Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Francinalda Sousa.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240
Resumo: O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ".
id UFCG_7c6983f33c5b6758bac1065648d653d1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13240
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.Weaving reflections on inclusive education.Educação inclusivaAuto- estimaEscola Profissional monte CarmeloEducação InfantilRelação- pai e professoresinclusive educationSelf esteemMonte Carmelo Professional SchoolChild educationParent-teacher relationshipO presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ".Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581LIMA, Francinalda Sousa.20072020-07-13T13:43:59Z2020-07-132020-07-13T13:43:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:35:57Zoai:localhost:riufcg/13240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
Weaving reflections on inclusive education.
title Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
spellingShingle Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
LIMA, Francinalda Sousa.
Educação inclusiva
Auto- estima
Escola Profissional monte Carmelo
Educação Infantil
Relação- pai e professores
inclusive education
Self esteem
Monte Carmelo Professional School
Child education
Parent-teacher relationship
title_short Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
title_full Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
title_fullStr Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
title_full_unstemmed Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
title_sort Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva.
author LIMA, Francinalda Sousa.
author_facet LIMA, Francinalda Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Francinalda Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Auto- estima
Escola Profissional monte Carmelo
Educação Infantil
Relação- pai e professores
inclusive education
Self esteem
Monte Carmelo Professional School
Child education
Parent-teacher relationship
topic Educação inclusiva
Auto- estima
Escola Profissional monte Carmelo
Educação Infantil
Relação- pai e professores
inclusive education
Self esteem
Monte Carmelo Professional School
Child education
Parent-teacher relationship
description O presente trabalho tem por tema: Tecendo Reflexões sobre a Educação Inclusiva e como objetivo, tecer reflexões sobre a educação inclusiva, e trabalhar alternativas a esta problemática. Discutiremos a dimensão politica e as devidas atitudes para com as crianças com necessidades educativas especiais e o trabalho com a sua auto-estima. Serão enfocados alguns casos práticos, como os programas de correção de fluxo serie/idade, a Central de Material Didático e as suas devidas contribuições para a inclusão escolar. Em anexo conta a construção de um projeto para a escola intitulado: O mundo pode ser melhor respeitando as diferenças, com resultado do estagio. A Metodologia se dará a partir de uma pesquisa-ação. A elaboração consta de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta através de aplicação de questionário e observação. Socializamos os conhecimentos adquiridos, com a comunidade escolar através das reuniões de estudo durante o estagio supervisionado. A pesquisa foi realizada com alunos, de pais e de professores da referida escola. A pesquisa foi realizada na Escola Profissional Monte Carmelo, tendo como foco os programas de correção de fluxo antes mencionados.Acreditamos que este trabalho se constitui numa contribuição sistematizada sobre os programas citados no sentido de contextual izar a pratica pedagógica do supervisor, necessitando sem duvidas de futuros aprofundamentos para se constituir em analise qualitativa e quantitativa. Mesmo sabendo que esta discursão precisa ser empreendida em todos os âmbitos da sociedade e que a limitamos de certa forma a politica e a educação, e que ainda tem muitos horizontes a transpor acreditamos que um dia as pessoas com deficiência ou diferenças serão atendidas em seus direitos e respeitadas tanto quanta as demais pessoas. Por assim acreditarmos este trabalho veio abrir espaços de debates e de conscientização e ao mesmo tempo inspirar atitudes e compromissos com esta causa afinal "Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram, tentaram um dia ".
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-13T13:43:59Z
2020-07-13
2020-07-13T13:43:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240
LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13240
identifier_str_mv LIMA, Francinalda Sousa. Tecendo reflexões sobre a educação inclusiva. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446599725056