Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Edmilson Cardoso da.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647
Resumo: Após a sua reinserção nos currículos brasileiros do ensino médio, a Sociologia torna-se lugar para diferentes discussões do cotidiano na sociedade, no entanto, para isso é necessário que os professores (as) se apropriem de ferramentas para que a discussão torne-se mais interessante e efetiva para o aprendizado dos alunos nessa fase do ensino. Nesse sentido, este trabalho é fruto da realização de uma pesquisa de cunho qualitativo com a finalidade investigar as práticas docentes no tocante às metodologias e os recursos didáticos que estão sendo utilizados pelos professores (as) que lecionam a disciplina de Sociologia no ensino médio na rede pública de ensino de duas regiões distintas e com modelos de escolas diferentes. Na região do Cariri paraibano foram investigadas cinco escolas sendo duas integrais, uma integral técnica e duas regulares que concentravam seis professores (as) ministrando a disciplina. Já na outra região, Senador Canedo – GO, foram investigadas cinco escolas, sendo quatro regulares e uma militar que concentram cinco professores (as) ministrando a disciplina. Como instrumento/técnica de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, foi usada também observações não participantes durantes as aulas. Quanto a análise dos dados foi usada Análise de Conteúdo de Bardin, (2009). Foi detectado que a presença de profissionais de outras áreas ministrando a disciplina de Sociologia ainda persiste em número considerável, haja vista que dos 11 pesquisados, 07 tinham formação diferente da que lecionavam, ou seja, não eram formados na área de Sociologia ou Ciências Sociais. Foi percebido que as escolas dispõem de alguns recursos didáticos com algumas pequenas variações, porém, quanto às metodologias de ensino variaram bastante principalmente quando os professores (as) tinham uma formação diferente da área em que estava atuando no momento da pesquisa, acarretando em um ensino defasado e mais, tornando a disciplina muitas vezes desinteressante para o alunado por desconhecer as metodologias possíveis de utilização em sala de aula.
id UFCG_80d49ae53a19b3c1ba620a600174478b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12647
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.Metodologías para la enseñanza de la sociología en la escuela secundaria: un estudio comparativo.Methodologies for teaching Sociology in High School: a comparative study.Ensino de sociologiaEstudo comparativo - ensino de sociologiaSociologia no Ensino MédioMetodologias de ensino de SociologiaRecursos didáticos - SociologiaAnálise de Conteúdo - BardinSociology teachingEnseñanza de sociologíaEstudio comparativo - enseñanza de la sociologíaComparative study - teaching of sociologySociology in High SchoolSociología en la secundariaMetodologías de enseñanza de sociologíaSociology teaching methodologiesTeaching Resources - SociologyRecursos didácticos - SociologíaAnálisis de contenido - BardinContent Analysis - BardinSociologia.Educação.Após a sua reinserção nos currículos brasileiros do ensino médio, a Sociologia torna-se lugar para diferentes discussões do cotidiano na sociedade, no entanto, para isso é necessário que os professores (as) se apropriem de ferramentas para que a discussão torne-se mais interessante e efetiva para o aprendizado dos alunos nessa fase do ensino. Nesse sentido, este trabalho é fruto da realização de uma pesquisa de cunho qualitativo com a finalidade investigar as práticas docentes no tocante às metodologias e os recursos didáticos que estão sendo utilizados pelos professores (as) que lecionam a disciplina de Sociologia no ensino médio na rede pública de ensino de duas regiões distintas e com modelos de escolas diferentes. Na região do Cariri paraibano foram investigadas cinco escolas sendo duas integrais, uma integral técnica e duas regulares que concentravam seis professores (as) ministrando a disciplina. Já na outra região, Senador Canedo – GO, foram investigadas cinco escolas, sendo quatro regulares e uma militar que concentram cinco professores (as) ministrando a disciplina. Como instrumento/técnica de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, foi usada também observações não participantes durantes as aulas. Quanto a análise dos dados foi usada Análise de Conteúdo de Bardin, (2009). Foi detectado que a presença de profissionais de outras áreas ministrando a disciplina de Sociologia ainda persiste em número considerável, haja vista que dos 11 pesquisados, 07 tinham formação diferente da que lecionavam, ou seja, não eram formados na área de Sociologia ou Ciências Sociais. Foi percebido que as escolas dispõem de alguns recursos didáticos com algumas pequenas variações, porém, quanto às metodologias de ensino variaram bastante principalmente quando os professores (as) tinham uma formação diferente da área em que estava atuando no momento da pesquisa, acarretando em um ensino defasado e mais, tornando a disciplina muitas vezes desinteressante para o alunado por desconhecer as metodologias possíveis de utilização em sala de aula.Después de su reintegración en los planes de estúdio de la escuela secundaria brasileña, la Sociología se convierte en un lugar para diferentes debates sobre la vida cotidiana en la sociedad, sin embargo, para esto es necesario que los maestros (as) usen las herramientas adecuadas para que el debate sea más interesante y efectivo. Para el aprendizaje de los alumnos en esta etapa de la enseñanza. En este sentido, este trabajo es el resultado de llevar a cabo una investigación cualitativa con el propósito de investigar las prácticas de enseñanza con respecto a las metodologías y recursos didácticos que utilizan los maestros (as) que enseñan la disciplina de Sociología en la escuela secundaria en el sistema escolar público de dos regiones diferentes y con diferentes modelos escolares. En la región de Cariri de Paraíba, se investigaron cinco escuelas, dos de las cuales eran integrales, una técnica y dos escuelas regulares, que concentraron a seis maestros (as) que enseñaban la disciplina. En la otra región, Senador Canedo - GO, se investigaron cinco escuelas, cuatro regulares y una militar, que concentran a cinco maestros (as) que enseñan la disciplina. Como instrumento / técnica para la recopilación de datos, se utilizaron cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas, también se utilizaron observaciones no participantes durante las clases. En cuanto al análisis de datos, se utilizó el análisis del habla de Bardin (2009). Se encontró que la presencia de profesionales de otras áreas que enseñan la disciplina de Sociología aún persiste en cantidades considerables, dado que de los 11 encuestados, 07 tenían una educación diferente de la que enseñaban, es decir, no estaban capacitados en el área de Sociología o Ciencias Sociales. Se observó que las escuelas tienen algunos recursos didácticos con algunas pequeñas variaciones, sin embargo, en cuanto a las metodologías de enseñanza, variaron mucho principalmente cuando los maestros tenían una formación diferente del área en la que trabajaban en el momento de la investigación, lo que resultó en una enseñanza desactualizado y más, lo que hace que la disciplina a menudo no sea interesante para los estudiantes porque desconocen las posibles metodologías para usar en el aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGMIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420FERREIRA JUNIOR, José.TORRES, Denise Xavier.SILVA, Edmilson Cardoso da.2020-03-122020-03-26T17:46:17Z2020-03-262020-03-26T17:46:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647SILVA, Edmilson Cardoso da. Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo. 2020. 131f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:26:18Zoai:localhost:riufcg/12647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:26:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
Metodologías para la enseñanza de la sociología en la escuela secundaria: un estudio comparativo.
Methodologies for teaching Sociology in High School: a comparative study.
title Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
spellingShingle Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
SILVA, Edmilson Cardoso da.
Ensino de sociologia
Estudo comparativo - ensino de sociologia
Sociologia no Ensino Médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Recursos didáticos - Sociologia
Análise de Conteúdo - Bardin
Sociology teaching
Enseñanza de sociología
Estudio comparativo - enseñanza de la sociología
Comparative study - teaching of sociology
Sociology in High School
Sociología en la secundaria
Metodologías de enseñanza de sociología
Sociology teaching methodologies
Teaching Resources - Sociology
Recursos didácticos - Sociología
Análisis de contenido - Bardin
Content Analysis - Bardin
Sociologia.
Educação.
title_short Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
title_full Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
title_fullStr Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
title_full_unstemmed Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
title_sort Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo.
author SILVA, Edmilson Cardoso da.
author_facet SILVA, Edmilson Cardoso da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
FERREIRA JUNIOR, José.
TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Edmilson Cardoso da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Estudo comparativo - ensino de sociologia
Sociologia no Ensino Médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Recursos didáticos - Sociologia
Análise de Conteúdo - Bardin
Sociology teaching
Enseñanza de sociología
Estudio comparativo - enseñanza de la sociología
Comparative study - teaching of sociology
Sociology in High School
Sociología en la secundaria
Metodologías de enseñanza de sociología
Sociology teaching methodologies
Teaching Resources - Sociology
Recursos didácticos - Sociología
Análisis de contenido - Bardin
Content Analysis - Bardin
Sociologia.
Educação.
topic Ensino de sociologia
Estudo comparativo - ensino de sociologia
Sociologia no Ensino Médio
Metodologias de ensino de Sociologia
Recursos didáticos - Sociologia
Análise de Conteúdo - Bardin
Sociology teaching
Enseñanza de sociología
Estudio comparativo - enseñanza de la sociología
Comparative study - teaching of sociology
Sociology in High School
Sociología en la secundaria
Metodologías de enseñanza de sociología
Sociology teaching methodologies
Teaching Resources - Sociology
Recursos didácticos - Sociología
Análisis de contenido - Bardin
Content Analysis - Bardin
Sociologia.
Educação.
description Após a sua reinserção nos currículos brasileiros do ensino médio, a Sociologia torna-se lugar para diferentes discussões do cotidiano na sociedade, no entanto, para isso é necessário que os professores (as) se apropriem de ferramentas para que a discussão torne-se mais interessante e efetiva para o aprendizado dos alunos nessa fase do ensino. Nesse sentido, este trabalho é fruto da realização de uma pesquisa de cunho qualitativo com a finalidade investigar as práticas docentes no tocante às metodologias e os recursos didáticos que estão sendo utilizados pelos professores (as) que lecionam a disciplina de Sociologia no ensino médio na rede pública de ensino de duas regiões distintas e com modelos de escolas diferentes. Na região do Cariri paraibano foram investigadas cinco escolas sendo duas integrais, uma integral técnica e duas regulares que concentravam seis professores (as) ministrando a disciplina. Já na outra região, Senador Canedo – GO, foram investigadas cinco escolas, sendo quatro regulares e uma militar que concentram cinco professores (as) ministrando a disciplina. Como instrumento/técnica de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, foi usada também observações não participantes durantes as aulas. Quanto a análise dos dados foi usada Análise de Conteúdo de Bardin, (2009). Foi detectado que a presença de profissionais de outras áreas ministrando a disciplina de Sociologia ainda persiste em número considerável, haja vista que dos 11 pesquisados, 07 tinham formação diferente da que lecionavam, ou seja, não eram formados na área de Sociologia ou Ciências Sociais. Foi percebido que as escolas dispõem de alguns recursos didáticos com algumas pequenas variações, porém, quanto às metodologias de ensino variaram bastante principalmente quando os professores (as) tinham uma formação diferente da área em que estava atuando no momento da pesquisa, acarretando em um ensino defasado e mais, tornando a disciplina muitas vezes desinteressante para o alunado por desconhecer as metodologias possíveis de utilização em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
2020-03-26T17:46:17Z
2020-03-26
2020-03-26T17:46:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647
SILVA, Edmilson Cardoso da. Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo. 2020. 131f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647
url https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647
identifier_str_mv SILVA, Edmilson Cardoso da. Metodologias para o ensino de Sociologia no Ensino Médio: um estudo comparativo. 2020. 131f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744442087702528