A preocupação com o monitoramento inteligente do conhecimento organizacional deve-se ao fato de os administradores haverem percebido que as organizações possuem, além dos tradicionais ativos mensurados pelo velho modelo contábil, os chamados ativos intangíveis. Estes ativos representam vantagem competitiva, a partir da habilidade intelectual das pessoas de aprendizagem, criatividade e inovação. As pessoas em uma organização direcionam seus esforços basicamente em dois sentidos: para fora da empresa, através das relações com clientes, e para dentro, mantendo e construindo a organização. Os esforços direcionados para dentro da empresa criam uma estrutura interna chamada de organização. (Sveiby; 1998:11). Baseado neste contexto considera-se importante buscar um modelo de aferição dos ativos intangíveis, procurando apontar alguns dos indicadores necessários para que a instituição objeto desta pesquisa e organizações similares possam acompanhar a evolução de seus ativos intangíveis, de modo a monitorá-los e estabelecer metas também em relação a eles, tornando-se mais competitivas. O presente estudo irá fazer uma verificação dos ativos intangíveis do Jornal da Paraíba com base no modelo proposto por Sveiby (1998) o qual abrange os três elementos principais que compõem o ativo invisível constantes no balanço patrimonial de uma empresa, sendo eles, a competência do funcionário, a estrutura interna e a estrutura externa.The emergence of a new knowledge-based era generates changes in the society and therefore in organizations. These changes generate periods of crisis. and uncertainties, which together with globalization and computerization give rise to understanding of this new era in order to enable the creation of competitive differentials that can ensure the survival of organizations in this new economic, political and social context. Organizational knowledge, that is, the sum of everything everyone in one company know and give the company a competitive advantage, has been intensely analyzed over the last decade. This knowledge includes information stocks registered (representation of explicit knowledge) and intellectual capital (tacit knowledge). Concern for intelligent knowledge monitoring is due to the fact that the managers realized that the organizations have, in addition to the traditional assets measured by the old accounting, the so-called intangible assets. These assets represent a competitive advantage. from people's intellectual ability of learning, creativity and innovation. People in an organization focus their efforts primarily on two directions: out of the company, through customer relations, and inward, maintaining and building the organization. Efforts directed within the company create a internal structure called organization. (Sveiby; 1998: 11). Based on this context, it is considered important to seek a model for measuring intangible assets, seeking to point out some of the necessary indicators for the institution object of this research and similar organizations can follow the evolution intangible assets so as to monitor them and set targets also to them by becoming more competitive. The present study will verify the intangible assets of Jornal da Paraíba based on the model proposed by Sveiby (1998) which covers the three elements principal assets that make up the invisible asset contained in the balance sheet of a namely the employee competence, the internal structure and the structure external.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA FILHO, Joel FreireSILVA FILHO, J. Fhttp://lattes.cnpq.br/1908247587440649GONÇALVES, Helen SilvaGONÇALVES, Helen Silvahttp://lattes.cnpq.br/4938224859469937MOTTA, Verônica Macário de OliveiraOLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875SILVA, Tatiane de Aguiar.2004-042019-08-05T15:07:45Z2019-08-052019-08-05T15:07:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5438SILVA, Tatiane de Aguiar. Capital intelectual: um estudo de caso no Jornal da Paraíba. 2004. 35 f. 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