Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 |
Resumo: | A proposta desta pesquisa surgiu na disciplina de Metodologia do Ensino de História, ministrada no semestre 2009.1, no curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la num laboratório de pesquisa com a intenção de aproximar os alunos da prática efetiva do magistério no ensino fundamental e médio, no qual muitos irão se inserir enquanto profissionais. As diretrizes que orientaram cada grupo de alunos inseridos na pesquisa de campo foram recortadas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. De maneira ampla, podemos dizer que o objetivo da pesquisa desenvolvida nas escolas era o de perceber se o conteúdo estudado na Faculdade se aproximava da realidade observada nas salas de aula do ensino fundamental e médio. Por outro lado, os alunos/pesquisadores deviam buscar perceber, no lócus da pesquisa, o que havia de singular no contexto da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa, o graduando de História estará diante de uma complexa realidade que fará nele despertar o veio de suas capacidades intelectuais, indispensável no processo de superação dos desafios com os quais irá se deparar enquanto pesquisador e no exercício de sua prática docente, sobretudo quando a pesquisa se acha voltada para as demandas que dizem respeito ao ensino de história. Sendo assim, será sempre oportuno criarmos canais de diálogos com professores e alunos do ensino fundamental e médio, no sentido de tornarmos mais efetiva a integração entre todos aqueles que se pensam e se sentem responsáveis pela qualidade do ensino de história. Entre o que foi investigado pelos alunos/pesquisadores destacamos os seguintes conteúdos: as metodologias de ensino empregadas pelos professores de História; o livro didático; os recursos tecnológicos; a prática da pesquisa no ensino fundamental e médio; os métodos de avaliação no ensino de História; as dificuldades que se encontram no cotidiano da sala de aula; o papel do professor e do aluno na transmissão e construção do conhecimento. A atividade de pesquisa também intencionava superar o dilema entre formar professores ou formar pesquisadores, pois é necessário formarmos, sempre com competência, a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o bom historiador com amplas capacidades de atuação na área do magistério e da pesquisa histórica. |
id |
UFCG_800918e37b216a2a81ebd0f49f6e6042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34214 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas.Teaching history in Vale do Jaguaribe: the undergraduate student and the reality of schools.Ensino de HistóriaVale do Jaguaribe - ensino de HistóriaFaculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de HistóriaFormação docente - HistóriaTeaching HistoryJaguaribe Valley - History teachingFaculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History CourseTeacher training - HistoryHistória.Educação.A proposta desta pesquisa surgiu na disciplina de Metodologia do Ensino de História, ministrada no semestre 2009.1, no curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la num laboratório de pesquisa com a intenção de aproximar os alunos da prática efetiva do magistério no ensino fundamental e médio, no qual muitos irão se inserir enquanto profissionais. As diretrizes que orientaram cada grupo de alunos inseridos na pesquisa de campo foram recortadas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. De maneira ampla, podemos dizer que o objetivo da pesquisa desenvolvida nas escolas era o de perceber se o conteúdo estudado na Faculdade se aproximava da realidade observada nas salas de aula do ensino fundamental e médio. Por outro lado, os alunos/pesquisadores deviam buscar perceber, no lócus da pesquisa, o que havia de singular no contexto da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa, o graduando de História estará diante de uma complexa realidade que fará nele despertar o veio de suas capacidades intelectuais, indispensável no processo de superação dos desafios com os quais irá se deparar enquanto pesquisador e no exercício de sua prática docente, sobretudo quando a pesquisa se acha voltada para as demandas que dizem respeito ao ensino de história. Sendo assim, será sempre oportuno criarmos canais de diálogos com professores e alunos do ensino fundamental e médio, no sentido de tornarmos mais efetiva a integração entre todos aqueles que se pensam e se sentem responsáveis pela qualidade do ensino de história. Entre o que foi investigado pelos alunos/pesquisadores destacamos os seguintes conteúdos: as metodologias de ensino empregadas pelos professores de História; o livro didático; os recursos tecnológicos; a prática da pesquisa no ensino fundamental e médio; os métodos de avaliação no ensino de História; as dificuldades que se encontram no cotidiano da sala de aula; o papel do professor e do aluno na transmissão e construção do conhecimento. A atividade de pesquisa também intencionava superar o dilema entre formar professores ou formar pesquisadores, pois é necessário formarmos, sempre com competência, a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o bom historiador com amplas capacidades de atuação na área do magistério e da pesquisa histórica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T10:17:22Z2024-01-312024-01-31T10:17:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214CHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1643-1651. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214porCHAVES, José Olivenor Souza.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-31T10:17:54Zoai:localhost:riufcg/34214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-31T10:17:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. Teaching history in Vale do Jaguaribe: the undergraduate student and the reality of schools. |
title |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
spellingShingle |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. CHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de História Vale do Jaguaribe - ensino de História Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de História Formação docente - História Teaching History Jaguaribe Valley - History teaching Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History Course Teacher training - History História. Educação. |
title_short |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
title_full |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
title_fullStr |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
title_full_unstemmed |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
title_sort |
Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. |
author |
CHAVES, José Olivenor Souza. |
author_facet |
CHAVES, José Olivenor Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAVES, José Olivenor Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Vale do Jaguaribe - ensino de História Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de História Formação docente - História Teaching History Jaguaribe Valley - History teaching Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History Course Teacher training - History História. Educação. |
topic |
Ensino de História Vale do Jaguaribe - ensino de História Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos - Curso de História Formação docente - História Teaching History Jaguaribe Valley - History teaching Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - History Course Teacher training - History História. Educação. |
description |
A proposta desta pesquisa surgiu na disciplina de Metodologia do Ensino de História, ministrada no semestre 2009.1, no curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Como professor responsável pela referida disciplina, busquei transformá-la num laboratório de pesquisa com a intenção de aproximar os alunos da prática efetiva do magistério no ensino fundamental e médio, no qual muitos irão se inserir enquanto profissionais. As diretrizes que orientaram cada grupo de alunos inseridos na pesquisa de campo foram recortadas a partir dos conteúdos estudados em sala de aula. De maneira ampla, podemos dizer que o objetivo da pesquisa desenvolvida nas escolas era o de perceber se o conteúdo estudado na Faculdade se aproximava da realidade observada nas salas de aula do ensino fundamental e médio. Por outro lado, os alunos/pesquisadores deviam buscar perceber, no lócus da pesquisa, o que havia de singular no contexto da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa, o graduando de História estará diante de uma complexa realidade que fará nele despertar o veio de suas capacidades intelectuais, indispensável no processo de superação dos desafios com os quais irá se deparar enquanto pesquisador e no exercício de sua prática docente, sobretudo quando a pesquisa se acha voltada para as demandas que dizem respeito ao ensino de história. Sendo assim, será sempre oportuno criarmos canais de diálogos com professores e alunos do ensino fundamental e médio, no sentido de tornarmos mais efetiva a integração entre todos aqueles que se pensam e se sentem responsáveis pela qualidade do ensino de história. Entre o que foi investigado pelos alunos/pesquisadores destacamos os seguintes conteúdos: as metodologias de ensino empregadas pelos professores de História; o livro didático; os recursos tecnológicos; a prática da pesquisa no ensino fundamental e médio; os métodos de avaliação no ensino de História; as dificuldades que se encontram no cotidiano da sala de aula; o papel do professor e do aluno na transmissão e construção do conhecimento. A atividade de pesquisa também intencionava superar o dilema entre formar professores ou formar pesquisadores, pois é necessário formarmos, sempre com competência, a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o bom historiador com amplas capacidades de atuação na área do magistério e da pesquisa histórica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-31T10:17:22Z 2024-01-31 2024-01-31T10:17:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 CHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1643-1651. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 |
identifier_str_mv |
CHAVES, José Olivenor Souza. Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1643-1651. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610738569216 |