O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
Resumo: O presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos, valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão, narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem.
id UFCG_7b2d0e9a2de8edef703f689a59ce5c0c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7015
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.The playful in the literacy process: using gender literary cord.Lo lúdico en el proceso de alfabetización: utilizando el género literario cordel.LúdicoCordelEnsino e aprendizagemLudicTeaching and learningCordel - lúdicoLiteratura de cordelCordel - gênero textualLetramento textualLetramento literárioLiterature of twineCordel - textual genreTextual literacyEnsino-AprendizagemO presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos, valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão, narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem.This scientific work has as main goal nurture the experience of reading practices that encourage the critical interpretation, curiosity, creativity of learners, valuing its context, bound in twine literary genre. Starting from the premise that the act of reading and writing can be enjoyable, from the time that students are encouraged to socialize your existential universe and discover the reality of other universes. In this context, it was possible to reconcile theory and practice, providing the exchange of knowledge and experiences, valuing the universal vocabulary of the child, ie, investigating the lived social practices by the target audience. Thus, we intend to arouse the interest absorption skills, using empirical learning community, in which subjects are entered consistently and aiding in cognitive development, using the literary genre line, contributing to discuss this action, and narrative construction of meaningful learning, using action research to the epistemological development of the students in the teaching and learning process.El presente trabajo científico tiene como objetivo general brindar oportunidades para la vivencia de prácticas lectoras, que estimulen la interpretación crítica, la curiosidad, la creatividad de los estudiantes, valorando su contexto, apoyados en el género literario de cuerda. Partiendo de la premisa de que el acto de leer y escribir puede ser placentero, desde el momento en que los estudiantes se animen a socializar su universo existencial, y a descubrir la realidad de otros universos. En ese contexto, fue posible conciliar teoría y práctica, propiciando el intercambio de saberes y experiencias, valorizando el universo léxico del niño, o sea, investigando las prácticas sociales vividas por el público objetivo. De esta manera, pretendemos despertar el interés en la absorción de competencias, utilizando los aprendizajes empíricos de la comunidad, en la que se insertan los sujetos y ayudando de manera consistente en el desarrollo cognitivo, utilizando el género literario cordel, contribuyendo con esta acción a la discusión. , la narrativa y la construcción de aprendizajes significativos, utilizando la investigación acción para el desarrollo epistemológico del estudiante en el proceso de enseñanza y aprendizaje.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes doshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.SILVA, João Batista da.CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.2013-12-182019-09-16T10:15:00Z2019-09-162019-09-16T10:15:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T14:24:18Zoai:localhost:riufcg/7015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T14:24:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
The playful in the literacy process: using gender literary cord.
Lo lúdico en el proceso de alfabetización: utilizando el género literario cordel.
title O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
spellingShingle O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
Lúdico
Cordel
Ensino e aprendizagem
Ludic
Teaching and learning
Cordel - lúdico
Literatura de cordel
Cordel - gênero textual
Letramento textual
Letramento literário
Literature of twine
Cordel - textual genre
Textual literacy
Ensino-Aprendizagem
title_short O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
title_full O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
title_fullStr O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
title_full_unstemmed O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
title_sort O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
author CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
author_facet CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
SILVA, João Batista da.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Cordel
Ensino e aprendizagem
Ludic
Teaching and learning
Cordel - lúdico
Literatura de cordel
Cordel - gênero textual
Letramento textual
Letramento literário
Literature of twine
Cordel - textual genre
Textual literacy
Ensino-Aprendizagem
topic Lúdico
Cordel
Ensino e aprendizagem
Ludic
Teaching and learning
Cordel - lúdico
Literatura de cordel
Cordel - gênero textual
Letramento textual
Letramento literário
Literature of twine
Cordel - textual genre
Textual literacy
Ensino-Aprendizagem
description O presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos, valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão, narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
2019-09-16T10:15:00Z
2019-09-16
2019-09-16T10:15:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
identifier_str_mv CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394608181248