As representações do gênero feminino nos cordéis de Leandro Gomes de Barros (1920-1930).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Fabilene Felix de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6594
Resumo: A Literatura de Cordel é um importante mecanismo para análise historiográfica, teve origem na tradição oral de narrativas poéticas, presente na Europa desde a antiguidade, e teve início no Brasil com a colonização portuguesa, adquirindo nova significação e formato. Logo, o objetivo central dessa pesquisa é analisar um dos cordelistas mais conhecido no Brasil, Leandro Gomes de Barros (1865-1918), poeta paraibano, considerado o iniciador dos folhetos impressos. Suas obras ocuparam um espaço de criação que deve ser percebido em vários níveis: o simbólico, o artístico, o linguístico, o social, o político, o econômico e o histórico. A partir de seus cordéis iremos analisar as representações do feminino problematizando qual era o espaço destinado às mulheres e quais foram as mudanças ou continuidades ocorridas nos papéis sociais na década de 1920 e como essas foram percebidas pela sociedade, principalmente na Paraíba. O respectivo estudo partiu da pesquisa bibliográfica, das obras de Leandro Gomes de Barros e de estudos referentes às mulheres na sociedade.
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