Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992
Resumo: O processo de adoecimento, o recebimento do diagnóstico de câncer infantil, e o período de hospitalização podem se revelar como uma experiência traumática e desestruturante, especialmente, para crianças e adolescentes que são convocados a enfrentar cenários desconhecidos e lidar com uma realidade diferente e distante de suas rotinas, que podem gerar intensas emoções desagradáveis. Considerando a importância do suporte psicológico durante a hospitalização de crianças, este trabalho tem como objetivo estabelecer a interface entre a Logoterapia e a ludicidade, enquanto ferramentas que facilitam a expressão dos valores criativos, vivenciais e atitudinais, favorecendo o encontro com o sentido da vida de crianças em tratamento oncológico. Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência, vivenciadas durante o Estágio Supervisionado Específico I e II, do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na oncologia pediátrica do hospital universitário. A interface entre a ludicidade e a perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial desempenha um papel fundamental no contexto da oncologia pediátrica, ambicionando acolher e minimizar o sofrimento causado pelo adoecimento, destacando o encontro com o sentido, por meio da criatividade e da arte (valores criativos), das experiências vividas em família (valores vivenciais), das atitudes tomadas diante das situações trágicas e inevitáveis (valores atitudinais). Durante o relato foram apresentadas as intervenções lúdicas realizadas no ambiente hospitalar, levando em consideração as necessidades específicas de cada criança. Foi destacado o papel dos profissionais de psicologia no estímulo ao brincar, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida durante o tratamento. A oferta de recursos lúdicos proporcionou às crianças novas formas de enxergar o adoecimento, acolhendo suas vivências e suscitando a busca pelo sentido frente a hospitalização.
id UFCG_7cca1373f9b996d6f32fb9d46dec94ec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30992
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.Câncer infantilCriança hospitalizadaLogoterapiaChildhood cancerHospitalized childLogotherapyOncologia PediátricaServiço de Oncologia Pediátrica - HUACHospital Universitário Alcides Carneiro - UFCGPsicologia.O processo de adoecimento, o recebimento do diagnóstico de câncer infantil, e o período de hospitalização podem se revelar como uma experiência traumática e desestruturante, especialmente, para crianças e adolescentes que são convocados a enfrentar cenários desconhecidos e lidar com uma realidade diferente e distante de suas rotinas, que podem gerar intensas emoções desagradáveis. Considerando a importância do suporte psicológico durante a hospitalização de crianças, este trabalho tem como objetivo estabelecer a interface entre a Logoterapia e a ludicidade, enquanto ferramentas que facilitam a expressão dos valores criativos, vivenciais e atitudinais, favorecendo o encontro com o sentido da vida de crianças em tratamento oncológico. Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência, vivenciadas durante o Estágio Supervisionado Específico I e II, do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na oncologia pediátrica do hospital universitário. A interface entre a ludicidade e a perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial desempenha um papel fundamental no contexto da oncologia pediátrica, ambicionando acolher e minimizar o sofrimento causado pelo adoecimento, destacando o encontro com o sentido, por meio da criatividade e da arte (valores criativos), das experiências vividas em família (valores vivenciais), das atitudes tomadas diante das situações trágicas e inevitáveis (valores atitudinais). Durante o relato foram apresentadas as intervenções lúdicas realizadas no ambiente hospitalar, levando em consideração as necessidades específicas de cada criança. Foi destacado o papel dos profissionais de psicologia no estímulo ao brincar, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida durante o tratamento. A oferta de recursos lúdicos proporcionou às crianças novas formas de enxergar o adoecimento, acolhendo suas vivências e suscitando a busca pelo sentido frente a hospitalização.The process of illness, receiving a diagnosis of childhood cancer, and the period of hospitalization can be revealed as a traumatic and disruptive experience, especially for children and adolescents who are called upon to face unfamiliar scenarios and deal with a reality that is different and distant from their routines, which can generate intense unpleasant emotions. Considering the importance of psychological support during the hospitalization of children, this study aims to establish the interface between Logotherapy and playfulness as tools that facilitate the expression of creative, experiential, and attitudinal values, favoring the encounter with the meaning of life for children undergoing cancer treatment. This is a descriptive study in the form of an experiential report, based on experiences during Specific Supervised Internship I and II of the Psychology course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), in the pediatric oncology department of the university hospital. The interface between playfulness and the perspective of Logotherapy and Existential Analysis plays a fundamental role in the context of pediatric oncology, aiming to provide support and minimize the suffering caused by illness, highlighting the encounter with meaning through creativity and art (creative values), the experiences lived within the family (experiential values), and the attitudes taken in the face of tragic and inevitable situations (attitudinal values). The report presents the playful interventions carried out in the hospital environment, taking into account the specific needs of each child. The role of psychology professionals in promoting playfulness to enhance well-being and quality of life during treatment was emphasized. The provision of playful resources provided children with new ways of perceiving illness, embracing their experiences, and fostering the search for meaning in the face of hospitalization.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGGUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.GUSMÃO, E.C.R.http://lattes.cnpq.br/0529652822348664GOMES, Allany Kaline Nascimento.GOMES, A.K..Nhttp://lattes.cnpq.br/2251019672889888SILVA, Thaylâne Creusa Rogerio.SILVA, T.C.R..http://lattes.cnpq.br/9585356946035453COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.2023-06-292023-07-22T01:50:57Z2023-07-212023-07-22T01:50:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da. Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-26T18:03:52Zoai:localhost:riufcg/30992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-26T18:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
title Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
spellingShingle Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.
Câncer infantil
Criança hospitalizada
Logoterapia
Childhood cancer
Hospitalized child
Logotherapy
Oncologia Pediátrica
Serviço de Oncologia Pediátrica - HUAC
Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG
Psicologia.
title_short Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
title_full Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
title_fullStr Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
title_full_unstemmed Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
title_sort Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
author COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.
author_facet COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.
GUSMÃO, E.C.R.
http://lattes.cnpq.br/0529652822348664
GOMES, Allany Kaline Nascimento.
GOMES, A.K..N
http://lattes.cnpq.br/2251019672889888
SILVA, Thaylâne Creusa Rogerio.
SILVA, T.C.R..
http://lattes.cnpq.br/9585356946035453
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer infantil
Criança hospitalizada
Logoterapia
Childhood cancer
Hospitalized child
Logotherapy
Oncologia Pediátrica
Serviço de Oncologia Pediátrica - HUAC
Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG
Psicologia.
topic Câncer infantil
Criança hospitalizada
Logoterapia
Childhood cancer
Hospitalized child
Logotherapy
Oncologia Pediátrica
Serviço de Oncologia Pediátrica - HUAC
Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG
Psicologia.
description O processo de adoecimento, o recebimento do diagnóstico de câncer infantil, e o período de hospitalização podem se revelar como uma experiência traumática e desestruturante, especialmente, para crianças e adolescentes que são convocados a enfrentar cenários desconhecidos e lidar com uma realidade diferente e distante de suas rotinas, que podem gerar intensas emoções desagradáveis. Considerando a importância do suporte psicológico durante a hospitalização de crianças, este trabalho tem como objetivo estabelecer a interface entre a Logoterapia e a ludicidade, enquanto ferramentas que facilitam a expressão dos valores criativos, vivenciais e atitudinais, favorecendo o encontro com o sentido da vida de crianças em tratamento oncológico. Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência, vivenciadas durante o Estágio Supervisionado Específico I e II, do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na oncologia pediátrica do hospital universitário. A interface entre a ludicidade e a perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial desempenha um papel fundamental no contexto da oncologia pediátrica, ambicionando acolher e minimizar o sofrimento causado pelo adoecimento, destacando o encontro com o sentido, por meio da criatividade e da arte (valores criativos), das experiências vividas em família (valores vivenciais), das atitudes tomadas diante das situações trágicas e inevitáveis (valores atitudinais). Durante o relato foram apresentadas as intervenções lúdicas realizadas no ambiente hospitalar, levando em consideração as necessidades específicas de cada criança. Foi destacado o papel dos profissionais de psicologia no estímulo ao brincar, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida durante o tratamento. A oferta de recursos lúdicos proporcionou às crianças novas formas de enxergar o adoecimento, acolhendo suas vivências e suscitando a busca pelo sentido frente a hospitalização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-29
2023-07-22T01:50:57Z
2023-07-21
2023-07-22T01:50:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992
COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da. Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992
identifier_str_mv COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da. Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744586745053184