Desdobramentos do prêmio escola nota dez na organização e na gestão de uma escola municipal do Crato/CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Sâmia Maria Lima dos.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33269
Resumo: A presente dissertação apresenta resultados de pesquisa, vinculada à Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que teve como objeto de estudo os desdobramentos do Prêmio Escola Nota Dez em uma escola municipal do Crato/CE. O Prêmio consiste em uma bonificação, criada no ano de 2009, concedida às escolas municipais do estado do Ceará que elevem os resultados dos alunos do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A investigação teve como objetivo geral analisar os principais desdobramentos do Prêmio na organização e na gestão de uma escola municipal do Crato/CE que recebeu o Prêmio no ano de 2019. Analisa o contexto de implantação do Prêmio, seus princípios, diretrizes e organização e examina as estratégias e ações realizadas, pelos professores e equipe gestora da escola pesquisada, no que diz respeito às dimensões da organização e gestão, com vistas à obtenção do Prêmio no ano de 2019. Buscou conhecer, também, as relações estabelecidas entre a escola, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Crato e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) no acompanhamento dos resultados da escola no Spaece, visando a conquista do Prêmio. A investigação se propôs a contribuir para a ampliação do conhecimento existente acerca do Prêmio em decorrência de sua função indutora em relação à gestão das escolas e às práticas pedagógicas, conforme apontado por especialistas do tema. O referencial teórico-metodológico da investigação consistiu no materialismo histórico-dialético, com a adoção das categorias historicidade, totalidade e contradição. As categorias de conteúdo que orientaram a pesquisa foram: avaliação externa em larga escala, responsabilização e organização e gestão escolar. Foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos de política educacional e contou com o recurso à pesquisa de campo, com a realização da observação das condições de funcionamento da instituição escolar e de entrevistas semiestruturadas com professoras e a equipe gestora. Para o estudo das entrevistas foi utilizada como técnica a análise de conteúdo, conforme definido por Bardin (2011). A pesquisa revelou que o Prêmio afeta a gestão e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, com vistas a seu alinhamento à lógica gerencial e produtivista. O estreitamento curricular, a função indutora da avaliação, a realização de processos de planejamento, de avaliação e de formação docente orientados pelos princípios e diretrizes do Prêmio, são alguns de seus desdobramentos na escola pesquisada.
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O Prêmio consiste em uma bonificação, criada no ano de 2009, concedida às escolas municipais do estado do Ceará que elevem os resultados dos alunos do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A investigação teve como objetivo geral analisar os principais desdobramentos do Prêmio na organização e na gestão de uma escola municipal do Crato/CE que recebeu o Prêmio no ano de 2019. Analisa o contexto de implantação do Prêmio, seus princípios, diretrizes e organização e examina as estratégias e ações realizadas, pelos professores e equipe gestora da escola pesquisada, no que diz respeito às dimensões da organização e gestão, com vistas à obtenção do Prêmio no ano de 2019. Buscou conhecer, também, as relações estabelecidas entre a escola, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Crato e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) no acompanhamento dos resultados da escola no Spaece, visando a conquista do Prêmio. A investigação se propôs a contribuir para a ampliação do conhecimento existente acerca do Prêmio em decorrência de sua função indutora em relação à gestão das escolas e às práticas pedagógicas, conforme apontado por especialistas do tema. O referencial teórico-metodológico da investigação consistiu no materialismo histórico-dialético, com a adoção das categorias historicidade, totalidade e contradição. As categorias de conteúdo que orientaram a pesquisa foram: avaliação externa em larga escala, responsabilização e organização e gestão escolar. Foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos de política educacional e contou com o recurso à pesquisa de campo, com a realização da observação das condições de funcionamento da instituição escolar e de entrevistas semiestruturadas com professoras e a equipe gestora. Para o estudo das entrevistas foi utilizada como técnica a análise de conteúdo, conforme definido por Bardin (2011). A pesquisa revelou que o Prêmio afeta a gestão e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, com vistas a seu alinhamento à lógica gerencial e produtivista. O estreitamento curricular, a função indutora da avaliação, a realização de processos de planejamento, de avaliação e de formação docente orientados pelos princípios e diretrizes do Prêmio, são alguns de seus desdobramentos na escola pesquisada.This dissertation presents research results, linked to Line 1: Educational History, Policy and Management of the Graduate Program in Education of the Academic Master's Degree in Education at the Federal University of Campina Grande (UFCG), which had as its object of study the developments of the Nota Ten School Award in a municipal school in Crato/CE. The Prize consists of a bonus, created in 2009, granted to municipal schools in the state of Ceará that raise the results of students in the 2nd, 5th and 9th grade of elementary school in the evaluations of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE). The general objective of the investigation was to analyze the main consequences of the Award in the organization and management of a municipal school in Crato/CE that received the Award in 2019. It analyzes the context of the implementation of the Award, its principles, guidelines and organization and examines the strategies and actions carried out by the teachers and management team of the researched school, with regard to the dimensions of organization and management, with a view to obtaining the Prize in the year 2019. It also sought to know the relationships established between the school, the Municipal Secretariat of Education (SME) of Crato and the Secretariat of Education of the State of Ceará (SEDUC/CE) in monitoring the results of the school in Spaece, aiming at winning the Prize. The investigation proposed to contribute to the expansion of existing knowledge about the Prize due to its inducing function in relation to school management and pedagogical practices, as pointed out by experts on the subject. The theoretical-methodological framework of the investigation consisted of historical-dialectical materialism, with the adoption of the categories historicity, totality and contradiction. The content categories that guided the research were: large-scale external evaluation, accountability and school organization and management. It was developed through a bibliographical review and analysis of educational policy documents and relied on field research, observing the operating conditions of the school institution and semi-structured interviews with teachers and the management team. For the study of the interviews, content analysis was used as a technique, as defined by Bardin (2011).The research revealed that the Award affects the management and pedagogical practices developed at the school, with a view to aligning it with the managerial and productivist logic. Curriculum narrowing, the role of inducing evaluation, carrying out planning, evaluation and teacher training processes guided by the Award's principles and guidelines are some of its developments in the researched school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGSILVA, Andréia Ferreira da.SILVA, A. F.http://lattes.cnpq.br/7044283534835116TORRES , Denise Xavier.VIDAL, Eloisa Maia.SANTOS, Sâmia Maria Lima dos.2022-12-192023-11-30T18:15:06Z2023-11-302023-11-30T18:15:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33269SANTOS, Sâmia Maria Lima dos. Desdobramentos do prêmio escola nota dez na organização e na gestão de uma escola municipal do Crato/CE. 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-30T18:15:06Zoai:localhost:riufcg/33269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-30T18:15:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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