O controle interno como ferramenta de gestão nas empresas prestadoras de serviços contábeis: um estudo nas empresas registradas como escritórios individuais no Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PB) no Município de Pombal-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Germano Bezerra da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16134
Resumo: O controle interno é um conjunto de técnicas e medidas de uma empresa para atender ás necessidades das entidades, onde os métodos sejam seguros e confiáveis nos resultados financeiros e administrativos. O presente estudo teve como objetivo identificar o controle interno nos escritórios de contabilidade do município de Pombal, classificados como escritórios individuais. No desenvolvimento do trabalho foi realizada a aplicação de um questionário estruturado, possuindo 29 questões objetivas com duas alternativas de escolha, baseado no estudo de Queiroz (2012). Para verificar a eficácia do controle interno, utilizou-se o parâmetro de Morais Junior & Araújo (2006), que classifica como ótimo, bom e regular. Na análise, obteve-se o resultado da eficácia do controle interno como bom, tomando com base nas afirmações de 70% dos contabilistas sobre o controle interno, muito embora, ficou próximo do regular, pois foram identificadas falhas nos serviços contábeis para os clientes; a falta de reuniões internas para a busca de melhorias para as entidades; ausência de supervisores contabilistas nos setores pessoal e fiscal; e, impontualidade no envio dos documentos exigidos no prazo pelos clientes.
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