Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240 |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ". |
id |
UFCG_7c6983f33c5b6758bac1065648d653d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13240 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.Weaving reflections on inclusive education.Educação inclusivaAuto- estimaEscola Profissional monte CarmeloEducação InfantilRelação- pai e professoresinclusive educationSelf esteemMonte Carmelo Professional SchoolChild educationParent-teacher relationshipO presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ".Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581LIMA, Francinalda Sousa.20072020-07-13T13:43:59Z2020-07-132020-07-13T13:43:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:35:57Zoai:localhost:riufcg/13240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. Weaving reflections on inclusive education. |
title |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
spellingShingle |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. LIMA, Francinalda Sousa. Educação inclusiva Auto- estima Escola Profissional monte Carmelo Educação Infantil Relação- pai e professores inclusive education Self esteem Monte Carmelo Professional School Child education Parent-teacher relationship |
title_short |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
title_full |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
title_fullStr |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
title_full_unstemmed |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
title_sort |
Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. |
author |
LIMA, Francinalda Sousa. |
author_facet |
LIMA, Francinalda Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Francinalda Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Auto- estima Escola Profissional monte Carmelo Educação Infantil Relação- pai e professores inclusive education Self esteem Monte Carmelo Professional School Child education Parent-teacher relationship |
topic |
Educação inclusiva Auto- estima Escola Profissional monte Carmelo Educação Infantil Relação- pai e professores inclusive education Self esteem Monte Carmelo Professional School Child education Parent-teacher relationship |
description |
O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ". |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-07-13T13:43:59Z 2020-07-13 2020-07-13T13:43:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240 LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240 |
identifier_str_mv |
LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446599725056 |