Utilização de CEQ para análise e melhoria na qualidade dos serviços prestados: um estudo de caso numa maternidade do Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Eryanne Mylka Lima.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: QUEIROZ, Francisca Jessica Martins., CÂMARA, Hugo Estevam de Sales., PEREIRA, Yasmin Milles Gomes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30170
Resumo: A melhoria da saúde pública é um desses grandes desafios que o Brasil precisa vencer, para garantir saúde pública de qualidade a toda população, o Brasil ainda precisa percorrer um longo caminho. A falta de médicos em contraponto à intensa concentração nas grandes cidades, a ausência de estrutura nos hospitais da rede pública, além da dificuldade em conseguir atendimento no SUS são apenas alguns dos inúmeros problemas que atingem os brasileiros que tentam utilizar a saúde pública diariamente. Este artigo apresenta os indicadores de qualidade de uma pesquisa realizada em dois setores de uma o maternidade em Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo analisar o índice de satisfação dos pacientes que procuram o atendimento. Utilizando análise estatística, foram coletados dados a partir de questionários, sendo aplicado com 337 pacientes, deste 138 estavam no ambulatório e 199 na urgência. É importante destacar que no decorrer das entrevistas as interpretações da qualidade do serviço prestado são distintas, variando de quem usa mais ou menos aquele serviço. Apesar de algumas insatisfações encontradas, percebemos que a maioria dos usuários continuaria indicando e usando os serviços que ali são prestados, pois na visão dos pacientes o mais importante é obter atendimento. O não oferecimento de um serviço esperado é resultante de problemas estruturais e de treinamento dos funcionários. Assim, este estudo contribui para a academia e para os gestores do setor executar um esquema de classificação de falhas cometidas na maternidade para auxiliar no ensino e na aplicação de práticas de identificação, redução e eliminação das falhas na instituição.
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