O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564 |
Resumo: | A representação esportiva e corporal nos jogos de vídeo e telespetáculo esportivo promovem ressignificações da cultura corporal de movimento. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o consumo midiático relacionado à virtualização esportiva e sua influência subjetiva na conformação dos corpos. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 50 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio e do Ensino Superior da Universidade de Pernambuco - UPE na cidade de Recife - PE, Brasil. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que a virtualização esportiva midiática é marcada pela reprodução espetacularizada, conduzindo ao entendimento de uma constituição corporal multifacetada tanto no esporte telespetáculo, como na prática corporal e/ou virtual. |
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O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais.The virtualized body in technological relations with the sport in video games and informational media.Virtualização do corpoCorpo humano - virtualizaçãoJogos de vídeoEsportes - virtualizaçãoVirtualização esportivaTelevisãoRepresentação esportiva corporal - jogos de vídeoCultura corporal de movimentoVirtualização esportivaConsumo midiático - esportes - virtualizaçãoAnálise de ConteúdoEspetacularização esportiva midiáticaBody virtualizationHuman body - virtualizationVideo gamesSports - virtualizationSports virtualizationTelevisionBody sports representation - video gamesMovement body cultureSports virtualizationMedia consumption - sports - virtualizationContent analysisMedia sports spectacleEducação Física.Esportes.A representação esportiva e corporal nos jogos de vídeo e telespetáculo esportivo promovem ressignificações da cultura corporal de movimento. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o consumo midiático relacionado à virtualização esportiva e sua influência subjetiva na conformação dos corpos. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 50 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio e do Ensino Superior da Universidade de Pernambuco - UPE na cidade de Recife - PE, Brasil. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que a virtualização esportiva midiática é marcada pela reprodução espetacularizada, conduzindo ao entendimento de uma constituição corporal multifacetada tanto no esporte telespetáculo, como na prática corporal e/ou virtual.The sport and body representation in video games and sports television shows leads to reinterpretation of the body culture of movement. Given this scenario, the objective of this research was to identify and analyze the media consumption related to sports virtualization and its influence in shaping the bodies. It is a descriptive field with a qualitative approach performed with 50 students in the youth age range of 15-24 years old from public High School and College at the University of Pernambuco - UPE, Recife - PE, Brazil. The assessment was made through the Content Analysis. The results indicate that the media sportive virtualization is marked by spectacularized playback. This virtualization leads to the understanding of a multifaceted body constitution both in the teleshow sport and in the body and/or virtual practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-05-07T21:15:49Z2024-05-072024-05-07T21:15:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Ana Raquel Mendes dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. J. Phys. Educ. v. 29, e2923, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35564porARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.SANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.SILVA, Priscilla Pinto Costa da.SANTOS, Ana Raquel Mendes dos.FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-07T21:16:15Zoai:localhost:riufcg/35564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-07T21:16:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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