O processo de transposição didática no jornal e na escola.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2563 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre as implicações da transposição didática para o ensino de leitura de textos jornalísticos. Trata-se de uma pesquisa interpretativista e interdisciplinar que analisa as ações e os recursos de transposição didática em dois espaços: em aulas de leitura de uma professora de filosofia e no suplemento infantil Diarinho, publicado pelo Jornal Diário de Pernambuco. O objeto aqui analisado se materializa no texto jornalístico e na exposição da professora, uma vez que ambos têm a intenção de expor uma matéria a um leitor/aluno supostamente menos informado. Destas duas esferas sociais, retirou-se o corpus desta pesquisa, que é composto por 10 exemplares do suplemento e por quatro aulas de leitura. Para estudá-lo, foram mobilizadas as concepções de leitura e de transposição didática correntes no âmbito da lingüística aplicada. Foram utilizados três procedimentos de análise de dados que resultaram nos três capítulos de interpretação dos dados, a saber: (1) identificação e descrição de recursos e ações de transposição didática empregadas pelos jornalistas, (2) identificação e descrição de recursos e ações de transposição didática empregadas pela professora, (3) comparação dos recursos e ações de transposição didática descritos na primeira e segunda etapa. Para realização do processo de transposição didática no jornal ou na escola, a análise dos dados revela que é preciso estabelecer um contrato didático em que um locutor informado transmite um saber a um sujeito menos informado que supostamente aceita esta situação de aprendizagem. Também mostra que as ações de explicar e de informar parecem ser indissociadas tanto no suplemento quanto na escola, pois, ao mesmo tempo em que o jornalista e a professora informam também explicam. Para isso, os recursos de transposição, além de variados, são recorrentes. No suplemento, identificamos vinte e dois recursos de transposição didática e na aula de leitura dezenove. Doze desses recursos são comuns às duas esferas, entre eles destacam-se a intertextualidade, o conhecimento vocabular e a interação com o leitor/aluno. A conclusão deste trabalho aponta que os saberes ensinados na escola através do suplemento percorrem duas cadeias de transposição didática: uma que se origina na esfera escolar e outra na comunicação social. Aponta ainda que jornalistas e professores são os principais agentes destas cadeias e dividem uma responsabilidade pedagógica ao difundir diversas informações e referências identitárias, através das quais podem ajudar a aceitar/rejeitar ou refletir sobre as temáticas sociais. |
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O processo de transposição didática no jornal e na escola.The process of didactic transposition in the newspaper and at school.Transposição didáticaLeituraJornalDidactic transpositionReadingNewspaperLetrasO objetivo geral deste trabalho é refletir sobre as implicações da transposição didática para o ensino de leitura de textos jornalísticos. Trata-se de uma pesquisa interpretativista e interdisciplinar que analisa as ações e os recursos de transposição didática em dois espaços: em aulas de leitura de uma professora de filosofia e no suplemento infantil Diarinho, publicado pelo Jornal Diário de Pernambuco. O objeto aqui analisado se materializa no texto jornalístico e na exposição da professora, uma vez que ambos têm a intenção de expor uma matéria a um leitor/aluno supostamente menos informado. Destas duas esferas sociais, retirou-se o corpus desta pesquisa, que é composto por 10 exemplares do suplemento e por quatro aulas de leitura. Para estudá-lo, foram mobilizadas as concepções de leitura e de transposição didática correntes no âmbito da lingüística aplicada. Foram utilizados três procedimentos de análise de dados que resultaram nos três capítulos de interpretação dos dados, a saber: (1) identificação e descrição de recursos e ações de transposição didática empregadas pelos jornalistas, (2) identificação e descrição de recursos e ações de transposição didática empregadas pela professora, (3) comparação dos recursos e ações de transposição didática descritos na primeira e segunda etapa. Para realização do processo de transposição didática no jornal ou na escola, a análise dos dados revela que é preciso estabelecer um contrato didático em que um locutor informado transmite um saber a um sujeito menos informado que supostamente aceita esta situação de aprendizagem. Também mostra que as ações de explicar e de informar parecem ser indissociadas tanto no suplemento quanto na escola, pois, ao mesmo tempo em que o jornalista e a professora informam também explicam. Para isso, os recursos de transposição, além de variados, são recorrentes. No suplemento, identificamos vinte e dois recursos de transposição didática e na aula de leitura dezenove. Doze desses recursos são comuns às duas esferas, entre eles destacam-se a intertextualidade, o conhecimento vocabular e a interação com o leitor/aluno. A conclusão deste trabalho aponta que os saberes ensinados na escola através do suplemento percorrem duas cadeias de transposição didática: uma que se origina na esfera escolar e outra na comunicação social. Aponta ainda que jornalistas e professores são os principais agentes destas cadeias e dividem uma responsabilidade pedagógica ao difundir diversas informações e referências identitárias, através das quais podem ajudar a aceitar/rejeitar ou refletir sobre as temáticas sociais.The objective of this work is to reflect on the implications of the didactic transposition to the teaching of reading involving journalistic texts. It is an interpretative and interdisciplinary research which analyses the actions and resources from didactic transposition presented in two areas: the reading classes given by a Philosophy teacher and the infantile supplement Diarinho, published in the Diário de Pernambuco newspaper. The object analysed in this work materializes in the journalistic text and in the teacher’s exposition, since both have the intention of showing a subject to a reader-student who is supposedly less informed. From these two social spheres the corpus of this reseach was collected, which is composed of ten issues of the supplement and of four reading classes. In order to study it, the current concepts of reading and didactic transposition in the scope of Applied Linguistics were mobilized. Three data analysis procedures were utilized which resulted in the three chapters containing the data interpretation, namely: (1) identifying and describing the resources and actions of didactic transposition employed by the journalists, (2) identifying and describing the resources and actions of didactic transposition employed by the teacher, (3) comparing the resources and actions of didactic transposition in the first and second phases. To achieve the process of didactic transposition in the newspaper or in the school, the data analysis reveals that there should be a didactic contract in which an informed speaker imparts knowledge to a less informed subject who perhaps accepts this learning situation. It also shows that the actions of explaining and informing seem to be inseparable both in the supplement and in the school, for the journalist and teacher inform and explain in the same way. That is why the transposition resources are varied and recurrent. There were twenty-two didactic transposition resources in the supplement and nineteen in the reading class. Twelve of the resources are common to the two spheres, and among them intertextuality, vocabulary knowledge and interaction with the reader-student are noticeable. The conclusion of this work indicates that the knowledge imparted at school by means of the supplement goes through two didactic transposition chains: one which stems from the school sphere and another from the social interaction. It is also pointed out that journalists and teachers are the main agents of those chains and share a pedagogical responsibility in diffusing information and identity references through which they can help to accept/reject or reflect on social themes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D.L.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614RAFAEL, Edmilson Luiz.GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello.SANTOS, Eliete Correia dos.2006-122019-01-22T10:18:23Z2019-01-222019-01-22T10:18:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2563SANTOS, Eliete Correia dos. O processo de transposição didática no jornal e na escola. 213f. 2006. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. 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