Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Franciene da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550
Resumo: O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, e foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com três professoras e seis alunos de uma Escola pública municipal da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como algumas crianças não conseguem aprender a ler e á escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses problemas vão se estendendo aos anos posteriores por conta do modelo de progressão continuada adotada pela maioria das escolas. O estudo realizado permite chegar a seguinte conclusão: que são inúmeros motivos que causam as dificuldades de aprendizagem e, portanto, para solucionar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades mínimas e necessárias que são exigidas para o ingresso no ano posterior. Durante esse trabalho conclui-se que os professores precisam sistematizar seu trabalho procurando criar condições favoráveis e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da escrita.
id UFCG_80e81aee88f68c604dea5c799ac8ab50
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6550
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.Learning disabilities in the process of reading and writing in early years of elementary school.Leitura e escritaDificuldade de aprendizagemAnos iniciais – ensino fundamentalReading and writingLearning disabilityEarly Years - Elementary SchoolEducação.O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, e foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com três professoras e seis alunos de uma Escola pública municipal da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como algumas crianças não conseguem aprender a ler e á escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses problemas vão se estendendo aos anos posteriores por conta do modelo de progressão continuada adotada pela maioria das escolas. O estudo realizado permite chegar a seguinte conclusão: que são inúmeros motivos que causam as dificuldades de aprendizagem e, portanto, para solucionar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades mínimas e necessárias que são exigidas para o ingresso no ano posterior. Durante esse trabalho conclui-se que os professores precisam sistematizar seu trabalho procurando criar condições favoráveis e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da escrita.This monograph work aimed to analyze the difficulties of learning in the process reading and writing in the early years of elementary school. For this study we used a literature search and a field survey, and was used as an instrument of date collection an interview with three teachers and six students of a municipal school of the City of São José de Piranhas / PB. In order to understand the considerable number of children who fail to learn to read and write in the early years of elementary school. This problem will be extended to later years because of the continued progression model adopted by most schools. The study allows to reach the following conclusion: that there are numerous that reasons cause learning difficulties and thus to solve these problems will require a joint effort of the entire school staff, so that at the end of each year the student acquired the minimum and necessary skills that require for entry into subsequent years. During this work it is concluded that teacher need to systematize their work trying to create multiple and exercising offerings, providing an immersion the world of reading and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SILVA, Franciene da.20142019-09-02T17:21:17Z2019-09-022019-09-02T17:21:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550SILVA, Franciene da. Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T19:02:20Zoai:localhost:riufcg/6550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T19:02:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Learning disabilities in the process of reading and writing in early years of elementary school.
title Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Franciene da.
Leitura e escrita
Dificuldade de aprendizagem
Anos iniciais – ensino fundamental
Reading and writing
Learning disability
Early Years - Elementary School
Educação.
title_short Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Franciene da.
author_facet SILVA, Franciene da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Franciene da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Dificuldade de aprendizagem
Anos iniciais – ensino fundamental
Reading and writing
Learning disability
Early Years - Elementary School
Educação.
topic Leitura e escrita
Dificuldade de aprendizagem
Anos iniciais – ensino fundamental
Reading and writing
Learning disability
Early Years - Elementary School
Educação.
description O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, e foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com três professoras e seis alunos de uma Escola pública municipal da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como algumas crianças não conseguem aprender a ler e á escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses problemas vão se estendendo aos anos posteriores por conta do modelo de progressão continuada adotada pela maioria das escolas. O estudo realizado permite chegar a seguinte conclusão: que são inúmeros motivos que causam as dificuldades de aprendizagem e, portanto, para solucionar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades mínimas e necessárias que são exigidas para o ingresso no ano posterior. Durante esse trabalho conclui-se que os professores precisam sistematizar seu trabalho procurando criar condições favoráveis e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da escrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-02T17:21:17Z
2019-09-02
2019-09-02T17:21:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550
SILVA, Franciene da. Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550
identifier_str_mv SILVA, Franciene da. Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391039877120