Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade compreender como as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental são relevantes para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista a importância da alfabetização no avanço escolar do aluno. Desta forma a pesquisa objetivou investigar como as práticas de professores da rede pública do município de Cajazeiras PB, auxiliam os alunos no processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pôde contar com as contribuições de autores como: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho, (2015) e alguns documentos legais referentes a educação brasileira: LBD,(1996); BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com 02 (duas) professoras do 1º ano e 01 (uma) professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, sendo uma estadual e uma municipal do município de Cajazeiras- PB, para que se pudesse compreender como a organização das práticas de professores da rede pública do município é preparada para auxiliar os alunos no processo de alfabetização. As professoras entrevistadas participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de alfabetização, destacando a importância dessa fase para os alunos, elas também foram observadas nas suas práticas em sala de aula, na busca de confrontar o pensamento com a prática. Os resultados apontam que ainda existem muito que se fazer em relação a prática de alfabetização, que os alunos não estão sendo alfabetizados de acordo com a lei atual, quando discorre que o aluno deve ser alfabetizado até o final do 2º ano do ensino fundamental. |
id |
UFCG_80e3d1d9e782f129628ace66c9c9a99d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6535 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB.Literacy and literacy practices in public schools in the municipality of Cajazeiras - PB.AlfabetizaçãoLetramentoEnsino FundamentalPrática de AlfabetizaçãoLiteracyElementary SchoolPractice of LiteracyLiteracyEducação.O presente estudo teve como finalidade compreender como as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental são relevantes para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista a importância da alfabetização no avanço escolar do aluno. Desta forma a pesquisa objetivou investigar como as práticas de professores da rede pública do município de Cajazeiras PB, auxiliam os alunos no processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pôde contar com as contribuições de autores como: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho, (2015) e alguns documentos legais referentes a educação brasileira: LBD,(1996); BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com 02 (duas) professoras do 1º ano e 01 (uma) professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, sendo uma estadual e uma municipal do município de Cajazeiras- PB, para que se pudesse compreender como a organização das práticas de professores da rede pública do município é preparada para auxiliar os alunos no processo de alfabetização. As professoras entrevistadas participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de alfabetização, destacando a importância dessa fase para os alunos, elas também foram observadas nas suas práticas em sala de aula, na busca de confrontar o pensamento com a prática. Os resultados apontam que ainda existem muito que se fazer em relação a prática de alfabetização, que os alunos não estão sendo alfabetizados de acordo com a lei atual, quando discorre que o aluno deve ser alfabetizado até o final do 2º ano do ensino fundamental.The aim of this work is understand how important is the reading and writing process in the begging of school years to develop the students‟ abilities in order to show the student‟s school improvement significance in alphabetization. The present research has the main goal to investigate how the teachers‟ methods in public schools in Cajazeiras City–PB are helping boys and girls in school-age in learning process. With this purpose, it was performed a bibliographic collecting facts which it was considered some authors publications. For instance: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho (2015) and some legal documents regarding Brazilian education: LDB (1996), BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Following this, a field research was accomplished using a qualitative approach with two teachers, one from the First Grade and the other from Second Grade in two public schools one is a State School and the other is Municipal in Cajazeiras City-PB, in order to comprehend how the teachers in public school organize themselves to guidance the students in the learning process. The teachers have participated in an interview connected with the subject we discussed. They expressed their ideas, plans and actions in alphabetization process, they highlighted the value of this stage. The teachers were watched giving class in effort to compare the thinking and the practice. The results point out that there is so much to do in the learning process, and the students are not being learning how to write and read according to the actual law which shows one student should be able to read and write until the end of Second Grade of Elementary School.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577SOUSA, Roziliene Lopes de.PIRES, Aparecida Carneiro.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.BATISTA, Susy Soares.2019-06-182019-09-02T15:47:36Z2019-09-022019-09-02T15:47:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535BATISTA, Susy Soares.Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras-PB. 2019. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:01:24Zoai:localhost:riufcg/6535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:01:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. Literacy and literacy practices in public schools in the municipality of Cajazeiras - PB. |
title |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
spellingShingle |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. BATISTA, Susy Soares. Alfabetização Letramento Ensino Fundamental Prática de Alfabetização Literacy Elementary School Practice of Literacy Literacy Educação. |
title_short |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
title_full |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
title_fullStr |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
title_full_unstemmed |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
title_sort |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
author |
BATISTA, Susy Soares. |
author_facet |
BATISTA, Susy Soares. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACHADO, Viviane Guidotti. GUIDOTTI, Viviane. http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 SOUSA, Roziliene Lopes de. PIRES, Aparecida Carneiro. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Susy Soares. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Ensino Fundamental Prática de Alfabetização Literacy Elementary School Practice of Literacy Literacy Educação. |
topic |
Alfabetização Letramento Ensino Fundamental Prática de Alfabetização Literacy Elementary School Practice of Literacy Literacy Educação. |
description |
O presente estudo teve como finalidade compreender como as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental são relevantes para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista a importância da alfabetização no avanço escolar do aluno. Desta forma a pesquisa objetivou investigar como as práticas de professores da rede pública do município de Cajazeiras PB, auxiliam os alunos no processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pôde contar com as contribuições de autores como: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho, (2015) e alguns documentos legais referentes a educação brasileira: LBD,(1996); BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com 02 (duas) professoras do 1º ano e 01 (uma) professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, sendo uma estadual e uma municipal do município de Cajazeiras- PB, para que se pudesse compreender como a organização das práticas de professores da rede pública do município é preparada para auxiliar os alunos no processo de alfabetização. As professoras entrevistadas participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de alfabetização, destacando a importância dessa fase para os alunos, elas também foram observadas nas suas práticas em sala de aula, na busca de confrontar o pensamento com a prática. Os resultados apontam que ainda existem muito que se fazer em relação a prática de alfabetização, que os alunos não estão sendo alfabetizados de acordo com a lei atual, quando discorre que o aluno deve ser alfabetizado até o final do 2º ano do ensino fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-18 2019-09-02T15:47:36Z 2019-09-02 2019-09-02T15:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535 BATISTA, Susy Soares.Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras-PB. 2019. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Susy Soares.Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras-PB. 2019. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744390968573952 |