Saberes, experiências e atitudes de gestantes acerca do aleitamento materno: possibilidades para a prática da pesquisa-ação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Anna Beatryz Lira da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11567
Resumo: O presente estudo aborda o compartilhamento de experiências e saberes de gestantes acerca do aleitamento materno por meio de atividades educativas. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado por meio da metodologia da pesquisa-ação. Primeiramente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com gestantes da Unidade Básica de Saúde estudada a fim de identificar o diagnóstico situacional e posteriormente, utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo para análise dessas entrevistas. Diante disso, foi desenvolvido o planejamento e implementação de atividades educativas como possibilidade de resolução para problemas evidenciados no diagnóstico situacional. Com este estudo foi possível observar que as gestantes possuem bastante conhecimento dos benefícios do leite materno para o filho, mas apresentam déficit quando se trata dos benefícios para si. Além disso, por mais que seja uma prática antiga, ainda acreditam que seu leite não é suficiente para sustentar o bebê, somando-se a isto, as políticas e direitos que asseguram essas mulheres ainda são pouco disseminadas e o simples fato de voltarem à sua rotina habitual leva ao desmame precoce, causando frustação para a mãe e sofrendo impacto no crescimento e desenvolvimento da criança. Diante disso, foram planejadas três intervenções com o uso de metodologias ativas que proporcionassem a interação das envolvidas para facilitar a construção do conhecimento que deu origem à quarta fase do estudo que é a avaliação das ações. Portanto, foi possível observar que a utilização de ações educativas apresentar repercussões positivas na construção de saberes, pois possibilita aos indivíduos envolvidos a troca de experiências, diminuindo os anseios e dúvidas diante de um momento bastante esperado para as mães.
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Diante disso, foi desenvolvido o planejamento e implementação de atividades educativas como possibilidade de resolução para problemas evidenciados no diagnóstico situacional. Com este estudo foi possível observar que as gestantes possuem bastante conhecimento dos benefícios do leite materno para o filho, mas apresentam déficit quando se trata dos benefícios para si. Além disso, por mais que seja uma prática antiga, ainda acreditam que seu leite não é suficiente para sustentar o bebê, somando-se a isto, as políticas e direitos que asseguram essas mulheres ainda são pouco disseminadas e o simples fato de voltarem à sua rotina habitual leva ao desmame precoce, causando frustação para a mãe e sofrendo impacto no crescimento e desenvolvimento da criança. Diante disso, foram planejadas três intervenções com o uso de metodologias ativas que proporcionassem a interação das envolvidas para facilitar a construção do conhecimento que deu origem à quarta fase do estudo que é a avaliação das ações. Portanto, foi possível observar que a utilização de ações educativas apresentar repercussões positivas na construção de saberes, pois possibilita aos indivíduos envolvidos a troca de experiências, diminuindo os anseios e dúvidas diante de um momento bastante esperado para as mães.The present study addresses the sharing of experiences and knowledge of pregnant women about breastfeeding through educational activities. This is a descriptive qualitative study conducted through the methodology of action research. First, a semi-structured interview was conducted with pregnant women from the Basic Health Unit studied in order to identify the situational diagnosis and later, the Collective Subject Discourse was used to analyze these interviews. Therefore, the planning and implementation of educational activities was developed as a possibility of solving for problems evidenced in situational diagnosis. With this study it was possible to observe that pregnant women have a great knowledge of the benefits of breast milk for their child, but present deficit when it comes to the benefits for themselves. Moreover, as much as it is an ancient practice, they still believe that their milk is not enough to support the baby, adding to this, the policies and rights that ensure these women are still little disseminated and the mere fact of returning to their routine it usually leads to early weaning, causing frustration for the mother and suffering an impact on the growth and development of the child. Therefore, three interventions were planned with the use of active methodologies that provided the interaction of those involved to facilitate the construction of knowledge that gave rise to the fourth phase of the study, which is the evaluation of actions. Therefore, it was possible to observe that the use of educational actions presents positive repercussions in the construction of knowledge, because it allows the individuals involved to exchange experiences, reducing the desires and doubts before a very moment expected for mothers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860SOUZA , Joyce Wadna Rodrigues de.NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.SILVA, Anna Beatryz Lira da.2019-11-272020-02-06T14:57:08Z2020-02-062020-02-06T14:57:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11567SILVA, Anna Beatryz Lira da. Saberes, experiências e atitudes de gestantes acerca do aleitamento materno: possibilidades para a prática da pesquisa-ação. 2019. 66f. 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